A OAB REPETE quest√Ķes na prova da OAB? (ūüė®CUIDADO)

Ser√° que a OAB repete quest√Ķes passadas em novos exames?

Bem, a resposta para isso não é tão simples, mas fica aqui comigo que você vai entender bem certinho se ela pode fazer isso ou não, bora lá!

A OAB Repete Quest√Ķes?

Bem, sendo bem direta, a FGV, que √© a atual banca examinadora que cria a prova da OAB, n√£o pode repetir quest√Ķes passadas em novos exames.

Inclusive se voc√™ der uma buscada a√≠ no google voc√™ vai ver v√°rias reportagens falando de anula√ß√Ķes no exame que ocorreram justamente por que ela acabou usando alguma quest√£o de concurso ou at√© mesmo de provas passadas da OAB.

Por√©m, √© super importante entender que quest√Ķes √© bem diferente de assuntos.

Método Passe na Ordem

Deixa eu explicar: uma quest√£o √© criada com base em algum assunto do direito, como por exemplo a parte de sucess√Ķes do direito civil.

Ent√£o repetir essa mesma quest√£o que foi criada anteriormente em outra prova n√£o pode acontecer.

Agora cobrar o mesmo assunto de sucess√Ķes novamente com uma quest√£o um pouco diferente ela pode fazer sim.

E inclusive é algo que ela faz toda hora.

FGV Repete Quest√Ķes da OAB?

Ou seja, repetir uma questão ela não pode, mas pode cobrar o mesmo assunto por meio de uma questão diferente e isso é algo que ela faz com muita frequência.

Inclusive aqui no site e lá no meu canal do Youtube eu sempre falo que as provas passadas da OAB são uma ótima forma de identificar o que é importante para OAB.

E eu falo isso porque um assunto que foi importante em uma prova passada tem muita chance de continuar sendo importante em uma prova futura.

O que Estudar para a OAB

Então, se você está pensando em estudar para OAB e queria saber no que focar seu estudo, fica aí dica valiosa:

Dá uma olhada nas provas passadas da OAB porque ali você vai encontrar um verdadeiro mapa do que você deve priorizar no seu estudo.

Eu, por exemplo, para fazer a minha prova, acabei analisando as 10 provas passadas da OAB.

Método Passe na Ordem

E dessa an√°lise saiu uma tabela tipo essa aqui abaixo onde eu separei exatamente os assuntos e artigos que eu precisava focar no meu estudo.

Esse √© um exemplo da an√°lise de √Čtica que eu fiz na √©poca (ou seja, n√£o s√£o mais exatamente esses assuntos e nem essa ordem).

Em verde ficaram os assuntos que mais apareceram nas provas e depois os assuntos que apareceram com menos frequ√™ncia mas que ainda era importantes, em ordem de ocorr√™ncia e import√Ęncia para serem estudados.

Ent√£o, quanto mais provas voc√™ conseguir analisar, mais voc√™ vai identificar esses padr√Ķes de cobran√ßa da OAB.

E aí você vai começar a entender quais assuntos você precisa focar a sua atenção.

E analisei 10 provas passadas e esse √© o n√ļmero m√≠nimo para ter uma an√°lise realmente consistente.

Para voc√™ ter ideia, no Exame 37 os assuntos de 67 das 80 quest√Ķes da prova estavam na an√°lise que eu fa√ßo com base nas provas passadas e entrego para os meus alunos.

Então 83% da prova estava ali nas análises que eu faço das matérias importantes (não é só ética).

Por isso essa é uma forma super eficiente de entender o que focar no estudo, porque o que é importante para OAB em uma prova tem muita chance de continuar importante em outras provas.

Aqui no site e lá no meu canal eu falo muito que estudar não tem nada a ver com ficar assistindo aulinha gigante até cair no sono.

Método Passe na Ordem

Estudar bem tem haver com ser estratégico e fazer uso desse tipo de lógica para entender o que estudar e também entender o que eliminar do seu preparo.

Isso aí é o que eu chamo de estudo estratégico e é algo que você pode fazer sozinho e de forma gratuita consultando provas passadas como eu falei ou seguindo minha análise pronta e todo o passo a passo que eu criei para ajudar meus alunos.

Inclusive se você quiser entender mais sobre o meu método estratégico, eu vou deixar o link aqui abaixo, ok?

Método Passe na Ordem

Enfim, o mais importante desse post é que você entenda que os ASSUNTOS a OAB pode e costuma repetir com muita frequência.

E o segredo para fazer um estudo mais eficiente est√° justamente em identificar o que ela gosta de cobrar.

Espero que eu tenha ajudado você aí no seu preparo e a gente se vê em outros vídeos lá do canal ou quem sabe lá na minha turma do meu método.

Até mais!

Aula Gratuita

Sobre o autor