Conseguir a aprovação na 1ª Fase da OAB estudando apenas 60 dias É POSSÍVEL, mas para isso acontecer, você precisa estudar DA FORMA CERTA.
Fica aqui comigo que eu vou te ensinar as 4 etapas que você precisa seguir para estudar de forma eficiente nesses 2 meses para conseguir a aprovação nesse exame.
1 – Saber quanto tempo de estudo você REALMENTE tem
A primeira etapa para você começar o seu preparo é ter consciência do seu pouco tempo de estudo.
Não adianta se inscrever em um curso imenso de 1000h de duração se você tem 2 meses para prova, porque dividindo 1000h por 60 dias você teria que estudar quase 17h por dia para concluir 100% do curso a tempo.
Ou seja, se você tem, por exemplo, 3h por dia para estudar, você só conseguiria estudar 180h no final desses 60 dias o que não daria para concluir nem 20% do curso gigante de 1000h.
Então, a minha primeira dica para você é: Evite ser vítima desses cursinhos longos de videoaula que existem por aí.
Não importa se o curso gigante parece ser “completão” se ele não couber na sua rotina.
Se você pegar um curso assim, você não vai estudar bem e você tem muita chance de reprovar.
Na dúvida, sempre faça esse cálculo da quantidade de horas de aulas dividido pela quantidade de dias que você tem. Assim dá para ter uma ideia mais clara se você vai conseguir encaixar esse curso na sua rotina e fazer todo o preparo a tempo, ok?
E eu já falei sobre isso neste vídeo aqui, então depois dá uma olhada.
Na época que eu estava me preparando eu fiz esse mesmo cálculo de dias até a prova e horas/aula dos cursinhos e foi aí que eu percebi que nenhum deles eu ia conseguir completar a tempo.
Mas essa foi a melhor coisa que me aconteceu, porque foi o que me deu motivação de descobrir uma forma de estudar mais eficiente para chegar à aprovação.
2 – Estudo pela Letra da Lei
Então aqui entra a segunda etapa do seu preparo verdadeiramente eficiente para a prova da OAB que é o estudo pela letra da lei.
Por mais estranho que pareça, você não precisa de aulinhas ensinando direito penal, civil, constitucional ou qualquer que seja a matéria.
A prova da OAB não é nem nunca foi baseada nas aulas de algum cursinho de videoaulas.
A prova da OAB é e sempre será baseada 100% na letra da lei.
É da letra da lei que a OAB tira 100% das questões da prova.
Então a única coisa que o professor da aulinha do cursinho vai ensinar para você é aquilo que ele leu na lei e interpretou.
Coisa que você mesmo pode fazer de forma muito mais eficiente sem ter que assistir uma aula longa (se você souber o que fazer).
Ou seja, você pode e DEVE fazer o seu estudo totalmente pela letra da lei.
Pode até parecer que você precisa ficar sentado assistindo aulinha de alguém, mas não se engane, não adianta nada ter 1000 aulas a sua disposição se você só vai assistir 60 delas até o dia da prova.
E é justamente por isso que o estudo pela letra da lei é tão importante, pois estudando de forma direta por ela você vai conseguir cobrir muito mais informação em muito menos tempo de estudo, que é exatamente a situação de quem tem 60 dias ou menos até a data da prova.
3 – Identificar o que Estudar para a Prova da OAB
Mas claro que não adianta estudar a letra da lei aleatoriamente.
Para estudar pela letra da lei você precisa saber o que focar no seu estudo.
E é aqui que entra a terceira etapa que é a identificação dos assuntos REALMENTE importantes.
A lógica é simples… A OAB não consegue cobrar todo o curso de direito em uma prova, então ela precisa priorizar aquilo que ela acha mais importante.
E a melhor forma de fazer isso é analisando as prova passadas.
E o mais interessante é que, se você fizer isso, você vai ver que a OAB tem muito mais chance de repetir os assuntos que ela achou importante em uma prova, nas próximas provas.
Para você ter noção, na época que eu estava me preparando eu analisei 10 provas da OAB e criei uma análise com todos os assuntos e artigos que eu ia ter que estudar, bem parecida com a dessa foto aqui, que é um exemplo da minha análise para a matéria de ética.

Depois que eu passei no exame eu conferi essa minha análise com a prova e 66 questões da prova da OAB batiam com os assuntos da minha análise.
Ou seja, estudando apenas o que separei na minha análise eu tive todo o conhecimento para acertar 66 questões da prova e foi exatamente isso que me fez passar estudando com o pouco tempo que eu tinha.
Por isso, se você tem 60 dias para a prova, é super importante fazer esse tipo de análise para identificar quais assuntos você deve focar sua atenção. E sabendo esses assuntos o estudo pela letra da lei fica super fácil de se fazer.
“Ai, Raiany, mas analisar 10 provas passadas vai gastar muito tempo, né?”
Fazendo a análise dessas provas passadas você não vai estar gastando seu tempo, você vai estar investindo seu tempo da melhor maneira possível.
Muito melhor do que estudar desorientado tentando seguir algum cursinho de videoaulas enorme.
Claro que fazer uma análise não é como sentar a bunda na cadeira e fingir que está prestando atenção em uma aula chata de algum professor.
Criar a sua própria análise vai exigir tempo, atenção e compromisso seu, mas é algo que você faz e aumenta muito as chances de passar, porque você vai saber exatamente no que focar sua atenção no estudo.
Agora, se você não quer ou não pode parar para fazer uma análise completa dessas e quer ter acesso a a minha análise pronta e atualizada que indica exatamente os assuntos e artigos que você precisa focar, é só conferir o link abaixo:
Lá eu explico sobre o meu método de aprovação na OAB que já ajudou centenas de pessoas a passarem da prova da OAB e que conta com a minha mentoria individual por whatsapp, minha análise completa e atualizada, meu banco de questões comentadas com as questões das últimas 10+ provas da OAB, e o passo a passo certinho de como fazer o seu estudo.
4 – Prática com Questões
É super comum encontrar pessoas que pensaram ter estudado bem e quando chega lá na prova parece que não estudaram.
Estudar sem praticar gera essa falsa sensação de que você dominou tudo o que você viu, mas sem a prática não tem como saber se gravou bem a informação ou não.
Então, para fazer um bom estudo você precisa saber quanto tempo de estudo tem, saber no que focar, estudar pela letra da lei e praticar todos esse assuntos por meio de questões.
Nessa prática você vai identificar o que você foi bem e também aquilo que você estudou, mas acabou não gravando bem e precisa passar por revisão.
Claro que aqui eu não vou conseguir te passar todos os detalhes das etapas de estudo e também da prática com questões, mas essa base que eu te passei aqui vai virar completamente o jogo no seu preparo.
E eu já falei mais sobre o estudo com questões neste vídeo aqui, então depois dá uma olhada.
Se você aplicar exatamente essas 4 etapas que passei aqui, você tem tudo para usar da melhor forma possível esses 60 dias que você tem até a prova.
A aprovação só chega para aqueles que enfrentam o desafio e fazem isso de forma inteligente, assim como eu te mostrei aqui.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ou tenha alguma dúvida sobre a prova da OAB, só deixar nos comentários do vídeo no meu canal do Youtube que eu respondo.
E se quiser entender como eu já ajudei pessoalmente centenas de pessoas a passarem na Prova da OAB estudando de forma rápida, inteligente e estratégica, é só clicar no link abaixo:
Até a próxima!
Comentários encerrados.