Como Funciona a PROVA da OAB 1ª FASE 2023 [GUIA COMPLETO]

A Prova da OAB é dividida em 2 fases e neste vídeo aqui eu quero explicar essa prova da primeira fase da forma mais completa possível,

Principalmente porque em 2023 essa etapa do exame vai sofrer alteração e é super importante você entender bem isso, vamos lá?

Como Funciona a Prova da OAB

Desde 1994 todo bacharel em direito que quiser exercer a advocacia precisa obrigatoriamente passar no Exame de Ordem para ter a carteira profissional.

A prova em si é dividida entre duas etapas que são feitas em datas diferentes.

A primeira fase, que é toda de múltipla escolha (e é a que vamos focar neste artigo aqui) e a segunda fase, que é composta pela peça processual e questões abertas (e que eu pretendo tratar dela em outro vídeo que deixarei o link depois, ok?).

Método Passe na Ordem

Bem, neste artigo aqui eu vou dar todos os detalhes da primeira fase e mais para o final eu vou falar da alteração de 2023 que essa etapa vai ter.

Então a minha dica para você é acompanhar bem certinho a ordem do artigo seguindo do começo para o final que vai ficar bem mais fácil de entender, ok?

Como É a Primeira Fase da OAB

A prova da primeira fase é uma prova objetiva, sempre realizada em um domingo de tarde, e composta totalmente por questões de múltipla escolha.

Ou seja, na primeira fase do Exame da OAB não tem questões abertas para você escrever.

Toda a prova é realizada escolhendo a alternativa certa e marcando ela direto no gabarito (ou folha de respostas, como é oficialmente chamada) que você vai receber junto com a prova (caderno de questões).

No momento que estou escrevendo este artigo a prova tem 80 questões de múltipla escolha, cada uma com 4 alternativas (A, B, C e D) sendo que existirá apenas uma alternativa certa para você escolher.

Quantos pontos precisa para passar na OAB 1ª Fase

E é considerada aprovada na primeira fase aquela pessoa que conseguir acertar pelo menos 50% da prova, ou seja, 40 ou mais das 80 questões do exame.

Uma coisa importante a se lembrar quando estiver fazendo a prova da primeira fase da OAB é que NÃO TEM FATOR DE CORREÇÃO nessa prova.

Ou seja, uma questão errada NÃO anula uma questão certa.

Então aqui já fica uma dica importantíssima para você:

Método Passe na Ordem

Nunca deixe uma questão em branco nessa prova, pois mesmo que você não saiba a resposta, é melhor você chutar e ter 25% de chance de acertar do que deixar em branco e ter zero de chance de ganhar o ponto na questão.

Se você quiser saber mais, aqui neste vídeo eu explico mais sobre como chutar de uma forma mais eficiente, e eu vou deixar o link dele também na descrição.

VÍDEO: Como CHUTAR na PROVA da OAB ✅ [A FORMA CERTA]

Como funciona a prova da 1ª Fase OAB

Lá no dia da prova da 1ª Fase você terá 5h para concluir a prova.

Ou seja, dentro dessas 5 horas você precisa ler todas as 80 questões, encontrar as respostas corretas, chutar as que não sabe e marcar no gabarito.

Sobre esse tempo de prova é importante entender que a OAB não dá qualquer tipo de tempo extra, nem para concluir a prova nem para marcar o gabarito.

Então outra dica importante é que você não espere terminar a prova para marcar as respostas no gabarito.

Sempre que você encontrar uma resposta, já marca lá no gabarito, pois assim você evita entregar a prova sem marcar nada caso acabe o tempo.

Outro ponto super importante sobre a primeira fase é que você tem a escolha de levar o seu caderno de provas para casa com as suas anotações.

O caderno de provas é o documento em que vêm escritas as 80 questões da prova.

Método Passe na Ordem

Mas, para isso, você precisa esperar até a última hora da prova para sair do local de provas.

Ou seja, se sair antes não pode levar o caderno de provas.

Mas aqui fica mais uma dica super importante para você: FIQUE ATÉ A ÚLTIMA HORA DA PROVA PARA PODER LEVAR SEU CADERNO DE PROVA COM VOCÊ.

É extremamente importante fazer isso porque o resultado definitivo da primeira fase demora quase 1 mês para sair.

E se você tem o caderno de prova com a sua marcação anotada, você pode conferir com o gabarito oficial no dia seguinte da prova e saber muito antes se você passou ou não.

Se tiver passado, você vai poder começar antes o seu preparo para a segunda fase e ganhar um tempo muito precioso para sua preparação, entendeu?

Lembrando que só pode fazer a prova da segunda fase quem passar na primeira fase.

Por isso é importante saber o quanto antes se você conseguiu ou não a aprovação na primeira fase para começar o mais rápido possível o estudo para segunda fase.

O que pode levar na prova da 1ª Fase OAB

Outro ponto importante é que você não pode levar para a prova da primeira fase nenhum material de consulta, nem mesmo o seu Vade Mecum.

Você só vai poder levar o seu documento de identidade e uma caneta esferográfica de corpo transparente com tinta preta ou azul (estilo BIC), e nada mais do que isso.

É sério, no máximo você vai poder levar mais uma garrafa transparente de água e um lanchinho.

Mas em relação a material para realizar a prova é só a caneta.

Ou seja, você não pode levar nem lápis nem borracha.

Inclusive, se você quiser saber com mais detalhes sobre o que você pode ou não levar lá no dia da prova, veja este vídeo aqui que eu explico tudo bem certinho e que também eu vou deixar o link na descrição.

VÍDEO: O que PODE levar para a Prova da OAB? ✅ 1ª e 2ª FASE

Mudanças na 1ª Fase OAB 2023

Bem, agora que dei os principais pontos da primeira fase é importante ficar esperto com uma grande alteração que ocorre em 2023.

Na primeira fase do exame da OAB eram cobradas 17 disciplinas:

  • Ética,
  • Constitucional,
  • Civil,
  • Processo Civil,
  • Administrativo,
  • Penal,
  • Processo Penal,
  • Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Tributário,
  • Empresarial,
  • Filosofia (nem perca tempo com essa),
  • Direitos Humanos,
  • Internacional,
  • Ambiental,
  • ECA e
  • Consumidor;

No Exame 37, que também ocorre em 2023, foram cobradas essas 17 matérias aí.

Porém, a partir do Exame 38, que acontece no meio de 2023, mais 3 matérias novas serão adicionadas a essa lista:

  • Direito Previdenciário,
  • Direito Eleitoral e
  • Direito Financeiro;

Então são 3 matérias novas para colocar na conta de quem vai enfrentar o exame 38 ou algum exame depois dele.

Lembrando que tudo o que falei aqui ou qualquer outro detalhe sobre o exame que você vai prestar, você consegue conferir consultando o edital do exame.

O edital é basicamente um manual da prova, então todas as regras e informações importantes sobre o exame precisam estar presentes lá.

Por isso ele é uma ferramenta importante para você se informar sobre o exame que você vai fazer.

Acessando o site do Exame da OAB você vai conseguir ter acesso ao arquivo do edital do exame atual e dos exames passados também.

Se você não encontrar o edital do exame que você quer fazer, é porque ele só é publicado próximo da abertura das inscrições.

Por isso se inscreve lá no meu canal do Youtube que eu sempre aviso quando uma novidade aparece.

Lá no site de inscrição do Exame da OAB você também vai conseguir baixar as provas dos exames passados.

Então também vale a pena dar uma investigada e olhar de perto como são os enunciados das questões e também as alternativas para você não ir para prova sem nunca ter visto como ela é, ok?

Quem pode fazer a prova da OAB

Lembrando que, só pode fazer a prova da OAB quem já tem o diploma do curso de Direito ou está nos últimos 2 semestres do curso.

Eu já falei bem detalhadamente sobre quem pode ou não pode realizar o Exame da OAB nesse vídeo aqui, então se você ainda tem dúvidas, dá uma olhada lá.

VÍDEO: QUEM PODE FAZER A PROVA DA OAB? 🤨(Será que você pode?)

Bem, se você vai fazer o exame da OAB é importante ficar atento ao que falei aqui e também fazer um estudo estratégico para não sofrer com as altas taxas de reprovações.

Lá no meu canal do Youtube eu falo muito sobre estudo estratégico para OAB.

E se você quer estudar de forma mais inteligente, eu criei uma aula onde eu falo sobre o método de estudo que leva à aprovação.

Para acessar esta aula é só clicar no link que eu vou deixar aqui embaixo.

Método Passe na Ordem

Espero de coração que você tenha gostado do artigo e a gente se vê em outros artigos aqui do site, lá no meu canal do Youtube ou lá na minha aula completa de estudo estratégico.

Até mais!

Aula Gratuita

Sobre o autor