Frequentemente eu recebo perguntas como: “Raiany, posso usar bermuda no dia da prova?”, “Posso usar relógio para gerenciar o tempo?”, “Posso usar minha chinelinha de dedo?”.
E, depois de tanto perguntarem, eu resolvi escrever este post e gravar este vídeo esclarecendo todas essas dúvidas sobre vestuário para que você não tenha nenhum problema lá na prova.
Bora lá?
Sendo bem direta, tanto o seu chinelinho de dedo quanto aquela bermuda que você gosta podem sim fazer parte do que você vai vestir para enfrentar a prova da OAB
Todas as restrições de uso estão previstos lá no EDITAL do exame que você vai fazer e, neste momento que eu estou fazendo este vídeo, a OAB não proíbe o uso de chinela, bermuda, mini saia, crocs, legging, tops, roupas de academia, regatas e assim vai.
Priorize o conforto
Sei que muita gente acha que precisa ir todo formal usando terno e gravata, salto alto ou alguma outra roupa social, mas isso não é verdade.
Na verdade eu indico ir com uma roupa confortável e mais casual para que a roupa não seja um fator de estresse nesse dia.
Mas, claro que nem tudo está liberado em nome do conforto.
É preciso ter um pouco de bom senso também e evitar roupas que deixem o corpo super exposto como biquinis, sungas, cuecas, loungerie ou até mesmo pelado.
No edital não há uma restrição expressa para o uso de apenas roupas de banho ou roupa íntima, mas não é algo socialmente aceito nesse tipo de evento e pode dar problema.
Agora o nudismo vai impedir sim você de prestar o exame além de correr o risco de fazer você ser acusado de cometer atentado ao pudor e ser preso.
Então, vá vestido com uma roupa confortável e discreta e calçado com alguma coisa que você não vai ter problemas.
O que não pode vestir na prova da OAB
Tirando a parte das roupas, que já vimos que o melhor é ir confortável, existem SIM alguns acessórios de vestuário que são proibidos expressamente pela OAB e eles são:
- Chapéus, tocas, bonés, gorros ou qualquer outro item de chapelaria (coisa que você coloca na cabeça),
- Qualquer tipo relógio, smartwatch e pulseira inteligente,
- Fones de ouvido de qualquer tipo,
- Óculos escuros,
Então, caso você vá para a prova usando um desses itens estão proibidos no edital, você vai precisar guardar eles antes do início da prova em um saco lacrado e só vai poder pegar eles novamente quando concluir o seu exame e sair do local de prova.
Ou seja, se você está levando, por exemplo, o seu óculos escuro, seu fone de ouvido, relógio ou boné, saiba que você vai ter que remover tudo isso antes de começar o seu exame.
O que acontece se esquecer tirar os itens proibidos?
“Mas, Raiany, e se eu esquecer de tirar o relógio ou deixar óculos escuro na cabeça, ou a chave do carro no bolso?”
Após o início da prova, se você estiver com algum desses itens proibidos, isso pode ser motivo para você ter a sua prova anulada e ser automaticamente eliminado do exame.
Então é preciso ficar muito atento com tudo aquilo que a OAB declara como PROIBIDO no edital, por isso eu sempre indico para os meus alunos evitarem levar qualquer desses itens proibidos.
Outra coisa que eu sempre indico para os meus alunos do Método Passe na Ordem é dar uma olhada no edital, pois quando a OAB resolve proibir algo no exame, ela vai precisar estabelecer isso previamente no edital da prova, então é sempre útil dar uma olhada, nem que seja bem rapidinha, perto do dia da prova, ok?
Bem, no que diz respeito a roupas e outros itens de vestuário é basicamente isso.
Limitei essa lista a coisas que você “veste”, ou seja, que coloca no corpo, mas existem mais coisas proibidas, então não se esqueça de dar uma olhada no edital para conferir a lista completa.
Então, se você gostou dessa dica ou se ela tirou a sua dúvida, não esquece de dar um joinha no vídeo como agradecimento e se inscrever no canal do Youtube e ativar o sininho para não perder as próximas dicas, ok?
Até mais!