A quantidade de horas para estudar para OAB é algo que gera muita dúvida e existe um cálculo super importante que você precisa fazer para definir quanto tempo estudar.
Como descobrir quanto tempo estudar para a prova da OAB
O tempo de estudo para a prova da OAB é algo que pode variar muito. Claro que você precisa dedicar tempo para o seu preparo, mas, dependendo da forma como você vai estudar, vai ser necessário mais tempo ou menos tempo de estudo diário para fazer uma boa preparação.
Mas a conta para descobrir quanto tempo de estudo você vai precisar é bem fácil:
Se a gente pegar esses cursinhos online de matéria (que existem aos montes por aí) é bem comum encontrar cursos com 700h a 800h de aulas de conteúdo, não é?
Então, vamos fazer um cálculo bem simples aqui…
Se você dividir 800h por 3 meses de estudo (90 dias), que é o que a maioria das pessoas tem para estudar antes da prova, você vai ver que vai precisar de praticamente 9h por dia para assistir essas aulas. E isso aí nem leva em conta a parte da revisão.
Então, um cálculo super importante que você precisa fazer SEMPRE antes de começar o seu estudo é o de TEMPO DISPONÍVEL PARA O ESTUDO pela DURAÇÃO DO CURSO escolhido.
Por exemplo, se você trabalha o dia inteiro e tem umas 3h por dia para focar no estudo, isso torna impossível cobrir bem um curso de 800h que exige 9h de estudo por dia, entendeu?
Então, mesmo que você queira, você provavelmente vai quase morrer de tanto estudar e mesmo assim não vai cobrir todo o curso a tempo, já que você não vai poder estudar 9h todos os dias durante os 3 meses antes da prova.
Como fazer acontecer com menos tempo
“Mas, Raiany, isso quer dizer que eu tenho que ter 10h, 12h por dia para estudar senão não vou passar?”
Claro que não! Não há apenas uma forma de estudar, então você tem que encontrar uma forma que bata com o seu tempo disponível para estudo.
Eu, por exemplo, tinha no máximo 3h por dia para estudar para a o exame da OAB, então, quando eu estava me preparando para a prova e fiz essa conta que acabei de mostrar, percebi logo de cara que um cursinho de matérias convencional desses aí ia ferrar minha preparação.
Por isso eu acabei optando por estudar sozinha focando naquilo que a OAB priorizava e estudando diretamente pela LEI SECA, o que na verdade foi a melhor coisa, pois, como não tinha aulinhas de conteúdo para assistir, eu consegui cobrir muito mais conteúdo no tempo que eu tinha e ainda praticar bastante até a prova.
Para mim funcionou super bem e passei de primeira estudando cerca de 2h a 3h por dia até a prova. E a estratégia de como eu fiz isso é exatamente o que eu mostro no Método Passe na Ordem.
Como descobrir quanto tempo você tem
Então, moral da história… Nosso tempo não é infinito.
Todos nós temos 24h por dia e rotinas muito diferentes, então você precisa primeiramente descobrir em que momentos seria realmente possível estudar para, aí sim, decidir qual forma de estudo encaixa melhor com o seu tempo disponível.
Uma forma de fazer isso é criar um planilha semanal de horários onde você coloca a sua rotina semanal inteira, nos mínimos detalhes.
Eu recomendo usar o Excel para fazer isso para você poder editar com facilidade, mas se não tiver essa ferramenta disponível pode ser a mão no papel mesmo.
O importante é detalhar tudo o que você faz durante a sua semana nessa planilha, pois só assim você vai conseguir ver com mais clareza onde você pode encaixar o estudo dentro da sua rotina.
Para facilitar a sua vida, eu vou deixar aqui no final desse post um modelo de planilha semanal de horários para você baixar, preencher e descobrir o quanto de tempo você tem de estudo durante a sua semana.
Mas independente do que os outros dizem, o tempo de estudo ideal para você é aquele que cabe na sua vida, pois não adianta a gente tentar ter um estudo de 10h quando se tem apenas 2h por dia para estudar.
Então, analise bem o seu tempo disponível para estudar e aí sim decida uma forma de estudo que caiba dentro desse tempo até a sua prova!
Bem, espero ter esclarecido essa dúvida de quantas horas estudar. Para aprender mais sobre preparo estratégico feito em menos tempo, é só clicar aqui.
E aproveite e se inscreva no meu canal do Youtube e ative o sininho para receber mais dicas como essa.
Até a próxima!
[thrive_leads id=’5747′]