Muita gente que vai fazer a prova da OAB não sabe o que a OAB pode cobrar no exame.
Então neste vídeo eu vou mostrar para você exatamente o que a OAB cobra nas duas fases da prova,
E também vou ensinar como você pode saber o que focar no seu estudo para ter mais chances de passar, bora lá?
O que Cai na Prova da OAB
Todo mundo sabe como o direito pode ser gigante e subdividido em várias áreas diferentes e é claro que a OAB acaba não conseguindo cobrar tudo isso em duas fases do exame.
Por isso, tanto na prova da primeira fase quanto na prova da segunda fase, a OAB acaba selecionando alguns assuntos que ela vai usar como base para criar as questões da prova e deixa muitos outros assuntos de fora do exame.
Então a missão de quem quer passar na OAB é estudar o que é mais importante dentro dessas matérias que ela pode cobrar.
E para poder explicar bem certinho sobre isso eu vou dividir este artigo em 2 parte.
Na primeira parte deste artigo eu vou falar quais matérias ela pode cobrar em cada fase do exame.
Na segunda parte eu vou ensinar como você pode identificar o que focar no seu estudo dentro dessas matérias, ok?
Edital OAB
Para iniciar, fica uma dica importante para você.
Qualquer informação sobre o exame que você vai fazer tem que estar prevista no edital do exame.
Então o edital é basicamente um manual de regras da prova e sempre vale a pena dar uma conferida nele antes da prova para esclarecer qualquer dúvida, ok?
E claro, aqui no site e lá no meu canal do Youtube eu sempre crio um vídeo sobre cada edital de prova, então também é uma forma bem prática de entender o edital do exame que você vai fazer.
Matérias da Prova da OAB 1ª Fase
Bem, começando pela primeira fase, no momento que estou fazendo este vídeo a OAB cobra 17 matérias na primeira fase do exame e elas são:
- Ética;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil e Processo Civil;
- Direito Penal e Processo Penal;
- Direito do Trabalho e Processo Trabalhista;
- Direito Administrativo;
- Direito Tributário;
- Direito Empresarial;
- Direito Internacional;
- Direito Ambiental;
- Direitos Humanos;
- Direito do Consumidor;
- ECA e
- Filosofia do Direito (não perca seu tempo com essa)
Porém, além dessas 17 matérias que eu falei, a OAB anunciou uma mudança no exame e a partir do exame 38, que vai ocorrer no meio de 2023.
A partir desse exame ela passará a cobrar também mais 3 matérias novas:
- Direito Eleitoral,
- Direito Previdenciário e
- Direito Financeiro
Então, dependendo do momento que você está lendo este artigo, serão essas 20 matérias que a OAB poderá usar para criar as questões do exame.
Matérias da Prova da OAB 2ª Fase
Já na segunda fase, há bem menos opções de matérias disponíveis e na hora da sua inscrição no exame você irá escolher 1 entre:
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito do Trabalho;
- Direito Tributário.
Lembrando que, uma vez escolhida a matéria da segunda fase na hora da inscrição, não tem como mudar, a não ser fazendo uma nova inscrição.
Na segunda fase a OAB deu a entender também tem planos de adicionar algumas novas opções, mas no momento que fiz este artigo ela ainda não decidiu sobre quais matérias ela pretende adicionar nem deu data para que isso acontecesse.
Então, até segunda ordem, continuam essas matérias sem nenhuma alteração.
Claro que se ela fizer algum ajuste nisso eu vou lançar um vídeo lá no meu canal do Youtube avisando.
Então mais uma motivo para você se inscrever no canal, ativar o sininho de notificação e entrar no meu grupo de dicas lá no whatsapp para receber avisos de novidade.
O que CAI na Prova da OAB 2ª Fase
“Raiany, mas dentro dessas matérias ai como eu sei o que eu devo focar? O que tem mais chance de cair na prova?”
Vamos começar pelo mais fácil, que é a prova da segunda fase.
Na segunda fase, a OAB é obrigada a trazer em seu edital um rol exaustivo do que pode ser cobrado na prova de cada matéria.
Ou seja, no edital de cada exame da OAB, ela precisa fornecer a lista exata de todas as leis e diplomas legais que podem ser cobrados de você na prova da segunda fase da matéria que você escolheu.
Então, no caso da segunda fase é bem fácil saber o que estudar e o que pode ser cobrado, basta olhar no edital.
O que CAI na Prova da OAB 1ª Fase
O real problema é a primeira fase, pois nela a OAB simplesmente cita no edital “Disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do curso de Direito”.
Mas calma que existe SIM uma forma de saber exatamente o que estudar para a primeira fase.
Lá no meu canal do Youtube eu sempre falo de estudo estratégico e que a forma mais inteligente de passar nessa prova não é tentar revisar o curso de direito inteiro em alguns meses.
Porque se pararmos para pensar a OAB, em sua primeira fase, tem apenas 80 questões e isso praticamente obriga ela a selecionar alguns assuntos dessas matérias e deixar muito conteúdo de fora do exame.
Então, quando eu comecei a estudar, eu percebi que o primeiro passo era justamente identificar com clareza o que eu realmente precisava estudar e também aquilo que eu deveria eliminar do meu estudo.
E para saber o que focar eu acabei analisando as provas passadas da OAB.
Na época eu analisei 10 provas da OAB e fazendo isso eu consegui criar uma análise como (como a que eu mostrei no vídeo) para cada uma das matérias, onde eu separei exatamente aquilo que tinha mais chance de cair no exame.
Com essa análise ai eu consegui economizar muito tempo, pois o que tinha nela eu precisava dominar até o dia da prova, e o que não estava nela eu nem toquei no estudo.
Inclusive essa fotp que eu mopstrei no vídeo é de parte da análise de ética.
E eu coloquei ela porque até mesmo em ética há assuntos que a OAB nunca cobrou.
Ou seja, até em ética há assuntos que não precisam fazer parte do seu estudo.
Essa análise ai foi uma das peças fundamentais para eu conseguir estudar com o pouco tempo que eu tinha e também me ajudou a ser uma das únicas 3 pessoas da minha turma a conseguir a aprovação.
O que Mais Cai na Prova da OAB
Então a minha grande dica para você que está estudando sozinho é: olhe as provas passadas da OAB como mapas do que você deve focar no seu estudo, pois aquilo que é importante em uma prova, tem muita chance de continuar sendo importante em outras provas também.
E começar a pensar no seu estudo de forma mais inteligente é realmente o que vai fazer diferença para você passar.
Essa análise ai que eu mostrei para você é algo que funciona até hoje.
No exame 35, por exemplo 65 das 80 questões da prova estavam nesta análise ai, ou seja, mais de 80% da prova estava nessa análise que eu fiz.
Então vale muito a pena você analisar essa provas passadas para saber o que focar, ok?
“Mas Raiany eu não tenho tempo para analisar as provas passadas, como faço?”
Olha, já faz alguns anos que criei um método de preparo estratégico para OAB que ajuda centenas de pessoas a passar neste exame focando apenas o que tem chance de cair.
Então se você é uma pessoa com pouco tempo no dia para estudar e quer um passo a passo direto e pronto ali para você aplicar, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui embaixo.
Lá na página eu explico bem certinho como funciona o meu método de estudo que inclui essa análise atualizada e muitos outros passos para você conseguir se preparar para a prova ok?
Bem, resumindo, olhando essa quantidade de matérias dá para perceber que não é pouca coisa, mas isso também não quer dizer que a primeira fase da prova da OAB é um bicho de 7 cabeças, pois a OAB precisa priorizar alguns assuntos e deixar muita coisa de fora das provas.
Então se você tiver foco em identificar o que estudar antes de começar o seu estudo, você tem tudo para fazer um bom uso do seu tempo de estudo e de fazer uma ótima prova também.
Aqui no site e lá no meu canal do Youtube você vai ver que tem muito vídeo onde eu mostro que passar na OAB não tem nada a ver com estudar até cair no sono, tem muito mais haver com estratégia.
Então se este artigo te ajudou a refletir sobre isso, eu já fico muito feliz.
Espero de coração que este artigo tenha ajudado você e a gente se vê em outros vídeos lá do meu canal do Youtube ou lá na turma do meu método.
Até mais!