Já faz alguns anos que tenho notado uma tendência da OAB, que tem inclusive aumentado as reprovações das pessoas nessa prova.
E para ser sincera com você, você precisa entender essa nova realidade da Prova da OAB se você realmente quer vencer esse exame e tirar sua carteira.
Porque é algo que eu sempre falo no meu canal do Youtube: quem age no automático sem analisar as coisas acaba virando um pagador de boleto que só reprova no exame.
Mas o meu foco é ajudar as pessoas a conquistar a própria carteira da OAB.
E para que isso aconteça é importante a gente ficar atendo em como a OAB vem se comportando com relação ao Exame da Ordem.
A prova da OAB MUDOU depois da pandemia
Vou te falar uma coisa, muita coisa mudou depois de todo o problema que a gente teve com o COVID.
Assim que a OAB voltou a realizar as provas, ela começou a fazer alterações no calendário de provas da OAB.
Antes as provas sempre ocorriam nos mesmos meses, alterando apenas uma semana ou outra, mas você sempre tinha uma prova no mês X, outra no mês Y e outra no mês Z.
Isso adicionava uma coisa muito importante que era uma certa previsibilidade do tempo que a gente tinha para estudar para o exame.
Normalmente entre a inscrição e a primeira fase do exame a gente sempre tinha ali 90 dias para estudar para a prova.
Já se a gente pegar o Exame 45, por exemplo, da data da inscrição até o dia da primeira fase temos apenas 70 dias.
Não parece muita coisa mas é quase 1/3 a menos do tempo que você teria a alguns anos atrás.
E os problemas não param por aí.
Atualmente as inscrição para um novo exame ou para o reaproveitamento acontecem ANTES de sair o resultado final do exame anterior.
Por exemplo, se você fez a segunda fase do Exame 44 da OAB e está aguardando o resultado para saber se você foi aprovado, esse resultado sairá no dia 26-11-2025.
O problema é que o prazo final de inscrição da Repescagem do Exame 45 é dia 24-11-2025.
Ou seja, 2 dias antes de sair o resultado da sua prova você teria que já ter feito a inscrição para o reaproveitamento no outro exame que você nem sabia que precisava fazer.
Resultado disso: se você passou no Exame 44 ótimo, agora se você ficou para repescagem do Exame 45 e não fez essa inscrição antes mesmo de saber o resultado, você vai perder a repescagem e vai ter que começar do zero no Exame 46.
Ou seja, a OAB criou um calendário de uma forma que dificulta você usar a repescagem, sem falar dos prazos de recurso que também são curtos e muita gente acaba perdendo.
Por que é preciso entender essa mudança da OAB?
E por que eu estou explicando tudo isso para você?
Porque além de ter menos tempo para estudar para cada prova, você tem mais riscos de não conseguir fazer a prova seguinte.
Hoje uma pessoa que estuda errado para um exame acaba reprovando nele e perdendo a inscrição do exame seguinte.
O resultado disso é que a pessoa não consegue a aprovação em alguns meses, ela fica reprovando por vários anos e aí são vários anos longe do mercado de trabalho, longe de fazer algum dinheiro com o direito.
Isso mostra que cada vez mais a gente precisa estudar com mais inteligência e estudar de uma forma que realmente aumente as chances da gente passar.
Se você, por exemplo, tem umas 3h no dia para estudar e entra em um curso super extenso de 800h de duração e tem ali uns 70 dias para a prova, como eu mostrei, você teria que estudar 11h no dia para estudar tudo a tempo.
Ou seja, com suas 3h no dia você não veria nem 30% do curso até a prova, aí você vai mal na prova e perde mais tempo ainda com essa reprovação.
Então, as coisas mudaram, hoje a gente tem menos tempo para estudar, tem menos tempo disponível na nossa rotina e não dá para querer a aprovação sem levar isso em consideração.
E eu te falo isso porque eu só consegui passar na OAB estudando 2h a 3h no dia porque eu entendi que a OAB não cobra o curso de direito inteiro na prova.
Eu entendi que eu não podia pegar um curso super extenso e achar que eu iria conseguir assistir toda essa pilha de aulas longas até a prova.
Assim que eu entendi isso eu resolvi estudar sozinha e o primeiro passo foi analisar as provas passadas da OAB.
E ali eu vi que existem alguns assuntos que ela ama cobrar e outros que ela nunca cobrou no exame.
E se eu soubesse exatamente o que estudar eu conseguiria estudar rápido e estudar melhor diretamente pela letra da lei e não por aulas longas.
E para fazer isso eu analisei várias provas passadas da OAB e criei uma análise como essa aqui que inclusive eu atualizo até hoje para os alunos da minha mentoria.
E para você ter ideia, no Exame 44 a resposta de 62 das 80 questões estavam na minha análise. Ou seja, 77,5% do exame estava na mão de quem estudou seguindo o que eu separei.
A estratégia que leva à Aprovação na OAB
Então, estudar bem é bem diferente de estudar muito.
E quem não quer correr o risco de reprovar no Exame da OAB e ficar anos com a vida travada por causa dessa prova, precisa entender isso.
Hoje em dia faz muito mais sentido você analisar as provas passadas da OAB, estudar direto pela lei, praticar com questões, sem perder tempo com aulas longas que você esquece tudo 10min depois.
E isso é algo que você pode fazer gratuitamente e por contra própria.
As provas passadas você consegue achar aqui na internet (inclusive tem vídeo aqui no canal explicando isso) e o estudo pela lei pode ser feito diretamente pelo site do planalto que tem a lei atualizada e gratuita.
É algo que dá trabalho? SIM
Dá um certo trabalho analisar as provas, mas é um trabalho que vai te ajudar a aproveitar bem seu tempo, vencer logo essa prova e permitir você advogar.
Quem estuda certo precisa estudar só uma vez, quem estuda errado sofre e ainda perde muito tempo sem conseguir assinar nada.
“Mas, Raiany, não quero ficar analisando provas passadas, eu queria algo mais direto.”
Se você não quiser ter o trabalho de analisar as provas passadas e quiser seguir um passo a passo já pronto que inclusive tem minha mentoria individual, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu explico todos os detalhes de como eu venho ajudando centenas de pessoas a estudar menos e melhor para vencer essa prova da OAB sem sofrer.
Enfim, espero que essa reflexão que eu trouxe aqui tenha feito sentido para você, pois essa alteração do calendário da OAB é algo que tem feito muitas pessoas estudarem mal e perderem muito tempo.
Tempo esse que poderiam estar já com a carteira, advogando e colocando dinheiro no bolso.
E se você quiser entender mais sobre como fazer um estudo estratégico para a prova da OAB, acessa o link abaixo, que eu tenho certeza que seguindo cada passo dá para fazer essa aprovação acontecer.
Agradeço por me acompanhar aqui e a gente se vê em outros vídeos do meu canal do Youtube, até mais!




