Se você é Preguiçoso, mas quer PASSAR na PROVA da OAB, VEJA ISSO!

Se você quer estudar para OAB, mas sente que a sua mente está sempre cansado, distraído ou com dificuldade de se concentrar, preste atenção nesse vídeo.

Porque isso provavelmente não é preguiça, não é dificuldade de aprender e 99% das vezes não é TDAH.

O mais provável é que você esteja sofrendo de Brain Rot que é um mal que vem ferrando muita gente que deseja passar na prova da OAB.

Ele é causado pela hiperestimulação do cérebro que fica viciado em dopamina e acaba deixando o estudo para OAB super chato e difícil de fazer.

E neste vídeo eu vou explicar melhor

Método Passe na Ordem
  1. O que é esse Brain Rot que vem tirando a sua vontade de estudar para OAB
  2. Como você pode combater os efeitos disso para conseguir estudar muito melhor
  3. E também vou explicar como deixar o seu estudo muito mais simples, rápido e de uma forma que realmente ajude você a passar na prova da OAB, assim como ajudou essas pessoas aqui.

Então, tudo o que você precisa fazer e focar aqui no vídeo que eu criei com muito carinho, dar aquele like e se inscrever para não perder as próximas dicas que vou postar, bora lá?

O que é o Brain Rot que está te impedindo de passar na OAB?

Bem, o primeiro passo de todos é entender o que é o Brain Rot.

O termo “brain rot” (ou traduzindo: apodrecimento do cérebro) é usado para descrever o colapso do sistema de atenção causado pela hiperestimulação do sistema dopaminérgico, o famoso sistema da dopamina.

Isso acontece porque estamos na era dos vídeos curtos e nosso cérebro vem sendo treinado a ficar nesse ciclo de saltos de atenção de vídeos de 1 minuto.

O efeito disso é que nosso cérebro sente prazer com a novidade que rapidamente acaba e precisa saltar rapidamente para mais um vídeo para sentir aquele prazer novamente.

Então, basicamente nosso cérebro fica viciado nesse loop de assistir um vídeo de alguns segundos e pular para um próximo vídeo, sempre na tentativa de sentir um pouco mais de prazer.

Como o Brain Rot afeta a capacidade e a vontade de estudar para a Prova da OAB

Enfim, o problema disso é que nosso cérebro acaba perdendo essa capacidade de focar em coisas que não funcionam nessa super velocidade e infelizmente o estudo para a OAB é uma dessas coisas.

Então, se hoje você tem dificuldades em sentar e estudar para o Exame da OAB, dá uma conferida no seu tempo de tela no telefone e veja quanto tempo você passa aí no instagram ou tiktok, por exemplo.

Porque muita gente que entra na turma do meu método, vem falar comigo pela mentoria e diz que não tem tempo e nem foco para estudar.

Mas quando faço essa pergunta sobre o tempo de tela e a pessoa vai realmente olhar isso nas estatísticas do celular, ela percebe que passou 3h do dia dela no instagram, tiktok, YouTube, WhatsApp ou qualquer outra rede social.

Método Passe na Ordem

Ou seja, a pessoa TEM tempo, ela só não tinha percebido que esse tempo e o foco dela estava sendo consumido pelo vício de dopamina gerado pelas redes sociais.

O mesmo vício que deixava ela completamente cansada e desmotivada para estudar.

E no caso dessa moça, eu conversei com ela na minha mentoria e traçamos alguns passos para ela reduzir esse tempo de tela e aumentar o foco dela.

Foi a partir daí que ela conseguiu focar no estudo e passou no Exame da OAB.

Então, o primeiro ponto que eu quero que você entenda é que: se a rede social não cobra para você usar ela, é porque VOCÊ é o produto dela e ela não quer que você saia de lá.

Ela quer que você fique ali vendo vídeos e anúncios em um looping infinito, jogando fora o tempo que você teria disponível para estudo.

As redes sociais como Tiktok, Instragram, Facebook e similares estão dispostas a usar TODOS os meios psicológicos para manter você lá, mesmo que isso custe a sua saúde mental e o seu foco para estudar.

E isso que estou te falando aqui não saiu da minha cabeça, há vários estudos científicos que demonstram isso e várias reportagens alertando desse problema também.

Como Combater os efeitos do Brain Rot e estudar melhor para a Prova da OAB?

E aqui surge aquela dúvida: Como a gente faz para recuperar o foco e conseguir voltar a estudar melhor?

1 – Fazer o desmame

O primeiro passo é desmamar o seu cérebro desses estímulos que tiram o seu foco.

Método Passe na Ordem

Uma função que existe no iphone (e tem formas de fazer no android também) é bloquear o uso dos aplicativos depois de alguns minutos.

No meu celular, por exemplo, quando chega em 15min de uso do instagram, aparece um aviso na tela como esse aqui dizendo que eu atingi o limite de uso diário.

Isso ajuda a gente a perceber que estamos passando do limite e vai ajudar muito a desmamar desse vício em ficar vendo conteúdo inútil na rede social ou algum outro conteúdo na internet.

E nas opções você consegue definir qualquer aplicativo, então você vai olhar quais aplicativos do seu telefone têm tomado mais tempo de você e definir um tempo limite de uso no dia.

2 – Definir o tempo de estudo

O segundo passo é definir o seu tempo de estudo.

Muita gente não consegue formar o hábito de estudar porque não tem bem definido quando vai estudar no dia, aí não sente aquela urgência de começar.

Então, se você sabe que todo dia às 9 horas da noite você fez o que tinha que fazer e tem ali 2h para estudar, defina um alarme para você começar o seu estudo nessa hora.

O alarme serve para duas coisas: A primeira é lembrar você do horário, claro. Mas a segunda é despertar aquela sensação de culpa caso você não comece a estudar.

Então, com o alarme você sempre será lembrado que aquele momento ali era para você estar no estudo e criar a dor da culpa de estar se autossabotando caso você não comece a estudar.

3 – Ter um espaço de estudo agradável

E o terceiro passo é tornar o seu espaço de estudo mais agradável.

Se você estuda em um lugar bagunçado ou onde um monte de gente fica passando, realmente vai ser difícil gostar desse momento de estudo e se concentrar. E o objetivo aqui é reduzir esses atritos.

Então, separe um tempo, dá uma arrumada no cantinho que você usa para estudar e deixe tudo que você precisa para o seu estudo bem ali.

Assim você não vai ficar interrompendo seu estudo para pegar algo que você esqueceu e vai ficar mais fácil se concentrar também.

Como começa a GOSTAR DE ESTUDAR para a OAB

“Ok, Rai, mas eu sinto que meu estudo em si é super cansativo, o que eu faço?”

Calma, é aqui que entra a terceira parte que vai tornar o estudo muito mais fácil e tranquilo.

Realmente, se você tem pouco tempo no dia para estudar e você está fazendo aqueles cursos com 20 professores diferentes e centenas de aulas de 1h ou mais, vai ser um lixo estudar.

Mesmo que você esteja morando em uma caverna sem nunca tocar no celular ainda assim estudar pode ser um martírio.

O estudo só vai ser algo prazeroso quando ele fizer sentido para você e não parecer algo completamente impossível de terminar como um curso longo de 1000h/aula.

Se você tem, por exemplo, 2h de estudo no dia e tem uns 90 dias para a prova, você terá no máximo 180h totais de estudo até o exame.

Então, se você faz um curso de 1000h de duração, você só completaria 18% dele até o dia da prova.

E mesmo que você não faça esse cálculo no papel, o seu cérebro percebe isso, ele percebe que é um curso gigante para o tempo que você tem e ele entende que é uma causa perdida estudar.

E aí é claro que seu cérebro vai ficar desmotivado, pois ele sabe que é algo que não vai funcionar.

Então, o terceiro passo é buscar uma forma de estudo bem objetiva que encaixe no tempo que você tem e que faça sentido para você e o seu cérebro.

A Melhor forma de Estudar para a Prova da OAB

No meu caso eu tinha 2h a 3h no dia para estudar e percebi que cursos com aulas longas era uma furada.

Então, eu analisei as provas da OAB, criei uma análise que separava precisamente quais assuntos a OAB tinha mais chances de cobrar no exame e estudei apenas isso, diretamente pela letra da lei e praticando com questões.

O resultado disso foi que estudei super rápido, não me cansei no estudo (porque rapidinho eu cobria minha meta de estudo diário) e ainda assim fui uma das únicas da minha turma a passar de primeira no exame.

E sim, estudando apenas 2 a 3h no dia.

Inclusive esse estudo objetivo assim é algo que todo exame eu ensino para muita gente que também tem pouco tempo para estudar.

E essas pessoas que eu ensino, e que seguem isso, passam no exame com muito mais facilidade.

Lá no meu canal do Youtube tem mais vídeos que falo sobre esse preparo estratégico e que podem ajudar você a montar sua estratégia de estudo assim.

Mas caso você queria já seguir um plano completo e já pronto para aplicar, eu vou deixar o link do meu método aqui abaixo:

Método Passe na Ordem + Mentoria

Ele é um preparo completo para as duas fases da OAB, tem minha mentoria individual por whatsapp, minha análise que separa exatamente o que você precisa estudar, meu banco de questões comentadas e uma IA que explica qualquer artigo da lei.

Fico super feliz que você ficou até o final aqui comigo e espero de coração que tudo o que falei aqui ajude você e ter mais gosto pelo estudo.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse tema ou sobre a prova da OAB, só deixar nos comentários do vídeo que eu respondo.

Até mais!

Método Passe na Ordem