Estude para a OAB SEM VADE MECUM [eu explico como]

Eu sei que o nome post é estranho, mas eu realmente estudei para uma etapa OAB sem Vade Mecum e eu vou mostrar porque fiz isso na minha estratégia de aprovação e porque você deve fazer isso também.

Bora lá?

Todo mundo sabe que o Vade Mecum é uma peça importante no preparo para OAB, mas ele não é necessário em todas as etapas da preparação.

Quando eu estava me preparando para primeira fase da OAB eu tinha 3 opções:

Vade Mecum do Ano Anterior

A primeira opção era usar o Vade Mecum que tinha comprado no ano anterior para estudar.

Método Passe na Ordem

O problema dessa opção é que várias alterações tinham acontecido depois que comprei ele, então eu corria o risco de, no meio do meu estudo para a prova da OAB, consultar alguma informação nele que já estava desatualizada e me ferrar na prova porque não estava a par das atualizações legislativas.

Então essa era uma péssima opção.

Sendo assim, fica a dica para você: se o seu Vade Mecum já está meio desatualizado ou tem mais de 6 meses, muito cuidado, pois a OAB ADORA cobrar alterações de lei e é nesse ponto que muita gente se ferra na prova: por ter estudado algo que não vale mais, ok?

Vade Mecum Novo

Já a minha segunda opção seria comprar um Vade Mecum novo e 100% atualizado.

O problema dessa segunda opção é que eu estava super apertada de grana na época e não queria gastar mais de 150 reais em um novo Vade Mecum naquele exato momento.

Mesmo porque não tinha saído o edital da prova ainda, então, quando ele saísse, com certeza as editoras iriam lançar novas edições atualizadas para o Exame da Ordem que eu ia enfrentar.

E esperar sair o edital para só aí começar a estudar não era um opção se eu realmente quisesse passar de primeira nessa prova.

Ou seja, sim eu poderia comprar um Vade Mecum atualizado naquela hora, mas depois de saísse o edital eu teria que comprar um novo para garantir que ele estivesse 100% atualizado para os meus estudos, então eu descartei essa opção também.

Sem Vade Mecum

E foi por isso que eu acabei decidindo pela terceira opção, ou seja estudar para primeira fase sem nenhum Vade Mecum.

Mas eu não fiz isso na loucura, eu fiz isso porque achei uma opção gratuita e atualizada para ser a base dos meus estudos: o site do Planalto.

Método Passe na Ordem

Sim, qualquer diploma legal que você precise para estudar para primeira fase está 100% atualizado lá no site do Planalto, então toda a consulta à lei, decreto ou código que eu precisei fazer no meu preparo estratégico foi feita consultando diretamente esse site.

Então, se você está com o dinheiro curto no momento e não tem problema em ficar estudando direto na tela do computador, o site do planalto é a melhor opção para você estudar para a primeira fase, pois ali você terá 100% de certeza que estará estudando a lei atualizada.

O legal do site do Planalto é que, se você estiver usando um computador você pode apertar as teclas CTRL+F para abrir uma ferramenta de pesquisa para encontrar os artigos dentro da página da lei e já pular diretamente para o lugar certo, o que facilita demais o estudo.

E essa dica do uso do site do Planalto em conjunto com o Ctrl+F é algo que eu sempre indico para os meus alunos do Método Passe na Ordem, porque assim, além deles economizarem no material de estudo, meus alunos conseguem pesquisar os artigos com muito mais rapidez diretamente no site.

Vade Mecum para 2ª Fase da OAB

Bem, tudo isso que eu disse é válido para a primeira fase da prova da OAB. Agora, para a segunda fase, é outra história.

Na 2ª Fase todo mundo precisa de um Vade Mecum para fazer a prova, já que nela você tem que fundamentar citando lei, artigo, inciso e parágrafo, então não tem essa opção de ir sem Vade Mecum.

Ou seja, foi apenas nessa hora, depois de passar na 1ª Fase, que eu comprei um Vade Mecum novo.

Assim eu garanti que ele estava de acordo com o edital da prova que eu ia fazer, completamente atualizado e pronto para eu estudar para segunda fase, fazendo minhas marcações e me acostumando no uso dele antes da prova.

E aqui fica uma outra dica: para a segunda fase é OBRIGATÓRIO estudar com o Vade Mecum que você vai utilizar na prova! Então compre ele assim que souber que vai fazer a prova da 2ª Fase.

Falo isso, porque muita gente compra um vade mecum novo uma semana antes da prova e vai abrir pela primeira vez lá no exame sem ter feio marcações nem se acostumado na consulta.

Método Passe na Ordem

E isso faz a pessoa perder muito tempo e as vezes até se perdendo, custando a aprovação na OAB, então cuidado com isso também.

Ou seja, na segunda fase você precisa usar o Vade Mecum desde o começo do seu preparo, para fazer boas marcações e treinar com esse novo Vade Mecum para não se perder lá no dia da prova.

Até a próxima!

Posts que podem te ajudar também

Quem NÃO USA esta função do VADE MECUM na PROVA da OAB acaba perdendo um tempo valioso!

Preciso de um VADE MECUM NOVO para a PROVA DA OAB? [Quem erra isso passa SUFOCO!]

Quando Comprar o VADE MECUM para a Prova da OAB? [Devo fazer isso AGORA?]

Aula Gratuita

Sobre o autor