Estudar para OAB 2024 ūüéĮ TUDO o que Voc√™ PRECISA Saber

A realidade é que poucas pessoas fazem um planejamento de como vão fazer o estudo para OAB.

A grande maioria compra um cursinho qualquer e assiste às aulas até o dia da prova.

Porém a OAB reprova cerca de 80% das pessoas que se inscrevem no exame, então para obter um bom resultado lá na prova, é preciso ficar atento a algumas coisas que pouca gente para para prestar atenção.

E neste vídeo, vou apresentar os cinco principais pontos que devem fazer parte do seu estudo para a OAB para realmente ter mais chances de vencer essa prova, ok?

1 РMotivação para Estudar para a OAB:

O primeiro e mais importante aspecto para passar na OAB é a motivação.

Método Passe na Ordem

Poucas pessoas pensam nisso ao iniciar o estudo, mas não tem como negar que não dá para fazer um bom preparo se você estiver desanimado e sem energia.

Mas quando eu falo de motivação, eu estou falando de ter claro um PORQUÊ de você querer ser aprovado, ou seja o que realmente move você em querer passar nessa prova da OAB.

No meu caso, por exemplo, a aprovação não tinha nada a ver com ser advogada.

A aprovação ia me permitir advogar e, ao advogar, eu iria conquistar uma coisa que eu sonhava desde criança que era viajar para Europa.

Ent√£o, na hora que eu me fiz as perguntas:

  • Por que eu realmente quero passar na OAB?
  • O que essa aprova√ß√£o pode trazer para minha vida?

Foram nas viagens que eu poderia fazer que me deram a motivação para seguir em frente.

E j√° aviso que n√£o vale o motivo “para ganhar dinheiro” porque dinheiro √© um facilitador ou uma forma de se alcan√ßar as nossas metas e n√£o uma meta em si.

Então, se você realmente quer começar bem o seu estudo, eu realmente indico que você responda agora essas 2 perguntas aqui:

  1. Por que você quer passar na OAB?
  2. O que essa aprovação pode trazer para a sua vida?

Pense com carinho e se quiser pode compartilhar sua resposta nos comentários do vídeo lá no youtube porque eu sempre leio e tento responder, ok?

Eu sei que pode até parecer um tópico que dá para pular, mas é a motivação vai te ajudar a enfrentar os momentos difíceis no estudo e justificar todo o esforço dedicado a essa missão.

Método Passe na Ordem

E responder essas 2 perguntinhas vai te ajudar a encontrar este motivo.

Caso queira um passo a passo para encontrar a sua motiva√ß√£o e superar esses momentos de des√Ęnimo que acontecem durante o estudo, d√° um olhada nesse v√≠deo aqui que eu fiz exatamente sobre isso. Tenho certeza que vai ajudar muito.

V√ćDEO: Como tive MOTIVA√á√ÉO para PASSAR na OAB? [3 PASSOS SIMPLES]
ARTIGO: Como tive MOTIVAÇÃO para PASSAR na OAB? [3 PASSOS SIMPLES]

2 РEstratégia para Estudar para OAB

A segunda peça fundamental para o seu estudo para OAB é ter estratégia.

Por maior que seja sua motivação, não vai adiantar nada usar uma pá para tentar cortar uma árvore grossa, você precisa ter alguma estratégia para fazer isso acontecer.

A estratégia é algo presente em qualquer projeto que foque o sucesso, inclusive a aprovação na prova da OAB.

Não existe vitória sem planejar antes e é incrível como muita gente que começa a estudar para OAB simplesmente se inscreve em algum curso sem analisar e ter alguma estratégia de estudo.

Eu, por exemplo, tinha umas 2h a 3h por dia para estudar para OAB.

Na época que eu estava querendo passar na OAB todo mundo da minha turma estava fazendo um cursinho enorme de 1200h de aulas.

Mas antes de pensar em fazer um cursinho assim, eu dividi as 1200h de duração do curso pelos 90 dias que tinha até a prova.

Método Passe na Ordem

Foi aí eu percebi que eu teria que estudar mais de 13h por dia para completar o cursinho a tempo.

Ou seja, quem tinha o dia todo livre até poderia fazer bom proveito do curso, mas no meu caso ia ser um tiro no pé.

Foi graças a esse cálculo que eu percebi que eu tinha que fazer um estudo diferente, um estudo mais focado no que a OAB tinha mais chance de cobrar e que realmente coubesse no pouco tempo que eu tinha para estudar.

Então estudar bem para OAB não tem nada a ver com assistir aulas até cair no sono sem saber se você vai conseguir completar tudo a tempo.

Estudar para bem para a OAB é saber o que priorizar no seu estudo e estudar isso da forma mais focada possível sempre levando em conta o tempo disponível que você tem.

Aqui no site e lá no meu canal do Youtube eu sempre falo que as provas passadas da OAB são uma ótima forma de identificar aquilo que a OAB dá mais valor, porque o que foi importante em uma prova tem muita chance de continuar sendo importante nas provas seguintes também.

Isso √© t√£o verdade que a an√°lise que forne√ßo para os meus alunos tem base nas √ļltimas 10 provas da OAB e no Exame 38, por exemplo, os assuntos de 61 das 80 quest√Ķes da prova estavam l√° na an√°lise.

Ou seja, analisando as provas passadas, que qualquer pessoa tem acesso, eu consegui separar 73% daquilo que foi cobrado neste exame.

Então, olhe com mais carinho as provas passadas, pois elas vão ser justamente este guia para você identificar o que deve focar, ok?

Claro que, se você não quer fazer uma análise assim do zero, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

L√° tem mais informa√ß√Ķes do meu m√©todo de preparo estrat√©gico onde voc√™ tem acesso a minha an√°lise pronta e atualizada e tamb√©m √†s aulas que ensinam cada passinho desse estudo eficiente para o exame, ok?

3 – Tempo de Estudo para Prova da OAB

A terceira peça importante é aprender a lidar com o tempo.

Como eu falei na dica anterior, você tem que fazer bom uso do seu tempo, porque todos nós temos 24h no dia e não tem como fugir disso.

Se você tem uma rotina muito corrida e sobra apenas 2h no dia para estudar, você não pode tentar estudar como alguém que tem o dia inteiro para estudar porque vocês não vão cobrir a mesma quantidade de matéria até o dia da prova.

Então, sempre fique de olho na carga horária do curso que você quer fazer, pois um curso muito extenso pode acabar mais atrapalhando do que ajudando.

Por exemplo: se você está a 90 dias da prova e o curso tem 600h de duração, serão necessárias quase 7 horas diárias para cobrir todo o curso.

Então se você tem umas 2 a 3h no dia, quer dizer que você precisa buscar uma outra opção, entendeu?

No pouco tempo que eu tinha, eu foquei em estudar apenas o que identifiquei que a OAB tinha mais chance de cobrar e eliminei muito lixo do meu preparo.

Ou seja foi sabendo o que priorizar que eu otimizei o meu tempo de estudo.

A grande chave aqui é você não tentar bater de frente com o tempo porque ele vai sempre vencer.

√Č preciso identificar o seu tempo livre para o estudo e pensar de forma estrat√©gica para voc√™ fazer o melhor uso desse tempo at√© a prova.

E se você tem poucas horas no dia para estudar, como era o meu caso, dá uma conferida no link que eu vou deixar aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá tem todos os detalhes da estratégia que eu mesma usei para passar estudando 2 a 3h no dia, ok?

4 – Compromisso com o Estudo para a OAB

A quarta peça de um bom estudo é ter compromisso.

Eu sei que parece algo bobo, mas estudar sem compromisso é como ir na academia e querer que o personal trainer malhe no seu lugar enquanto você espera comendo um açaí, entende?

N√£o tem como isso dar certo.

O preparo para OAB é como uma escadinha, você precisa ter compromisso e dar cada passo para chegar no resultado.

N√£o d√° para fechar os olhos e torcer para aparecer no √ļltimo andar, √© preciso dar cada passo no estudo e s√£o justamente esses passos que v√£o aumentar muito a sua chance de passar.

Então, o compromisso é algo que precisa existir para vencer essa prova.

E se ele não existe, talvez a motivação da qual eu falei lá no começo, não esteja tão clara assim.

Enfim, se você vem enrolando para estudar, saiba que a enrolação já é o pior resultado, pois ela acaba dando a falsa ideia de que você está conseguindo evitar algo complicado quando na verdade ela está é mantendo você naquela situação ruim por muito mais tempo.

As pessoas que evitam enfrentar logo a prova da OAB acabam mantendo esse monstro vivo por muito mais tempo do que seria necess√°rio, entende?

Então trabalhe o primeiro ponto da motivação e estabeleça uma disciplina no seu estudo, pois sem esse compromisso vai ser muito difícil fazer um bom estudo, ok?

5 – Material Atualizado para Prova da OAB

Por √ļltimo e tamb√©m super importante √© o material que voc√™ vai usar para estudar

Não adianta nada seguir todos os passos que eu falei até aqui e fazer uso de um Vade Mecum de 2015 ou assistindo aulas de 3 anos atrás no youtube.

Você fez direito, então você sabe como o direito muda toda hora e a OAB adora cobrar novidades na prova, então certifique-se que o material que você está seguindo realmente está bem atualizado.

Eu falo isso porque, volta e meia, me aparecem pessoas falando que tem um Vade Mecum de 1, 2, até 5 anos atrás e perguntando se pode usar para estudar para a OAB.

E a resposta é NÃO!

Se voc√™ realmente quer ser aprovado na OAB, mas seu Vade Mecum n√£o √© desse semestre, voc√™ tem 2 op√ß√Ķes, uma paga e outra gratuita.

A opção paga é comprar um Vade Mecum novo e atualizado.

Mas não invente de comprar Vade Mecum em promoção que isso quer dizer que eles estão tentando desovar para vir uma edição mais nova (triste, mas essa é a realidade).

A opção gratuita é estudar através no site do Planalto, pois lá as leis e códigos são mantidas 100% atualizas pelo próprio governo.

Mas independente da forma de estudo que você for seguir, é super importante ter certeza que você está seguindo algo que realmente está em dia, ok?

Seguindo esses passos que eu te mostrei eu tenho certeza que você terá muito mais chance de vencer essa prova.

E se quiser minha ajuda para estudar apenas o que importa de forma bem estratégica, dá uma conferida no link que deixei aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá tem todos os detalhes do meu método que tem ajudado centenas de pessoas a passar estudando menos e de forma mais inteligente.

Agradeço muito por ter me acompanhado até aqui e espero de coração que pelo menos uma dessas dicas melhore ainda mais o seu estudo.

E a gente se vê em outras dicas aqui no site, lá no meu canal do Youtube ou quem sabe lá na minha turma.

Até mais!

Aula Gratuita