A verdade é que existe uma quantidade gigante de cursos para OAB por aí, mas é justamente por ter muitos cursos que sempre surge aquela dúvida de qual seria a melhor escolha.
Muita gente escolhe um curso para a prova da OAB como se estivesse pegando uma Coca-Cola no mercado, sem refletir muito sobre a escolha.
Mas quando a gente fala de cursos para OAB é super importante levar em conta alguns fatores que eu não vejo ninguém falando por aí, mas que podem ser a diferença entre fazer um bom preparo e fazer um péssimo preparo.
E neste vídeo aqui eu quero ajudar você a identificar o melhor curso de 2023 para você fazer um ótimo preparo para a Prova da OAB, bora lá?
Curso OAB Primeira Fase
Bem, sendo direta, não existe esse curso divino que simplesmente é perfeito para qualquer tipo de pessoa.
A escolha do curso para a OAB é como escolher um tênis, tem gente que calça 41, outros calçam 36 e se você faz uma escolha cega sem analisar alguns fatores o curso pode mais atrapalhar do que te ajudar na preparação.
Então, é sim possível encontrar um curso perfeito para você, mas o melhor curso para você não necessariamente vai ser o melhor curso para outra pessoa.
E o motivo disso é o TEMPO.
Se você tem 10h por dia para estudar e um amigo seu tem 1h por dia para estudar e vocês fizerem o mesmo curso cheio de aulas longas, com toda certeza o seu amigo vai conseguir estudar menos que você até o dia da prova.
Isso acontece porque ele tem menos tempo no dia para estudar do que você.
Então, o grande fator que você precisa ter em mente na hora de escolher qual curso fazer para a OAB é o tempo.
Porque não adianta nada você se inscrever em um curso de 1200h de conteúdo que todos indicam se você tem apenas umas 2h a 3h por dia para estudar.
Porque você não vai conseguir fazer um bom preparo até o dia da prova com ele.
Isso foi exatamente o que aconteceu comigo.
Curso para Passar na OAB
Quando eu decidi fazer a prova da OAB eu ainda estava terminando a faculdade, tinha várias provas para fazer, tinha a monografia, tinha o estágio e aí sobrava pouquíssimo tempo para estudar.
E naquela época toda minha turma estava escolhendo um cursinho famoso de 1200h de duração para fazer.
Porém, eu estava há 90 dias da prova. E se a gente fizer um cálculo básico aqui você vai entender o problema disso.
Se você dividir 1200h de aulas gravadas por 90 dias, daria mais de 13h de estudo todo santo dia para completar 100% do curso a tempo.
Ou seja, eu, que tinha no máximo 3h por dia, se seguisse esse cursinho de 1200h, eu ia conseguir assistir apenas 270h do curso, o que não dá nem 25% de tudo que tinha que estudar até o dia da prova.
Então não precisa ser muito esperto para perceber que eu iria fazer um péssimo preparo e teria uma chance enorme de reprovar porque 75% do conteúdo eu não iria conseguir estudar com o tempo que eu tinha disponível.
Então, a grande tarefa para definir qual curso fazer não é perguntar para um amigo ou escolher o curso que aparece primeiro no Google ou em algum anúncio.
A principal tarefa é identificar quanto tempo realmente você tem para estudar, quantas horas aquele determinado curso que você está de olho tem e se isso encaixaria na sua realidade.
Se, por exemplo, você tem umas 2h a 3h por dia, esses cursinhos aí de 1200h de conteúdo vão acabar ferrando você, pois é provável que você não chegue nem na metade do curso até a data da sua prova.
E aí vai surgir aquela famosa sensação de que você estudou muito, mas lá na hora da prova parece que você não estudou nada que foi cobrado de você.
Já sentiu algo assim? Já foi para prova achando que tinha estudado muito e não conseguiu responder bem a prova?
Agora se você tiver certeza absoluta que tem umas 10h por dia para estudar, e pode começar o seu estudo com uns 90 dias da prova, aí um curso de 800h caberia na sua realidade com uma folga, entendeu?
Como Estudar para 1ª Fase OAB
“E Raiany, o que você fez então com o pouco tempo que você tinha?”
Quando eu percebi que um curso desses de 1200h não funcionaria para minha realidade, eu resolvi fazer o meu estudo sozinha de uma forma mais estratégica e que coubesse nas minhas 3h que eu tinha para estudar.
Então anota isso: eu não tentei comprometer toda minha vida para arranjar 10h por dia para estudar.
Eu procurei formas de encaixar o estudo na minha realidade e é isso que as pessoas com pouco tempo precisam fazer para ter chance de passar.
No meu estudo eu percebi que, na primeira fase, a OAB não ia conseguir cobrar de mim todos os 5 anos do curso de direito.
Ela ia ter que selecionar alguns assuntos para fazer as 80 questões e deixar muita coisa que ela listou no edital de fora.
Então o que eu fiz foi tentar identificar quais assuntos eram esses que a OAB dava mais prioridade e eu fiz isso analisando pelo menos umas 10 provas passadas da OAB.
Com isso ficou mais claro o que eu tinha que estudar e o que eu deveria eliminar do meu caminho.
Depois, eu estudei diretamente pela lei seca para economizar ainda mais tempo e pratiquei bastante com questões para fixar e revisar os assuntos estudados.
Essa estratégia que eu criei encaixou certinho nas minhas 3h de estudo porque eu não estava tentando cobrir todo o curso de direito em 3 meses igual esses cursos gigantes fazem.
Para você ter ideia, até alguns assuntos de ética eu acabei não estudando porque identifiquei que a OAB nunca tinha mostrado interesse antes.
Tendo esse estudo mais seletivo e eliminando muito conteúdo inútil, eu consegui cobrir tudo aquilo que eu identifiquei que realmente precisava estudar dentro dos 3 meses até a prova.
Resultado? Consegui minha aprovação logo de primeira estudando exatamente com o pouco tempo que eu tinha disponível.
E eu acabei sendo uma das 3 pessoas da minha turma que conseguiu passar.
Então a grande maioria da turma que não calculou bem o tempo e fez um curso imenso acabou caindo na cilada do tempo que te mostrei aqui e reprovando no exame.
Inclusive hoje eu ajudo centenas de pessoas a estudar de forma mais eficiente e vencer essa prova.
Então se você também quer fazer um estudo mais objetivo focando apenas no que a OAB realmente tem chance de cobrar, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui abaixo.
Melhor Curso OAB
Então, o que eu quero que você entenda neste artigo é que o MELHOR curso para o seu colega de faculdade não necessariamente é o melhor curso para você.
Não caia no golpe dessas propagandas de cursinho.
Olhe com atenção antes para saber se aquele curso realmente cabe na sua realidade, pois senão você só vai estar pagando uma coisa que não vai conseguir usar.
As pessoas são diferentes, tem rotinas diferentes e tempo diferente para estudar.
Tem gente que tem 10, 12h por dia para ficar ali grudado em um curso.
Já tem outras pessoas que vão sofrer para ter umas 3h horas no dia. Então é óbvio que essas pessoas precisam traçar caminhos diferentes de preparo.
Por isso é super importante que você fique atento ao tempo que você tem disponível para estudar e a quantidade de horas de aulas que o cursinho tem.
No meu caso eu acabei começando o meu estudo com 90 dias para a prova, mas se você começar na época da inscrição do exame, por exemplo, você vai ver que vai ter uns 70 dias até a prova da primeira fase, então acabam sendo menos dias do que eu tive para estudar.
E é justamente por isso que é preciso ficar atento ao tempo que você tem para estudar.
Se você quiser saber mais sobre essa forma de estudo estratégico que me fez ser aprovada de primeira estudando menos tempo, saiba que eu transformei essa estratégia em um Método que agora ajuda centenas de pessoas iguais a mim.
Para conhecer meu método estratégico de preparo para OAB é só acessar o link abaixo que lá tem todos os detalhes, ok?
Bem, espero de coração que essa dica tenha ajudado você e a gente se vê em outros vídeos lá no meu canal do Youtube ou talvez até lá na minha turma focando no preparo para OAB.
Desejo tudo de bom para você, e até a próxima!