Por que 83% das Pessoas NUNCA vão PASSAR na OAB?

Todo ano que passa eu verifico a taxa de reprovação da Prova da OAB e ela sempre se mantém acima dos 80%.

E nesse vídeo aqui eu quero explicar porque 80% das pessoas nunca vai conseguir passar na Prova da OAB e como você pode EVITAR fazer parte dessa porcentagem que nunca vai passar.

1 – Não entender o jogo que se está jogando

Não tem como negar que a prova da OAB é complicada.

Mas agora depois de ajudar milhares de pessoas a vencer essa prova eu posso dizer com segurança que muita gente não entende o jogo que está jogando.

É como se a pessoa entrasse em um ringue de boxe porque viu alguns vídeos do youtube e acha que está preparada para disputar a luta com um boxeador.

Método Passe na Ordem

Muita gente que vai fazer essa prova cai de paraquedas no exame sem nunca ter treinado uma prova da OAB em casa.

E isso é um erro enorme porque a prova da OAB é um bicho completamente diferente dessas provas que a gente está acostumado na faculdade.

Ela tem questões muito extensas, muitas vezes as questões misturam 2 disciplinas diferentes e a própria estrutura do exame é diferente, pois você tem uma fase toda de marcar e uma outra fase completamente aberta.

Então, é uma estrutura de prova muito diferente daquelas que a gente vê na faculdade, mas muita gente simplesmente faz um curso, não toca em nenhuma prova da OAB antes do exame e acha que vai dar tudo certo.

Sendo assim, a primeira dica que eu dou para você que quer passar na Prova da OAB é: ENTENDA O JOGO ANTES DE JOGAR.

Busque fazer provas passadas da OAB, analise a estrutura das questões, faça algumas dessas questões como se estivesse na prova e busque ler o edital que é basicamente o manual de regras desse exame.

Porque fazendo isso você não vai ter o primeiro contato com essa prova só no dia do seu exame e vai ter mais clareza do nível de estudo que você precisa fazer para subir no ringue e realmente ter uma chance de vencer.

2 – Estudar muito em vez de estudar certo

Outro erro que justifica essa porcentagem assustadora de reprovação é que as pessoas confundem estudar MUITO com estudar BEM.

Não é porque você pegou um cursinho extenso e passou 8 horas do seu dia assistindo aula que você fez um bom preparo, porque muitas vezes você não gravou nada daquilo que viu na aula.

Além disso, não necessariamente esse curso super extenso está tratando aqueles assuntos que realmente têm chance de cair no seu exame.

Método Passe na Ordem

Um estudo inteligente não foca em tentar revisar o curso de direito inteiro em 3 meses, foca em estudar com muita qualidade aquilo que tem real chance de cair na na prova.

E isso é algo que eu falo muito no meu canal do Youtube: se você analisar as provas passadas da OAB, você vai conseguir identificar quais assuntos a OAB gosta de cobrar.

E se você foca sua atenção em estudar esses assuntos, você tem muito mais chance de passar do que alguém que assistiu um curso que tinha 1000 horas de duração.

Porque o seu preparo vai estar 100% focado naquilo que a OAB vem mostrando interesse e tem muita chance de cobrar na sua prova.

E é exatamente por isso que eu consigo ajudar pessoas com 1h a 2h de estudo no dia a vencer essa prova.

Porque no meu método a pessoa tem acesso a uma análise de cada matéria tipo essa aqui que é baseada nas provas passadas e separa com precisão aquilo que a pessoa precisa estudar.

Para você ter ideia, no exame 44, os assuntos 62 das 80 questões da prova estavam presentes nessa minha análise.

Então quem cobriu bem todos os assuntos que estavam na minha análise teria 77% da prova na mão.

E é por isso que uma pessoa que reprovou muitas vezes antes, acaba fazendo um estudo mais estratégico comigo e passando lá no exame com folga.

Então, a minha grande dica para você é: parar de ficar buscando qualquer curso gigante achando que só porque o curso é enorme e tem 200 professores ele vai ser um ótimo preparo para você.

Método Passe na Ordem

Eu sei que na hora do desespero a gente corre para a biblioteca e pega 5 livros da matéria para levar para casa para tentar estudar para a prova no dia seguinte.

Mas não é esse monte de conteúdo que realmente vai ajudar a passar, é ter clareza do que focar no estudo.

E isso você pode ter analisando as provas passadas da OAB, como eu falei, que você encontra de forma gratuita lá no site do exame.

Esse foi um caminho que eu mesma segui para tirar mais de 60 pontos no meu exame.

E é claro que é um caminho que exige atenção e dá trabalho, mas é um trabalho que acaba poupando seu tempo, pois seu estudo será focado só no que realmente importa.

Lógico que se você não quiser fazer uma análise assim e quer seguir uma passo a passo já pronto, aí vale a pena dar uma olhada no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá eu explico como funciona o meu método estratégico que tem essa análise pronta, um preparo completo para as duas fases da OAB e ainda minha mentoria individual durante todo o preparo.

3 – Repetir o erro em vez de ajustar

O terceiro problema que eu vejo que faz muitas pessoas reprovarem na OAB é continuar forçando o mesmo caminho que fez ela reprovar.

Se você fez um determinado curso, foi para a Prova da OAB e tirou uma nota muito abaixo daquilo que você precisava, tem um sinal claro de que alguma coisa precisa mudar.

Seja na sua rotina, seja o curso que você fez, seja a execução da sua prova.

E por mais óbvio que essa ideia de ajuste pareça, a grande maioria das pessoas reprova no exame, guarda a prova na gaveta e se inscreve em um curso idêntico e tenta fazer exatamente o mesmo estudo na esperança de passar.

Mas, seguir a mesma receita que deu errado uma vez normalmente leva a uma nova reprovação.

Então, se você já fez a prova antes e reprovou, saiba que é importante fazer ajustes naquilo que não funcionou para que você realmente tenha a chance de passar.

Se você sente que foi para a prova e não conseguiu executar bem a prova, você precisa treinar mais a execução da prova, em vez de só fazer um curso diferente.

Se você sente que não conseguiu completar o curso que você estava fazendo, é um sinal claro de que você escolheu um curso que não cabia no seu tempo de estudo.

Enfim, o ponto aqui é que reprovar é algo ruim, mas essa reprovação pode servir de guia para entender os ajustes que você precisa fazer para passar.

E eu vejo poucas pessoas utilizando as informações dessa reprovação para poder se preparar melhor e conseguir a aprovação no próximo exame.

Então seja mais analítico com a prova que você reprovou, pois ela com certeza mostra pontos que podem aproximar você da sua aprovação.

Entendendo os pontos que eu trouxe aqui, com certeza você vai conseguir fazer um preparo mais eficiente e tem muita chance de não fazer mais parte dessa porcentagem de pessoas que só reprova no exame.

Porque qualquer pessoa tem a capacidade de vencer essa prova, mas claro que é preciso sair do automático.

É preciso dar cada passo com inteligência e fazendo isso você deixa de fazer parte do cardume de pessoas que só reprova no exame e começa a traçar o seu próprio caminho para passar nessa prova.

Espero que essas dicas tenham ajudado você, e com certeza essas outras dicas do meu canal do Youtube também vão ser de grande ajuda nessa sua jornada, até mais!

Método Passe na Ordem