Eu gosto muito da ideia de estudar para OAB durante a faculdade, tanto que, na minha época, eu acabei fazendo isso e consegui a minha aprovação antes mesmo de formar.
Mas, para que isso aconteça com você, é importante tomar alguns cuidados que eu vou explicar aqui, bora lá?
Tarefa Difícil, mas não Impossível
Passar na OAB antes de terminar a faculdade não é a coisa mais fácil do mundo, mas é uma missão que tem vários benefícios que me fizeram seguir este caminho:
- Geralmente há menos pressão por parte da família,
- Você ainda tem fresco na cabeça muito do conteúdo que você vai precisar para a prova,
- A pressão pessoal para passar é geralmente menor,
- E, convenhamos, ter aquele gostinho de que você formou, fechou esse ciclo e já vai poder entrar no mercado de trabalho é algo MARAVILHOSO que todo mundo deveria poder experimentar.
Mas para que isso aconteça você precisa seguir bem 5 passos para realmente ter chances de passar antes de se formar.
Passo 1 – Organização
O maior problema de quem quer se preparar para OAB antes de se formar é o tempo.
Todo mundo está abarrotado de coisas para fazer.
Provas finais, TCC, estágio e um monte de aulas da faculdade no meio do caminho, as vezes até trabalhando. E fazendo tudo isso, ainda é preciso conciliar com o tempo de estudo para OAB.
Então, o primeiro passo para conseguir passar na OAB durante a faculdade é SE ORGANIZAR.
Eu recomendo pegar uma tabela no computador ou uma folha de papel para poder colocar a sua rotina semanal de forma visual.
Porque assim você vai ter mais clareza de quais espaços de tempo você tem para encaixar esse seu estudo.
E aí você vai conseguir chegar no número de horas que você vai ter no dia e na semana para avançar nesse preparo.
Se você se organizou, fez as contas e viu que terá apenas umas 2 a 3h por dia para estudar, você precisa encontrar uma forma de estudo que se encaixe nessas 2h a 3h.
Porque se você pegar um curso de 800h, cheio de aulas longas, e dividir por 2h de estudo no dia, você precisaria de 400 dias para fazer o seu preparo, então seria mais de 1 ano de estudo para ver 100% do curso.
E se você levar em conta que normalmente as pessoas tem aí uns 3 meses de estudo para a prova, já dá para ver que um curso assim acaba sendo uma missão impossível, principalmente para quem ainda está na faculdade.
A solução que eu encontrei para isso foi abandonar a ideia desses cursinhos cheios de aulas longas de conteúdo e fazer um estudo mais estratégico identificando o que a OAB tinha mais chances de cobrar de mim.
E é exatamente o que nos leva ao passo 2:
Passo 2 – Descobrir o que a OAB gosta de Cobrar na prova
A OAB tem apenas 80 questões na prova da 1ª Fase, então ela não vai conseguir cobrar todo o curso de direito em apenas 80 questões.
Ou seja, ela tem que priorizar algumas coisas e ignorar muito conteúdo que vemos na faculdade.
Foi ao perceber isso que eu decidi analisar as 10 provas passadas e identificar quais assuntos a OAB dava prioridade nas provas e quais ela nunca teve interesse em cobrar.
Assim eu eliminei muito conteúdo inútil do meu estudo e foquei a atenção apenas no que tinha mais chance de aparecer na minha prova.
Tanto é que a análise das cores (que é essa minha análise das últimas 10 provas da OAB) é o pilar central no meu método estratégico até hoje.
Porque no meu método meus alunos só precisam focar em dominar os assuntos e artigos que separo na análise.
Então, vale muito a pena investir um tempo identificando o que você precisa estudar, pois isso vai te poupar muito tempo de estudo e vai aumentar muito as suas chances de passar.
E se você não quiser criar uma análise assim do zero, dá uma conferida no link que eu deixei aqui abaixo:
Lá eu dou todos os detalhes do meu método de estudo que inclui essa análise e todo o passo a passo para você vencer as duas fases da OAB estudando de forma mais estratégica e em menos tempo.
Passo 3 – Estudo pela Letra da Lei
Para passar na OAB antes mesmo de me formar eu foquei meu estudo direto na letra da lei porque a prova da OAB é baseada na lei e não nas aulinhas de algum professor de algum cursinho.
Sem brincadeira, 70% das questões da prova da OAB são cópias LITERAIS do texto da lei.
Tanto que se você souber o texto, muitas vezes você consegue identificar a alternativa certa porque ela vai ser a cópia fiel da lei.
Sem falar que ler a lei ajuda muito a não cair nas pegadinhas da OAB quando ela troca as palavras ou omite ou acrescenta alguma coisa para tornar aquela alternativa errada.
Então, se você tem pouco tempo e quer estudar para OAB, não dá para ficar o dia todo vendo aulas longas como se tivesse maratonando o Netflix.
Você precisa entrar em contato com a lei, pois assim você vai estudar mais rápido e vai aumentar muito as suas chances de acertar questões.
Sem falar que a segunda fase precisa ser fundamentada na lei, então estudando para primeira fase lendo a lei, você vai treinar e ganha prática para a sua segunda fase também.
Enfim… esquece essa ideia de estudar só assistindo um videoaula, e comece a estudar os assuntos importantes que você identificou diretamente pela lei.
E você nem precisa de um Vade Mecum para isso. Eu já falei sobre como estudar pela lei sem Vade neste vídeo aqui, então depois vai lá dar uma conferida.
Passo 4 – Prática com questões
Depois de estudar pelo texto da lei, claro que é necessário praticar bastante por meio de questões, que é o que vai fazer você identificar assuntos que ainda tem dificuldade, mesmo depois da leitura, e que precisam ser revisados.
Isso também vai te ajudar a entender como a OAB estrutura as questões dela e também a identificar mais fácil aquelas pegadinhas que ela gosta de criar.
Mas cuidado que aqui as questões tem que ser da OAB feitas pela FGV viu!
Não valem as da banca passada, pois o estilo de elaboração das questões mudou drasticamente.
Inclusive eu já fiz um vídeo exatamente sobre o estudo por questões aqui no meu canal do Youtube.
Passo 5 – Colocar a mão na massa
De nada adianta saber o que fazer se você não colocar em prática.
Tem muita gente que diz que quer formar já com a OAB garantida, mas fala isso da boca para fora e não começa o preparo.
E aí, quando a pessoa vê, ela já está há 3 anos formada ainda sem a carteira da OAB.
Se você quer mesmo formar e ter sua carteira da OAB é preciso dar os passos para isso acontecer.
E isso é algo que você pode fazer sozinho seguindo as dicas que eu ensinei aqui ou talvez entrando na minha turma onde você vai ter meu apoio, minha análise, meu método e todos os passos para fazer isso acontecer.
E espero de coração que você siga essas dicas e vença a OAB antes de se formar, pois é uma experiência incrível e a formatura tem outro gosto quando a gente já tem a certeza que passou na OAB.
E se quiser minha ajuda para isso dá uma olhada na página do meu método: Método Passe na Ordem.