O que ESTUDAR das 3 MATÉRIAS NOVAS do Exame 38 da OAB?

Sem dúvida a maior novidade no Exame da OAB é esta adição de 3 matérias novas na primeira fase do Exame 38, porém, com esta adição surge aquela dúvida: o que eu devo estudar nessas 3 matérias?

Então, se você vai fazer o Exame 38 da OAB e está com essa dúvida, fica aqui comigo que vamos resolver isso!

3 Novas Matérias no Exame 38 da OAB

Pois é, a OAB resolveu adicionar Direito Previdenciário, Direito Eleitoral e Direito Financeiro na primeira fase da prova, começando pelo Exame 38.

E eu sei que quando essas matérias surgiram nas notícias muita gente começou arrancar os cabelos sem saber o que fazer.

Mas neste post e no vídeo acima eu vou explicar com base em lógica e dados que você não precisa perder a cabeça com essas novas matérias do Exame da OAB.

Método Passe na Ordem

O que Estudar das 3 Matérias Novas do Exame 38 da OAB?

Sendo bem direta com você, antes da primeira fase do Exame 38 da OAB ocorrer é impossível saber o que você deveria priorizar no seu estudo dessas 3 matérias novas.

A verdade é que o conteúdo de direito é muito grande e todo exame que a OAB cria ela precisa priorizar alguns assuntos e deixar muita coisa que a gente viu na faculdade fora do exame.

E a única forma de identificar o que a OAB mais prioriza é analisando as provas passadas.

Quem me acompanha aqui no site e no meu canal do Youtube sabe que eu mantenho uma análise atualizada para os meus alunos onde eu separo com base nas provas passadas tudo aquilo que a OAB mais gosta de cobrar.

Essa imagem é uma versão antiga da análise de Ética que eu estrego para os meus alunos.

E eu faço isso porque o que foi importante para OAB em exames anteriores tem muita chance de continuar sendo importante em provas futuras.

Eu faço isso com todas as matérias, mas resovicolocar essa de ética aqui para ilustrar o meu raciocínio.

Nesta análise eu separo em verde aqueles assuntos que mais aparecerem no exame, depois em azul, amarelo e assim vai até vermelho que são assuntos que caíram menos nos exames, mas ainda tem importância.

E o que não aparece nessa análise, nem merece ser estudado.

Se a gente comparar a análise que eu fiz para o Exame 36 com a minha conferência da prova do Exame 36, os assuntos de 64 das 80 questões da prova estavam na análise.

Método Passe na Ordem

Ou seja 80% da prova estava na análise que eu faço baseada nas provas passadas.

Então essa é a prova clara de que as provas passadas da OAB mostram o que a gente deve priorizar no estudo para outros exames.

Porém, com essas 3 matérias novas não dá para saber o que focar nelas porque a OAB nunca cobrou elas em nenhum exame.

Por isso eu digo que ninguém sabe dizer com precisão o que você deve estudar nessas 3 matérias, porque a OAB pode escolher qualquer assunto dentro dessas disciplinas para cobrar lá na prova.

Quem fala que sabe o que vai cair é puro ACHISMO!

“Mas, Rai, o professor X disse que é 100% de certeza que a OAB vai cobrar tal assunto dessas novas matérias”

Isso não é verdade, pois a não ser que ele tenha um informante dentro da FGV ele não tem certeza de nada.

Eu entendo que o professor pode estar indicando aquilo que ele mesmo acha importante, mas ainda assim é apenas a opinião dele sem base em alguma prova que a OAB já fez.

E estudar apenas pelo achismo de uma pessoa pode acabar fazendo você estudar errado e acabar custando sua aprovação.

O que Estudar para o Exame 38 da OAB

“Mas Rai, então quer dizer que eu não devo estudar essas 3 matérias?”

Não é isso, você até pode estudar essas matérias, mas é preciso ter em mente 2 coisas:

Método Passe na Ordem

Continuam sendo 80 questões na Prova da OAB

A primeira é que apesar da adição dessas 3 matérias a OAB manteve a mesma quantidade 80 questões no exame

Isso significa que para uma questão de uma matéria nova aparecer na prova a OAB precisa retirar uma questão de outra matéria que ela está muito acostumada em cobrar.

Então, é bem provável que essas 3 matérias novas vão ter apenas 1 ou 2 questões de cada na prova.

———-

ATENÇÃO, depois que eu termineir de escrever este artigo a OAB soltou um comunicado oficial confirmando exatamente o que eu falei aqui.

Ou seja, ela confirmou que cada matéria nova vai ter apenas 2 questões no Exame 38 e elas vão substituir 1 questão de administrativo, 1 questão de civil, 1 questão de processo civil, 1 de trabalho, 1 de constitucional e 1 questão de empresarial.

Então todo esse drama que as pessoas estão espalhando por aí, para empurrar um cursinho qualquer como solução não faz sentido nenhum.

————-

Por isso é super importante não esquecer das outras 16 matérias no seu estudo.

Eu falo 16 porque filosofia não vale nunca a pena estudar, então já pode desconsiderar ela no seu estudo.

Ou seja, claro que você pode reservar um tempo do seu preparo para estudar essas 3 matérias novas, mas se você esquecer essas outras 16 matérias, é bem provável que você vai ter problema lá na prova.

Ela vai continuar cobrando o que ela gosta

E o segundo ponto importante é que, dessas 16 matérias você consegue sim identificar o que você deve priorizar por meio de análise das provas passadas.

Então nessas outras matérias você efetivamente consegue saber o que tem mais chance de cair no seu exame, por isso dedicar mais tempo no estudo delas faz muito mais sentido.

Resumindo, realmente teremos 3 novas matérias, mas, além de não sabermos o que focar no estudo delas antes do Exame 38 ocorrer, as outras 16 matérias clássicas ainda são super importantes para fazer um preparo que te leve a aprovação.

Então cuidado com o que você vê por aí, pois tudo o que é novo gera mais atenção e mais propaganda, mas essa novidade não retira a importância de todas as outras matérias que a OAB ama cobrar.

Estudar bem para OAB não tem nada a ver com tentar decorar tudo o que você vê pela frente, tem a ver com saber priorizar o que tem mais chance de ser cobrado de você.

Se hoje eu estivesse estudando para o Exame 38, eu dedicaria muito mais tempo em identificar o que a OAB já mostra que tem interesse em cobrar do que tentando adivinhar o que estudar nessas matérias que ela nunca cobrou antes.

Enfim, espero que essa reflexão aqui ajude você a seguir um estudo mais acertado para conquistar logo a sua carteirinha da OAB.

E caso queira entender mais sobre essa análise que falei aqui é só conferir o link abaixo:

Método Passe na Ordem

Até mais!

Aula Gratuita