NUNCA compre VADE MECUM em PROMOÇÃO para Exame da OAB (eu explico)

Vade Mecum é uma coisa cara e é justamente por isso que a gente fica se coçando para comprar um que esteja em promoção.

Mas aqui neste vídeo eu vou te explicar por que comprar um Vade Mecum em promoção é a pior coisa que você pode fazer se você realmente quer passar na OAB.

Vamos lá?

Qual Vade Mecum Comprar para a OAB?

Entermos do Vade Mecum em si, contanto que esteja atualizado e dentro das regras do Edital da OAB, qualquer Vade Mecum serve.

Eu, por exemplo, gosto de Vade Mucem mais colorido, então tendo a comprar o da Saraiva para OAB (que, a propósito, foi o que eu usei na minha prova).

Método Passe na Ordem

Mas, se você costuma usar um outro Vade Mecum e já está acostumado com ele, não tem problema, pode fazer a prova com a versão atualizada dele sem problema.

Já falei em mais detalhes sobre isso em outro post aqui no site e lá no meu canal do YouTube, então não deixe de dar uma olhada.

Video: Qual o Melhor Vade Mecum para a OAB?

Posso Comprar um Vade Mecum em Promoção?

É claro que ninguém quer pagar caro em um tijolo de milhares de páginas que fica desatualizado com o tempo e eu sei que dá vontade de comprar aquele ali que está com 70%, 80% de desconto.

Mas, antes de correr para comprar um assim, é preciso entender porque esse Vade Mecum estaria com tanto desconto assim e como isso pode impactar no seu preparo para OAB.

O meu objetivo nesta dica não é fazer você gastar mais no Vade Mecum.

Pelo contrário, eu sempre tento ajudar as pessoas a estudar gastando menos.

Inclusive tem vídeo meu ensinando a estudar sem Vade Mecum, direto pelo site do planalto, de forma 100% gratuita e vou deixar o link dele aqui nesse cantinho e na descrição desse vídeo, ok?

Vídeo: Estude para a OAB SEM VADE MECUM

Mas o meu objetivo aqui é mostrar bem certinho alguns fatores que pouca gente percebe e que você precisa tomar cuidado para que essa compra na promoção não acabe custando a sua aprovação.

Método Passe na Ordem

Desconto = Desatualizado?

Bem, a primeira grande questão aqui é entender porque uma editora que cobra R$200 ou mais em um Vade Mecum, de repente está cobrando R$100 e a resposta para isso é muito simples.

Muito provavelmente a editora ou livraria está desovando a versão atual (que já deve estar desatualizada em vários pontos) para trazer a nova versão do Vade Mecum para as lojas.

Essa tática de mercado ocorre porque, se ela simplesmente lançasse uma versão nova enquanto ainda tem um grande estoque nas lojas da versão antiga, eles não conseguiriam mais vender a antiga e ficariam com um galpão cheio de tijolos de papel que só serviriam para segurar a porta aberta.

Entã é bem comum as editoras e livrarias fazerem uma promoção colocando um anexo de atualizações ou dizendo que você vai ter acesso às atualizações online, ou alguma outra porcaria de ideia assim para incentivar você a comprar algo que está prestes a virar peso de papel.

E é muito importante tomar cuidado com isso porque preparo para OAB não combina com coisas desatualizadas que estão sendo descartadas do mercado.

Se você fizer o seu estudo com um Vade Mecum desatualizado ou fizer uso na segunda fase de um Vade Mecum desatualizado isso pode literalmente acabar custando a sua aprovação.

Então, uma coisa é certa, você vai ter que comprar um Vade Mecum para vencer a prova da OAB e ele precisa estar 100% atualizado com o Edital da sua prova.

Então não inventa de tentar estudar com um Vade Mecum do ano passado, ou até mesmo do semestre passado, ou de comprar um Vade Mecum cheio de anexos de atualização que isso vai te trazer problema.

Quando Devo Comprar o Vade Mecum para a Prova da OAB?

“Mas, Raiany, como eu faço? Qual é o momento certo de comprar o Vade Mecum”?

O lançamento do edital do exame que você quer fazer acaba marcando a lei vigente que será cobrada, logo o que estava em vigência na data de publicação do edital pode ser cobrado.

Método Passe na Ordem

E o que veio depois, qualquer inovação legislativa, atualização ou emenda não pode ser cobrado na sua prova.

Então, o edital é um marco que você pode usar para definir a compra do Vade Mecum.

Um Vade Mecum lançado depois do edital muito provavelmente vai ter tudo o que você precisa livre de desatualização.

Mas essa compra do Vade Mecum não precisa ser feita logo depois do edital para estudar para a primeira fase.

Porque, depois do edital, um monte de editoras lançam uma nova versão, mas com um preço bem alto.

O Vade Mecum em si é essencial apenas no estudo e na execução da segunda fase do exame, então você pode deixar para comprar ele depois de ser aprovado na primeira fase, que é quando os preços já deram uma diminuída.

Como Estudar para a OAB SEM VADE MECUM?

“Mas, Raiany, como fica meu estudo para a primeira fase sem o Vade Mecum?”

O estudo pela lei seca realmente é super importante na primeira fase.

Tanto que eu sempre fico impressionada com gente que estuda para a primeira fase sem nunca tocar na lei seca.

Sinceramente, não sei como alguém conseguiria passar fazendo assim.

Mas, neste caso da primeira fase, você pode fazer esse estudo direto pelo site do planalto onde você tem acesso a toda a legislação de forma 100% gratuita e atualizada.

O único cuidado que você precisa ter é verificar se alguma atualização ocorreu depois da data de publicação do edital.

Se tiver ocorrido, só usar para estudo o texto rasurado da lei, pois no site do planalto eles mantém todas as versões do texto da lei.

Foi exatamente isso que eu fiz na minha época de estudo.

Eu me preparei para a primeira fase usando o site do planalto e quando passei para a segunda fase eu comprei meu Vade Mecum atualizado por um preço menor do que o de lançamento.

Se você quer entender bem certinho como fazer o estudo para a primeira fase sem ter que comprar um Vade Mecum, eu explico bem certinho isso neste vídeo aqui e que vou deixar o link na descrição também.

Estude para a OAB SEM VADE MECUM [eu explico como]

Quando Começar a Estudar para a OAB?

“Raiany, então eu espero o edital para para começar o meu estudo para a primeira fase?”

Nada disso!

O ideal é que o seu preparo para a primeira fase comece antes do aparecimento do edital.

Porque, se você olhar as provas passadas, você vai ver que da data do edital até o dia da primeira fase você vai ter menos de 80 dias para estudar.

Então, antes mesmo de cogitar comprar o seu Vade Mecum atualizado, você já precisa começar o seu estudo para aproveitar bem esse tempo de preparo até a prova.

Por isso que essa dica de ir estudando pelo site do planalto é tão importante, pois você evita gastar com um Vade Mecum desatualizado e ainda consegue fazer esse estudo antes mesmo do edital aparecer.

Lógico que para fazer um estudo usando a lei seca, seja pelo site do planalto ou pelo seu Vade Mecum, você precisa saber o que estudar e saber o que priorizar no seu estudo.

Lá no meu canal do YouTube tem vários vídeos meus falando sobre esse pouco tempo que a OAB dá para as pessoas se prepararem e que para fazer um bom estudo você não precisa tentar revisar 5 anos de direito e assistir aulinhas enormes de cursinhos até cair no sono.

O que você precisa é saber focar quais assuntos são mais importantes para OAB e estudar isso da forma mais prática e objetiva possível com o tempo que você tem.

Eu mesma só consegui passar porque foquei minha atenção apenas no que a OAB realmente tinha chance de cobrar na minha prova.

Assim eu eliminei muito conteúdo inútil do meu estudo e, mesmo estudando 2h a 3h por dia, eu passei em um exame que a grande maioria da minha turma reprovou.

Se você quer entender bem certinho como fazer um estudo inteligente e estratégico, aqui abaixo tem o link de uma aula sobre o método de preparo estratégico para quem tem pouco tempo para estudar.

Método Passe na Ordem

Enfim, como você viu, não tem como escapar da compra de um novo Vade Mecum atualizado (sem aqueles anexos de atualização, CDzinho ou coisas assim).

Mas você pode deixar para fazer a compra dele apenas na segunda fase ou pelo menos depois do edital.

E para primeira fase você tem o site do planalto que é uma opção gratuita para fazer um bom estudo.

Eu espero que esta dica ajude você a evitar esses golpes de limpa de estoque das editoras e livrarias e também ajude você a fazer um estudo mais eficiente.

Lembrando que estudar para OAB não tem nada a ver com assistir aulinhas até cair no sono.

Tem muito mais a ver com ser eficiente no seu estudo e é exatamente isso que ensino na aula que deixei o link ali em cima.

Muito obrigada por me acompanhar até aqui e a gente se vê em outros posts aqui do site, nos vídeos do meu canal no YouTube ou na aula de estudo estratégico.

Até mais!

Aula Gratuita