Por que INTENSIVO OAB 1ª FASE é uma CILADA?

É muito comum as pessoas me perguntarem sobre intensivões para a primeira fase da OAB e aqui neste vídeo eu vou provar para você porque para mim eles são terríveis e como você pude usar muito melhor o seu tempo para realmente aumentar suas chances de passar prova da OAB.

Bora lá?

Eu sei que esses intensivões são algo muito comum, mas não é porque muita gente segue isso que é a melhor forma de se preparar quando se está próximo da prova da primeira fase da OAB.

E aqui nesta dica eu vou mostrar para você todos os problemas por trás dos intensivos que ninguém fala e também como você pode estudar muito melhor seguindo uma estratégia muito simples de aplicar.

Intensivo para Primeira Fase OAB?

O primeiro grande problema que ninguém para pra pensar é o conteúdo tratado ali no intensivão focado na primeira fase.

Método Passe na Ordem

Eu sei que a ideia deles é reunir tudo o que é importante para a sua prova da primeira fase, certo?

Mas quem disse que aquilo que o professor está passando para você realmente é importante para sua prova?

Todos os intensivos, sejam eles pagos ou gratuitos, são feitos por empresas que tem cursos super longos para OAB, não é? E se você for ver, a grande maioria desses cursos tem uma média de carga horária de 800h até 1500h de conteúdo gravado.

Ou seja, o que sustenta essas empresas são esses cursos longos e normalmente bem caros.

Então, você acha mesmo que um professor de um curso gigante desses iria entregar em um intensivão apenas aquilo que você precisa para a prova? Claro que não!

Por que você pagaria o curso gigantesco se você vai ter tudo o que precisa no intensivão de 4h? Seria melhor pagar só o intensivão ou assistir ele gratuito no youtube, certo?

Você já tinha parado para pensar nisso?

Ou seja, todos esses intensivões apenas cobrem de forma geral aquilo que eles ensinam nas aulas intermináveis do curso e não necessariamente apenas aquilo que realmente tem chance de ser cobrado de você na prova.

Intesivão OAB vale a pena?

Eu sempre faço análises das provas da OAB para identificar aquilo que ela gosta mais de cobrar para poder passsar para os alunos do meu método estratégico de preparo para a prova da OAB, então eu sei o que ela geralmente gosta de cobrar na prova.

Um dia desses, eu resolvi perder 4 horas da minha vida e assistir um intensivão de processo civil no youtube. E olha só… depois de assistir tudo isso e perder a minha tarde, o cara citou apenas 2 assuntos que batiam com a minha análise.

Método Passe na Ordem

Ou seja, de 4 horas de intensivão foram úteis no máximo 10 minutos, o resto era apenas lixo que não tinha quase nenhuma chance de aparecer na prova.

“Mas Raiany, como você tem certeza para dizer isso?”

Simples, a OAB não consegue cobrar todo o curso de direito em 80 questões.

Sendo assim ela tem que priorizar algumas coisas e deixar muito conteúdo de fora da prova e analisando as provas passadas você consegue ter uma clareza do que ela realmente gosta de cobrar e também daquilo que você não precisa estudar.

É Preciso Estratégia para Passar no Exame da OAB

Quando eu estava me preparando para OAB, eu não tinha 12h por dia para fazer um curso gigante nem para ficar a tarde toda assistindo algum intensivo.

Então eu percebi que a única forma de estudar com o tempo que eu tinha era sabendo no que focar.

Foi aí que eu decidi fazer uma análise minuciosa das provas passadas da OAB e acabei criando uma lista de probabilidade dos assuntos que tinham mais chance de cair novamente na minha prova.

Essa aqui é uma foto de uma versão antiga dessa análise:

Em verde eu deixei os assuntos que eram muito frequentes nas provas e fui descendo em escala de cor de acordo com a frequência que os assuntos apareciam nas provas.

Eu fiz isso porque eu comecei estudando os assuntos mais importantes antes dos menos importantes, entendeu?

Método Passe na Ordem

Para você ter ideia, depois de analisar essas provas eu percebi que muita coisa que eu vi na faculdade, e que ensinam nesses cursos e intensivos, nunca era cobrada na prova da OAB.

Inclusive ética, que todo mundo fala para estudar 100%, tinha vários assuntos que nunca tinham aparecido no exame.

Então, eu foquei minha atenção em estudar apenas o que separei na análise e deu super certo porque ela bateu com 66 questões de 80 da minha prova.

Ou seja, estudando apenas o que eu separei eu sabia o suficiente para acertar 66 questões da Prova da OAB.

Por isso eu sei que esse intensivão de processo civil que eu assisti outro dia era inútil, pois a grande maioria dos assuntos que ele falou não tinham quase chance nenhuma de apareceram na prova porque a OAB nunca tinha dado bola para eles antes.

Então, muito cuidado com esses aulões intensivos!

Reta Final OAB

Eu sei que você deve estar naquela agonia gigante de tentar cobrir o máximo de conteúdo até a prova, mas não adianta nada maratonar uma aula de japonês se você vai viajar para a alemanha, não é?

E acontece a mesma coisa com a prova da OAB

Antes de sair assistindo tudo quanto é aula por aí, você precisa perneirar o que realmente é útil para você e o seu estudo.

As provas passadas vão ser o melhor mapa para você idenficar o que realmente você precisa estudar. E sabendo o que estudar fica muito mais fácil desviar de aulas inúteis e assim fazer realmente um estudo que ajude você a vencer essa prova.

“Mas, Raiany, eu não quero analisar provas passadas, eu estou sem tempo e paciência para isso, o que eu faço?”

Essa análise que eu mostrei faz parte do que entrego no meu método de estudo estratégico, o Método Passe na Ordem, então se você quiser pular essa etapa de análise e já pegar um passo a passo bem direto, dá uma conferida nesse link abaixo e veja se o meu método faz sentido para você, ok?

Método Passe na Ordem

Intensivo para OAB é Perda de Tempo

Já o segundo grande problema que eu vejo nesses intensivos é relacionado a absorção de informação.

Sério, do que adianta assistir algo se você não vai lembrar nada depois?

Eu acho que você já deve ter percebido que todos esses intensivos tem de 2h até 4h, 5h de duração.

E por mais que isso pareça uma vantagem, já que o professor TEORICAMENTE está condensando tudo o que você precisa estudar, isso na verdade acaba sendo apenas uma falsa impressão de que realmente você está progredindo no seu estudo.

Depois de 1 Hora já era!

“Tem certeza disso, Raiany?”

A prova disso não está no direito, mas na ciência.

Hermman Ebbinghaus é um pesquisador da área da memória e ele tem várias pesquisas sobre o quanto nós retemos a informação em nosso cérebro e também quanto conseguimos manter nossa atenção em algo.

Segundo as pesquisas dele, nosso nível de atenção em algo passivo, ou seja, algo que estamos só assistindo, como uma aula intensiva por vídeo, cai consideravelmente após apenas 1h.

Depois dessa primeira hora, o nível de atenção que você tem ali da primeira para a segunda hora de aula cai 46%.

E da segunda para a terceira hora do intensivão, sua atenção cai mais 32%.

Ou seja, na metade de um intensivão longo desses você só vai estar aprendendo 22% do que é ensinado, então praticamente não vai estar mais absorvendo porcaria nenhuma daquilo que você está assistindo.

Se você já sentiu isso em algum intensivão desses?

É Preciso Agir!

Isso acontece porque nosso cérebro precisa de ação para realmente manter a atenção.

Quando você está jogando bola ou andando de bicicleta, por exemplo, você consegue manter o foco por mais tempo porque está agindo ativamente e não bocejando enquanto enquanto olha de forma passiva para uma tela.

Então esse formato de aulas longas onde você fica ali parado com sono enquanto assiste alguém falando algo por horas e horas sem descanso é uma verdadeira porcaria.

Porque você fica com a sensação de que estudou muito, mas acaba não absorvendo a informação.

E o resultado disso? A pessoa vai para a prova, lê a questão, sente que já viu algo sobre aquele assunto, mas não consegue lembrar o suficiente para responder a questão e acaba reprovando.

Fuja dos Intesivões para a OAB!

No meu preparo para OAB eu não assisti nenhuma aulinha de cursinho de matérias ou intensivões.

E o motivo é simples, sabendo o que estudar (por causa da análise que eu fiz) eu não precisei gastar meu tempo com alguém explicando a LEI para mim.

Se você parar para pensar, qual o papel de um professor de cursinhos ou intensivões assim?

Ele basicamente leu a lei seca em 10 minutos e está ali explicando com as palavras dele aquilo que ele interpretou e transformou em uma aula enorme de 45 minutos ou em um intensivão de 4h.

Ou seja, 10 minutos de leitura viraram 45 minutos de aula.

Então coloca isso na sua cabeça: A prova da OAB não é baseada na aula de professor nenhum.

A prova da OAB é criada 100% em cima da LEI SECA.

A Lei Seca É Seu Melhor Material

Se você sabe o que estudar, você não precisa de alguém gastando seu precioso tempo para explicar a LEI SECA para você, pois você pode estudar você mesmo direto por ela.

Fazendo isso você vai estar economizando tempo (já que vai conseguir cobrir os assuntos muito mais rápido do que assistindo a uma aula) e também vai estar fazendo um estudo ativo.

E é como eu já disse, estudo ativo é algo que exige trabalho do seu cérebro, e por isso faz você conseguir manter sua atenção por mais tempo além de gravar muito melhor a informação.

Se você me acompanhou até aqui, já deu para entender que não necessariamente você vai estar ganhando muita coisa assistindo um intensivão desses aí.

É preciso entender que não podemos assumir as coisas como verdade apenas porque parece que todo mundo está fazendo a mesma coisa errada.

Lembre-se que a OAB reprova mais de 80% das pessoas, então, se todo mundo está fazendo a mesma coisa e mesmo assim 80% reprova, que dizer que tem alguma coisa errada com o que todo mundo faz.

Siga uma Estratégia para Vencer o Exame de Ordem

Aqui eu provei para você que o que eu estou falando faz sentido, mas pesquise também e confirme por você mesmo tudo o que disse.

Para mim o mais importante dessa dica é que você entenda que a sua aprovação está mais ligada a saber O QUE estudar e COMO estudar bem no tempo que você tem do que tentar acumular qualquer conteúdo de direito igual um doido por meio de intensivoes.

Se você não sabe como fazer uma boa análise das prova ou não faz ideia de como fazer um estudo mais estratégico, veja outros vídeos no meu canal do Youtbube ou assista essa aula onde eu explico melhor sobre como fazer um estudo estratégico: Fluxo de Preparo Estratégico.

No Método Passe na Ordem, todos os anos, eu ajudo centenas de pessoas a passar e a maioria são pessoas iguais a mim, que não tinham muito tempo e que não querem sofrer com reprovações.

Espero de coração que esta dica tenha ajudado você a olhar o seu preparo de uma forma diferente e que isso ajude você a conquistar logo a sua aprovação.

A gente se vê em outras dicas aqui no site ou lá na minha turma do meu método, até mais!

Aula Gratuita