Se você reprovou na segunda fase da OAB e agora está pensando se pode ou deve trocar de matéria na repescagem, assista esse vídeo ANTES de tomar uma decisão que eu tenho certeza que o que vou falar aqui vai te ajudar muito,
Vamos lá?
Nesta dica aqui são basicamente 2 perguntas que eu vou que responder:
- Se você pode fazer a troca da matéria na repescagem da prova da OAB.
- E se você deve fazer essa troca de matérias ou ficar com a sua escolha inicial.
Pode fazer a troca da matéria na Repescagem da Prova da OAB?
Bem, a segunda pergunta já dá uma ideia da resposta da primeira pergunta, mas para ser bem clara…
SIM você pode fazer a troca da matéria na repescagem ou Reaproveitamento da 1ª Fase (que é o nome oficial).
Quando a etapa de reaproveitamento estiver aberta você vai poder fazer a escolha de qual área você deseja fazer a prova prática novamente.
Ou seja, lá na hora da inscrição você vai poder escolher qualquer uma das opções de matéria, independente de qual foi a que você tinha escolhido antes.
E se você quiser saber mais sobre como funciona a repescagem da OAB, leia esta dica aqui que eu explico tudo em detalhes:
Repescagem OAB [como funciona]
Devo trocar de matéria na 2ª Fase OAB ou ficar com a escolha inicial?
Agora a resposta para segunda pergunta, que é se você deve ou não trocar a matéria da 2ª Fase, já é um pouco mais complicada.
Neste caso é importante você analisar o motivo de você querer trocar.
Odeio a matéria que escolhi
Se você realmente odeia mortalmente aquela matéria que você escolheu na primeira vez, ok talvez você deva trocar.
O que justifica uma troca neste caso é que tudo aquilo que não gostamos tende a ser algo mais complicado de estudar.
Então estudar novamente uma área que você não suporta vai ser mais cansativo, você vai ter menos paciência e também vai desanimar no meio do estudo e isso ai são ingredientes que com certeza vão tornar o seu preparo bem ruim e diminuir as suas chances de passar.
Só quero trocar
Agora, se não for por esse primeiro motivo de odiar a matéria, a minha dica é que você não faça a troca da sua segunda fase.
O motivo é que você já teve todo o trabalho de estudar para essa matéria nesse exame anterior, então, se você trocar de matéria, toda a preparação que você fez até o momento vai ser jogada no lixo e você vai ter que começar tudo do zero com uma nova matéria.
Muita gente tem a falsa impressão de que porque reprovou vai ter que estudar tudo novamente, mas seu cérebro não deletou aquilo que você estudou antes.
Então na verdade você vai aproveitar muita coisa do estudo anterior, inclusive os materiais de estudo e as anotações que você fez antes.
Como aproveitar um Reprovação
Outra coisa que é importante entender é que uma reprovação na segunda fase é ruim, mas também trás alguns pontos que podem ser aproveitados para entender o que deu errado e evitar que isso ocorra novamente.
Ou seja, essa reprovação nessa matéria pode sim servir de base para você fazer um preparo melhor e evitar os erros cometidos na prova anterior.
Então, manter a mesma matéria vai fazer você aproveitar todo o estudo que você fez antes, aproveitar a experiência que você teve com a prova passada e tornar essa jornada de preparo mais fácil do que a anterior.
Não siga a opinião do seu amigo!
“Mas Raiany, uma amiga que passou disse para eu escolher o que ela escolheu que vai dar certo.”
Olha, eu até tenho um vídeo no meu canal do Youtube no qual explico como os amigos ferram muita gente nos preparos para OAB e você pode conferir clicando aqui: Seu Amigo Vai te FERRAR na Prova da OAB [eu provo]
Mas, resumindo: Você não é a sua amiga.
As pessoas são diferentes e o que é fácil para uma pessoa pode não ser fácil para outra pessoa.
Eu fiz penal na minha segunda fase e para mim foi uma ótima escolha. Agora meu marido não tem experiência em penal e não gosta de penal. Então, mesmo penal sendo ótimo para mim, para ele provavelmente seria horrível.
Uma coisa que sempre ensino para os alunos do meu curso estratégico para a OAB é que não existe uma matéria da segunda fase que é só escolher ela e você consegue a aprovação.
A matéria certa para você depende muito mais de você do que da opinião de outras pessoas.
Uma matéria que você gosta muito ou que você tem prática tem muito mais chance de ajudar você a conquistar a sua aprovação do que algo que algum amigo indicou apenas porque funcionou para ele.
Muito cuidado com os conselhos de amigos que a boa vontade deles pode acabar custando a sua aprovação.
E no final das contas ele vai estar com a carteira dele e você vai ter que continuar lidando com essa missão de passar na OAB.
Ficou com alguma dúvida sobre isso? Deixe nos comentários do vídeo no meu canal do Youtube que eu faço o possível para responder, ok?
Bem, então sim você pode trocar a matéria da segunda fase na hora da repescagem, mas não necessariamente trocar essa matéria é uma boa opção, então pense com muito cuidado antes de tomar essa decisão, ok?
Espero que esta dica tenha ajudado você.
Desejo muito sucesso no seu preparo e a gente se vê em outras dicas aqui do site. Até mais!