Como PASSAR na OAB de primeira? (O QUE EU FIZ)

Uma das melhores coisas que eu consegui foi passar na OAB de primeira sem ter que reprovar nenhuma vez, porque isso me poupou tempo e evitou muita cobrança das pessoas.

E neste post e no vídeo aqui abaixo eu vou te mostrar os 3 passos que me fizeram conseguir ser uma das únicas da minha turma a passar de primeira antes mesmo de formar.

E se você seguir esses passos com foco e determinação, você tem muita chance de conseguir a sua aprovação também.

Vamos lá?

Passar na OAB Antes de se Formar

Eu sempre enxerguei a minha aprovação na OAB como um resultado de um processo.

Método Passe na Ordem

É tipo a receita de alguma comida. Se você sabe os ingredientes que precisa usar, sabe como usar esses ingredientes da forma certa, sua chance de ter o resultado que você queria é enorme.

No caso da OAB eu percebi que eu foquei em 3 coisas que pouca gente da minha turma focou e foi justamente isso que fez eu conseguir a minha aprovação enquanto a maioria da turma reprovou.

1 – Clareza em O QUE FOCAR para a OAB

Bem, o primeiro fator que me fez passar logo de primeira na OAB, com toda certeza foi saber com clareza o que focar no meu estudo.

Eu sempre digo aqui no site e lá no meu canal do Youtube que o exame da OAB não avalia quem sabe mais direito ou não.

A prova disso é que tem muita gente que é uma enciclopédia jurídica, atua na área sem assinar, mas coleciona reprovação e muita gente incompetente que já tem a carteira da OAB.

O motivo disso que é o exame só mede se você realmente sabe responder aqueles assuntos selecionados presentes na prova.

A OAB não vai cobrar de você 5 anos de direito em 80 questões.

Ela vai cobrar algumas coisas desses 5 anos do curso de Direito, e se você sabe o que são essas coisas, você tem muito mais chances de dominar esses assuntos e ter uma pontuação melhor lá na prova.

Eu mesma tinha 2h a 3h no dia para estudar, mas quando analisei as provas passadas eu identifiquei o que eu precisava focar e também uma porrada de assuntos que eu nem precisava tocar.

E aí eu consegui usar essas 2h, 3h de estudo no dia para dominar esses assuntos.

Método Passe na Ordem

O resultado disso já foi algo que até gravei um vídeo lá no canal e escrevi um post aqui no site: eu tirei 66 pontos em um exame de 80 questões.

Se quiser ver esse vídeo é só clicar aqui: Como Acertei 66 QUESTÕES PROVA da OAB? [Guia Completo]

Então, o primeiro passo de todos é saber exatamente os ingredientes da prova, ou seja, os assuntos que a OAB tem mais chance de cobrar de você.

Se você não faz ideia do que estudar e só confia em um pacotão de aulas de um curso gigante, quer dizer que você está pegando um monte de ingredientes e torcendo para a receita não sair uma merda no final.

Pode até não dar errado, mas com certeza tem pouca chance de dar certo.

2 – Saber COMO ESTUDAR para a OAB

Bem, sabendo o que estudar, entra o segundo passo que é saber como estudar.

Esse passo aqui sempre é um problema para as pessoas e a maioria acaba fazendo errado.

De 10 pessoas que eu pergunto o que é estudar para a OAB, 11 vão me dizer que estudar é assistir aula de conteúdo no computador…

Se você parar para analisar, sentar em uma cadeira e dar um play em uma videoaula praticamente não muda em nada o que fazemos quando damos play em uma série do netflix.

Então como chamar isso de estudo?

Método Passe na Ordem

Uma coisa que aprendi na vida muito cedo foi que, se eu quero absorver uma informação de verdade, eu não posso sentar e simplesmente assistir ela de forma passiva.

Se a gente assiste um filme, por exemplo, é bem provável que em 1 semana você já esqueceu boa parte das falas e das informações dele.

Então, não dá para querer seguir a mesma lógica no estudo e esperar lembrar bem das coisas lá na prova que vai acontecer 2 ou 3 meses depois.

Quando eu estava estudando eu fiz o contrário do pessoal da minha turma.

Em vez de passar o dia todo assistindo a aula do professor Fabão, eu peguei aqueles assuntos que analisei serem importantes e fiz o meu estudo direto pela lei seca e também praticando com questões.

Ou seja, todo assunto importante foi algo que eu consultei na base de onde a OAB cria as questões que é a própria lei seca e verifiquei se eu aprendi mesmo o assunto resolvendo questões

Isso é um estudo ativo, ou seja, é algo que eu estou forçando meu cérebro a trabalhar e fixar aquilo ali que eu preciso aprender.

Tudo aquilo que a gente força nosso cérebro a praticar acaba sendo melhor absorvido, é por isso que muita gente decora o CPF, porque usa ele toda hora como chave pix.

Então com toda certeza o segundo passo que me fez passar direto na OAB foi ter um estudo mais ativo, algo que faz você suar um pouco mais no estudo, mas evita sofrimento lá no dia da prova.

3 – Como EXECUTAR A PROVA da OAB

O terceiro passo que fez toda a diferença na minha aprovação foi saber como executar bem a prova.

É igual eu falei do lance da comida, se você tem os ingredientes e as instruções de como fazer, agora você precisa efetivamente saber como aplicar isso e transformar no prato que você queria.

No caso da OAB, não adianta de nada você só ter toda informação importante na cabeça.

Se você não conseguir passar isso para o papel você vai acabar reprovando do mesmo jeito.

Esse é um problema que atinge muita gente. A pessoa sente que está bem preparava, vai para a prova, se ferra no exame e quando sai da prova sente que conseguiria ter passado se não tivesse vacilado em alguma coisa lá na hora da prova.

Para evitar isso você precisa praticar a execução da prova antes de ir para ela.

Ninguém pula na piscina sem saber nadar querendo aprender no meio do caminho. É loucura fazer isso.

Então, se você vai fazer uma prova como a OAB, você precisa treinar isso ANTES, em casa, para ver se você tem alguma dificuldade com o tempo ou na marcação de questões.

Se você pratica a prova antes em casa você ainda terá tempo para consertar alguma dificuldade sua e evitar que isso te atrapalhe no dia da prova.

Eu mesma simulei a prova como se tivesse lá no dia: reservei 5h, peguei uma prova passada e tentei fazer nesse tempo sem interrupção.

Ali eu já identifiquei algumas coisas que eu poderia melhorar em termo de como marcar a prova e ganhar tempo e eu só identifiquei isso porque eu pratiquei antes.

Então, não inventa de ir para a prova sem nunca tentar fazer ela, pois sem simular a prova antes você acaba abrindo muito espaço para alguma dificuldade te atrapalhar lá na hora mais importante.

Passar na OAB de Primeira

Enfim, já deu para ver que eu fiz um estudo muito diferente do que a maioria das pessoas fazem.

Isso ai que te falei é um pouco do que ensino aqui no site e no meu canal sobre estudo estratégico.

Para mim, se você não tem estratégia você acaba fazendo parte da estratégia da OAB.

Quem tem pouco tempo para estudar e não pode passar o dia todo assistindo aulinhas, precisa ser mais inteligente com o estudo senão não vai conseguir passar.

O tempo é um fator muito importante para passar na OAB e, se você não for estratégico e focar apenas o que tem mais chance de cair, é bem provável que você não vai conseguir estudar a tempo.

A aprovação na OAB tem muito mais a ver com saber o que focar e como estudar, do que engolir conteúdo até cair no sono.

Se você quiser entender um pouco mais sobre a minha forma estratégica de estudar, eu vou deixar um link de uma aula completa de estudo estratégico aqui abaixo.

Fluxo de Preparo Estratégico

Lá na aula você vai entender como muita gente com múltiplas reprovações conseguiu vencer a prova estudando até menos do que tinha estudado antes.

Fico muito grata por você ter me acompanhado até aqui e a gente se vê em outros posts aqui do site, nos vídeos lá do canal do Youtube ou lá na minha aula de preparo estratégico

Até mais!

Aula Gratuita