A prova da OAB é um desafio estressante e se a gente vacila acaba reprovando por causa do nosso emocional.
E aqui neste vídeo eu vou mostrar como você pode ter um preparo mais tranquilo e também um dia de prova muito mais calmo para aumentar as suas chances de passar na prova.
Vamos lá?
Como Controlar a Ansiedade para a Prova da OAB
Uma coisa é certa, não tem como a gente deixar o emocional fora do nosso estudo para a OAB e nem do nosso dia de prova.
Seria ótimo ter uma chave, um interruptor para a gente ligar e desligar as emoções, mas isso não existe.
E eu mesma senti isso na pele quando comecei o meu preparo e tive que tomar algumas medidas para fazer um estudo melhor e também para ter um dia de prova mais tranquilo e é isso que vou ensinar para você aqui.
Bem, o primeiro ponto de todos com relação ao emocional é realmente perceber a importância disso tanto na hora do estudo quanto no dia da prova.
Se a gente simplesmente tenta ignorar o emocional, ele não vai deixar de existir por isso.
Na verdade ele vai ganhar força e atrapalhar muito o estudo e também vai ser o pior inimigo lá no dia da prova.
Então, o primeiro ponto de todos é realmente reconhecer a importância dele para, aí sim, começar a pensar em como agir sobre isso.
Ou seja, como encaixar esse preparo emocional também como parte do seu estudo.
Preparo Emocional para a Prova da OAB
Sim, o emocional precisa ser parte do seu estudo.
Isso é algo que pouca gente fala por aí, mas que eu já citei aqui em vários vídeos de dica lá no meu canal do Youtube.
A aprovação na OAB não vem só de estudar, vem também de ter cabeça para fazer um bom estudo e também de uma boa execução de prova.
E isso só acontece quando a gente não tem nossa mente atrapalhando e fazendo a gente passar mal.
Então é super importante você ter claro aí na sua cabeça que o preparo emocional precisa ser uma das partes do seu estudo, da sua preparação para a prova da OAB
Inclusive na minha turma do Método Passe na Ordem eu dou como bônus um curso completo criado por um psicólogo que é focado no preparo emocional para OAB.
Eu fiz questão de correr atrás disso para os meus alunos por causa da grande importância do emocional na aprovação.
Se quiser entender mais sobre o meu método e esse curso emocional, vou deixar o link aqui abaixo de uma aula gratuita em que eu explico tudo sobre isso:
O segundo ponto é incluir o preparo emocional como uma parte do estudo.
Na época que eu estava estudando eu me percebi muito nervosa com as cobranças e também com o que eu tinha estudar até a prova.
Então ali eu percebi que eu precisava encaixar no meu estudo um tempo para trabalhar a minha mente também.
Neste ponto você vai precisar verificar o que funciona melhor para você, mas 5 ou 10 minutos fazendo um exercício de respiração era algo que me ajudava muito a reduzir um pouco a agitação antes de começar o estudo.
5 minutinhos é algo que não vai fazer falta a ninguém e um exercício desse com os olhos fechados, focando sua atenção na respiração, vai ajudar você a acalmar a agitação dos pensamentos e vai ajudar você a focar melhor no estudo.
Então, dê uma buscada sobre exercícios de respiração, sobre mindfullness que isso pode te ajudar muito tanto antes do estudo quanto no dia da prova da OAB.
Como Vencer o Medo da Prova da OAB
Outro ponto super importante para se sentir mais calmo é ter certeza que você está seguindo um estudo que realmente está te preparando para a prova.
Muito do nosso nervosismo, principalmente lá na hora da prova, vem daquela sensação de que você fez um estudo ruim, de que não deu para cobrir tudo o que você precisava cobrir até prova.
E isso acaba resultando naquela agitação enorme e sensação de que tudo vai dar errado.
Se esse for o seu caso, se esses pensamentos vêm a sua cabeça, muito provavelmente você não tem confiança de que fez um estudo bom.
Claro que a solução para isso não está apenas fazer algum exercício de respiração, mas sim em tentar fazer um estudo que encaixe na sua rotina e que você sinta que está seguindo um caminho certo de estudo e que você vai completar esse estudo até o dia da prova.
Muita gente não consegue cobrir todo o conteúdo até a prova porque tenta fazer um curso imenso, com aulas enormes, mesmo tendo apenas 2, 3, 4h no dia para estudar.
Eu já fiz esse cálculo aqui no blog, mas tem muitos cursos por ai de 800h de duração que se você dividir por 70 dias de estudo vão exigir de você mais de 11h de estudo diário para serem completados até o dia da prova.
Então, se você tem 3h no dia para estudar, nem 30% do curso você veria até o dia da prova.
Isso aí é uma fonte enorme de ansiedade e que deixa muita gente nervosa na prova, porque a pessoa sabe que não estudou bem e isso gera aquela sensação de insegurança.
Fazer um estudo que caiba na sua rotina e no tempo que você tem para estudar é realmente muito importante para se sentir mais seguro.
E se sentindo mais seguro, menos agitação e receios você vai ter lá no dia da prova.
Controle Emocional OAB
Então, o emocional precisa ser parte do seu estudo e você precisa sempre levar ele em conta na hora de parar para estudar.
Não adianta sentar para estudar todo agitado pois você vai absorver pouca informação.
Então usar algumas técnicas de respiração para acalmar a ansiedade pode ajudar muito no foco e na qualidade do seu preparo e até mesmo lá no dia da prova.
Claro que a segurança de que a gente fez um bom estudo também é um fator que mexe muito com o nosso emocional.
Por isso busque uma forma de estudo que encaixe no tempo que você tem para estudar.
E muito cuidado com cursos completões enormes que existem por aí, pois eles são quase impossíveis de serem completados a tempo.
E se você é como eu era e não tem o dia inteiro para estudar e mesmo assim que fazer um estudo eficiente para OAB, você precisa ser estratégico e focar o que tem mais chance de cair na prova.
E é exatamente isso que ensino no meu método, o Passe na Ordem, que ainda tem de brinde um curso completo focado no preparo emocional.
Se quiser entender como eu tenho ajudado centenas de pessoas a passar nos Exames da OAB, dá uma conferia no link que vou deixar aqui abaixo:
Fico muito feliz que me acompanhou até o final e espero de coração que as dicas que dei aqui te ajudem a fazer um preparo mais tranquilo e também que o seu dia de prova seja livre de preocupações.
Até a próxima!