O ÚNICO MATERIAL que usei para PASSAR NA OAB de PRIMEIRA

Existem várias formas de estudar para OAB, seja vendo aulas ou seguindo alguma apostila, mas eu usei apenas 1 material para passar e o melhor de tudo é que ele não custa nada.

Se você quer entender certinho o que estou falando é só me acompanhar nesta dica ou no vídeo abaixo que eu tenho certeza que ele vai mudar a forma como você pensa na sua preparação, bora lá?

Eu sei que existem muitos cursinhos por aí cheios de revisões, intensivões, guias, materiais extras e tudo mais, mas a verdade é que eu não fiz cursinho nenhum para passar porque, além de não ter dinheiro na época, eu tinha poucas horas no dia para poder estudar de forma focada para OAB.

Mas, foi graças a minha falta de grana e de tempo que eu acabei descobrindo a melhor ferramenta de todas para conseguir a minha aprovação logo na primeira prova que eu fiz.

Aprovação SEM Cursinho de videoaula

Sendo direta, quando eu percebi que não teria tempo no dia para estudar assistindo videoaulas de cursinhos eu tive que pensar diferente em como ia fazer minha preparação.

Método Passe na Ordem

Foi aí que eu acabei analisando várias provas passadas para identificar os assuntos que a OAB parecia dar mais atenção e também eliminar do meu estudo aquilo que ela nunca tinha cobrado.

A versão atualizada dessa análise faz hoje parte do meu Método Passe na Ordem.

Mas, depois de gastar um bom tempo criando minha tabela com o que eu iria estudar, eu percebi um problema.

Como é que eu ia estudar aquilo que eu tinha separado na análise se eu não tinha aulinha de cursinho para assistir?

Foi aí que eu parti para o estudo direto pela LEI SECA e descobri que a falta de grana e de tempo tinham me levado à melhor ferramenta que eu poderia usar.

E eu sei, nesse momento você deve estar pensando… “Po… não to acreditando que você vai me falar para usar a lei seca.”

Mas, se você já acompanha minha dicas, você sabe que eu sempre provo por a + b o motivo das coisas e é isso que eu vou te mostrar agora.

E eu tenho 3 motivos inegáveis para você dar mais valor para a Lei seca.

Motivo 1 – A Lei Seca é Mais Rápida e Objetiva

Bem, o primeiro motivo que encontrei para usar a lei seca foi a rapidez em cobrir o conteúdo.

Na época que eu estava estudando eu tinha no máximo 3h por dia para estudar e quando fiz a minha análise eu sabia exatamente quais assuntos eu precisava focar no estudo e praticar.

Método Passe na Ordem

E na mesma época que eu estava estudando seguindo minha análise e a lei seca, tinha uma amiga que estava fazendo um cursinho famoso.

Aí um dia eu peguei o acesso dela e quando comecei a tentar bater os assuntos da minha análise com as aulas do cursinho eu percebi que para cobrir 4 assuntos da minha análise eu teria que assistir 4 aulas de 55 minutos.

Ou seja, para cobrir apenas 4 pequenos assuntos da minha tabela eu iria ter que assistir 4 horas de aula.

E olha que eram assuntos pequenos, com poucos artigos, então imagina se fossem assuntos grandes!

O grande problema que percebi em ficar assistindo aulinha é que quando um professor parte para dar uma aula dessas ele até pode tratar de 1 ou 2 assuntos que tem mais chance de cair na prova, mas como é uma aula ele acaba gastando bastante tempo contextualizando, falando e conectando as coisas.

Ou seja, para quem tem umas 3h por dia para estudar, ficar assistindo aulinha provavelmente vai fazer você sentir que estudou muito quando na verdade você cobriu pouco do conteúdo até a prova.

Então a primeira grande vantagem da lei seca é a sua objetividade. Se você sabe bem no que focar, você rapidinho consegue cobrir esses assuntos consultando na lei seca e sobra um grande espaço de tempo para praticar com questões.

Motivo 2 – Site do Planalto

Já o segundo motivo que me fez usar a lei seca é que eu tinha acesso a uma versão atualizada dela de forma 100% gratuita na internet.

Sim, a lei não está só nos Vade Mecums que custam uma fortuna, você pode ter acesso a tudo o que você precisa diretamente pelo site do Planalto e lá tudo está 100% atualizado.

No meu caso eu tinha um Vade Mecum que já não era tão atual e não ia servir para estudar.

Método Passe na Ordem

Mas eu só queria comprar um novo Vade Mecum mais próximo da segunda fase porque as editoras sempre lançam uma versão nova mais próximo da prova.

Então estudar pelo site do planalto me ajudou a economizar dinheiro e também a ter certeza que eu estava estudando pela versão mais atual possível.

Ah… e no site do planalto eu usei muito o CRTL+F para pular logo para os assuntos que eu estava tentando achar, então fica ai a dica para você encontrar os assuntos mais rápido.

E se você não sabe o que é o CTRL+F ou como usá-lo, eu já expliquei sobre ele nesse vídeo aqui: Estude para a OAB sem Vade Mecum. Vale a pena dar uma olhada depois.

Motivo 3 – A OAB usa a Lei Seca

Bem, já o terceiro ponto que me levou a usar a lei seca foi que a OAB não usa livro de doutrina nem a aulinha do professor X para bolar as questões, ela usa a própria lei seca.

Então uma coisa que percebi lá no dia da prova é que ter tido esse contato com a lei seca me ajudou a evitar alguns erros de interpretação e muitas pegadinhas da OAB, que muitas vezes era a troca de uma ou duas palavras da lei que eu já tinha estudado antes.

E eu conheço muita gente que vai para a prova da primeira fase sem nunca ter parado um momento para consultar os artigos que viu nas aulas do cursinho. E aí a OAB brinca com as as palavras e essa pessoa acaba errando de bobeira as questões.

Então, na minha visão, a lei seca é a melhor ferramenta de estudo para OAB principalmente por causa da economia de tempo que se tem estudando por ela.

Todo mundo que vai enfrentar o exame está correndo contra o tempo e sentar a bunda na cadeira para assistir 1 hora de aulinha não é a forma mais objetiva de cobrir tudo aquilo que a OAB tem chance de cobrar na prova.

Claro que para estudar pela lei seca você precisa ter uma noção clara do que estudar, isso eu consegui analisando as provas passadas e entendendo quais assuntos eu precisava ir atrás na lei.

Então, se você tiver tempo, você pode pegar pelo menos umas 5 provas passadas da OAB e examinar certinho sobre quais assuntos aquelas questões se enquadram e aí formar a sua tabela do que você vai estudar, isso seria ótimo.

No meu exame eu analisei 10 provas passadas e formei um verdadeiro mapa do tesouro que acabou me levando a aprovação logo na primeira prova, então eu sei que isso que falei aqui funciona e funciona muito bem.

Então, não tenha medo de estudar pela lei seca, ela é uma ferramenta excelente que vai ajudar você a estudar mais rápido e também a ter mais tempo para praticar tudo o que você aprendeu.

Ah, se você quer entender mais sobre a minha forma estratégica de estudo que usei para passar na OAB e esse mapa do tesouro que eu criei ao analisar as últimas 10 provas, é só clicar neste link: Método Passe na Ordem

Lá eu explico certinho o passo a passo que eu usei para passar baseado nessa minha análise mesmo tendo pouco tempo para estudar.

E se você chegou até aqui, gratidão e eu te vejo em uma próxima dica.

Até lá!

Aula Gratuita