Se você anda meio desanimado com toda essa missão de passar na prova da OAB, saiba que você não está sozinho.
Muita gente me pergunta como ter motivação para passar na prova da OAB e, realmente, se a gente não tem força para tomar as ações, não vai adiantar ficar sonhando com a aprovação.
Então, nesta dica e no vídeo abaixo eu vou explicar para você os 3 passos que eu segui e o que eu sempre indico para os meus alunos para ter aquela força para levantar e fazer o que precisa ser feito para vencer essa prova da OAB.
Bora lá?
É preciso AGIR!
Olha, ninguém é de ferro, todo mundo tem altos e baixos, momentos que dá vontade de ficar sem fazer nada e não pensar na prova da OAB.
Mas não tem como negar que a carteira da OAB só é conquistada quando a gente toma ação e essa ação só ocorre quando a gente tem motivo para agir.
Então, aqui eu quero compartilhar com você tudo o que fiz para ter a motivação e energia necessárias para conquistar a minha aprovação e tenho certeza que vai ajudar você também.
Bem, se tem uma coisa que fez toda a diferença no meu preparo, com certeza foi a motivação.
E olha que quando eu ouvia essa palavra eu já imaginava um guru falando de algo que ele aprendeu no final de semana, mas é sério… essa foi uma peça fundamental para eu transformar minha vida e eu quero de coração que você tenha motivação para estudar.
Então eu separei os 3 passos que eu usei para parar com o desânimo, levantar a cabeça e ter força para continuar o meu estudo para vencer logo essa prova.
Passo 1 – Idetifique sua Meta
O primeiro ponto que eu entendi é que passar nessa prova não era meu objetivo final.
Eu sei que você quer passar nessa prova, mas pensa bem, quem acorda de manhã e se sente todo animado por causa de um pedaço de papel que vai testar seu conhecimento? Ninguém, certo?
Então, a primeira etapa da estratégia que eu usei foi o que eu chamo de IDENTIFICAÇÃO DE META.
Todo mundo quer passar na OAB, mas na verdade a aprovação na OAB é apenas um meio para chegar a algo mais importante. Por isso é importante identificar o que você realmente deseja realizar com essa aprovação.
No meu caso, eu era louca para viajar para a Europa. Eu queria ir nos lugares turísticos, queria comer croissant, visitar o Louvre, tirar foto na Torre Eiffel, do Big Ben, queria falar inglês com as pessoas, conhecer outras culturas…
Claro que essa não precisa ser a sua motivação também. Cada pessoa tem algo que faz o coração bater mais rápido.
Uns querem comprar uma casa, outros querem poder dar uma vida melhor para os filhos, viajar, casar, ter um carro… enfim, pode ser qualquer sonho que você tenha para a sua vida.
Mas agora eu quero que você FOQUE em você mesmo e responda:
O que essa aprovação na OAB vai trazer para sua vida?
Qual é o sonho que a aprovação na OAB vai permitir que você realize?
Isso é super importante porque quem não tem clareza do que quer não vai conseguir ter energia para focar no estudo quando estiver um pouco mais para baixo.
Ah, detalhe: a resposta não pode ser dinheiro porque dinheiro também é um meio para conquistar outras coisas, ok?
Pense além disso, pense no que você realmente deseja na sua vida, pense onde ou com o que você gastaria esse dinheiro.
Passo 2 – Materialize sua Meta
Bem, depois que você responder com clareza qual é o sonho, a meta que passar na OAB vai te permitir realizar, você vai passar para a próxima etapa que eu chamo de MATERIALIZAÇÃO DE META.
Ou seja, não adianta só ficar sonhando com as coisas, porque quem só sonha acaba nunca realizando. Então, é preciso materializar aquilo que você realmente quer.
Por exemplo, no meu caso em que o sonho era viajar, o que eu fiz foi encher o meu quarto de fotos da Europa, dos lugares que eu queria conhecer, consultar bem certinho os preços da viagem, passagem, hospedagem e até das entradas do museu que eu queria ir.
Enfim, eu gastei um dia planejando a viagem como se ela fosse realmente acontecer, e para tornar isso ainda mais real eu já deixei preparada a mala com tudo o que eu pretendia usar para viagem e deixei ali do lado da minha mesa de estudo.
Para você ter ideia até hoje eu deixo uma mala pronta para viajar aqui em casa (pois essa continua sendo a minha meta) só que agora o destino é o Japão e o sudeste asiático.
Então, se você quer uma casa própria por exemplo, visite o bairro que você quer morar, tire fotos, veja os preços dos imóveis, marque com um corretor e dê uma olhada na casa que você quer.
Se for um carro, vai fazer o test drive, tire foto, lembre-se do cheiro do carro novo, da sensação de dirigir ele, enfim… qualquer coisa que possa tornar mais real o sonho que você tem.
Claro que vai ter gente dizendo “Ah, Rai, o sonho não é só para mim, o que eu quero é que meu filho possa estudar em uma escola melhor… “
Ok, sem problema, vai lá visitar a escola que você quer que seu filho estude, pegue o panfleto, negocie os valores, bata fotos e traga essas fotos e panfletos para o seu cantinho de estudo e pendure na parede.
Isso aí é muito importante para tirar aquela ideia só do campo dos sonhos e ter sempre um lembrete de porque você está se esforçando tanto.
Todo ser humano sonha com algo melhor na vida, mas poucos realmente realizam o que sonham porque o sonho parece distante, parece fantasioso demais.
Mas quando eu via aquela mala ali do lado da minha mesa, por exemplo, a missão começava a ficar mais séria. Não era só um sonho, era uma missão, uma questão de honra. Tinha uma mala ali pronta para eu viajar, eu só não sabia o dia exato que eu ia embarcar.
Então faça isso que eu acabei de falar, busque formas de materializar seus sonhos que eu te garanto que o que você deseja vai começar a se tornar mais real e vai ser um fator que vai ajudar muito na hora que aquele desânimo bater.
Passo 3 – Recarregue seu Foco
Bem, se você seguir certinho o passo 1 e o passo 2, vai ficar faltando só o passo 3 que é o que eu chamo de RECARGA DE FOCO.
Todo mundo fica triste em algum momento, não tem como manter o nível de motivação no estudo 100% do tempo.
É normal acordar um dia querendo que tudo exploda, mas é aqui que você vai usar o que você fez no passo 1 e 2 para voltar para o eixo e recuperar o foco e a motivação.
Todo momento que você sentir essa baixa, você vai dar uma parada de 10 a 15 minutos no seu estudo e começar a analisar as fotos, os panfletos, ou qualquer outro item que esteja ligado com a sua meta principal.
No meu caso eu olhava novamente as fotos, mexia um pouco na mala e assim vai. Fazia isso por uns 10 a 15 minutos, me visualizando nos locais que eu queria visitar, e aquilo ali fazia eu voltar o foco para a tarefa atual que faria tudo isso ser possível: o estudo para a prova da OAB.
Isso é importante porque nosso cérebro sempre está buscando conforto. Ninguém quer estudar algo que não gosta e é super difícil manter a motivação para algo que pode demorar a acontecer.
Então, quando você direciona o foco para algo que você realmente deseja e consegue sentir isso mais próximo por meio de uma foto ou algo mais material, é como ter um gostinho daquilo que você tanto quer e a motivação tende a voltar novamente, entendeu?
Bem, eu sei que essas etapas que eu passei aqui parecem simples demais, mas elas funcionam! E também não vai te arrancar pedaço nenhum tentar elas, então porque não dar uma chance e tentar?
Eu sei que esses 3 passos funcionam muito bem porque eu apliquei exatamente isso que estou ensinando na minha vida e consegui o foco e motivação para estudar e conseguir a minha aprovação de primeira na prova da OAB.
E 6 meses depois disso eu viajei com essa mesma mala que estava do meu lado durante todo o meu estudo e tirei várias fotos pela Europa (você pode ver algumas delas neste vídeo aqui). E essa viagem nunca teria acontecido se eu tivesse ficado deitada e sem vontade de estudar.
No dia que eu fiz a mala eu não tinha dinheiro nem para pagar a passagem e tudo o que conquistei foi com a aprovação na OAB.
Então, eu sei que a prova da OAB é uma missão pesada, mas a gente precisa se preparar tanto mentalmente quanto estrategicamente para essa prova. E manter nosso foco no que você realmente quer conquistar vai ajudar você a manter um bom ritmo de estudo.
Bem, essas dicas que eu te dei mudaram minha vida e, se elas fizeram sentido para você, se inscreva no meu Canal do YouTube. Lá tem várias outras dicas de como se preparar para a Prova da OAB de forma estratégica e eficiente.
Agora nem só com foco e motivação se chega à aprovação. Também é necessário ter uma estratégia eficiente para fazer ela acontecer.
Se você está perdido no seu preparo e não sabe como fazer um estudo estratégico, isso aí também precisa ser resolvido para que você realmente consiga vencer essa prova e realizar seus sonhos e metas.
Meu método de preparo estratégico para a OAB vem ajudando centenas de pessoas todos os anos a passar, então dê uma conferida que eu tenho certeza que você vai gostar.
Bem, acho que é isso, dê uma conferida no vídeo em que eu explico sobre o Método Passe na Ordem e a gente se vê em uma próxima dica ou lá na minha turma.
Até mais!