Você fez a primeira fase da OAB e acabou faltando um pontinho para conseguir a aprovação, mas acha que cabe recurso em alguma questão para conseguir esse ponto que falta?
Fica aqui comigo que eu vou explicar tudo que você precisa saber para entrar com seu recurso.
Sendo bem direta eu separei esse vídeo em 3 partes práticas.
Primeiro eu vou falar sobre o recurso
Depois eu vou falar como entrar com recurso
E por último eu vou te dar minhas dicas de ouro para que esse recurso ter mais chance de ser aceito, ok?
Como Funciona o Recurso da 1ª Fase OAB
Quanto ao recurso, existem 2 tipos de recurso que você pode usar na primeira fase: o contra o gabarito e o contra o somatório de pontos.
Recurso de Somatório de Pontos
O recurso do somatório de pontos é contra a máquina que digitaliza a prova e corrige eletronicamente ela, então é bem inútil, porque as chances de ter erro nessa parte são minúsculas.
E claro que não faz muito sentido a gente gastar tempo com ele.
Recurso Contra o Gabarito da OAB
Já o recurso contra o gabarito preliminar, esse sim pode ser bem útil e é o que a gente vai falar aqui.
Esse recurso abre logo no dia seguinte da prova.
Então, na noite do mesmo domingo da primeira fase, a OAB já solta o gabarito preliminar e no dia seguinte você já poderá entrar com o seu recurso.
Normalmente o prazo desse recurso é de apenas 5 dias, então você precisa ser rápido para entrar com esse recurso porque após esse prazo já não dá mais para questionar o gabarito.
Esse é o recurso que deve ser usado quando você acha que alguma questão deveria ser anulada ou que o gabarito deveria ter sido outra alternativa.
Então, por exemplo, se na prova você marcou A e a banca marcou como correta a alternativa D e você tem certeza que a D não é a resposta correta, você pode entrar com recurso para tentar anular essa questão como um todo ou mudar o gabarito.
E, se essa questão quer você tinha errado for anulada ou o gabarito for alterado para a alternativa que você selecionou na sua prova, você ganhará o ponto dessa questão.
Como Fazer o Recurso 1ª Fase OAB
Durante o prazo recursal vai ter um link na página do exame especificamente para fazer seu recurso.
Após clicar nesse link e fazer o login com os seus dados de acesso, você vai ter uma espécie de formulário para escrever o seu recurso.
Você tem até 5000 caracteres para escrever seu recurso, então você precisa ser objetivo para seu pedido caber nesse espaço.
Mas também precisa ter bom fundamento para o recurso ter mais chances de ser aceito (vou dar mais algumas dicas de redação do recurso no final).
Também é importante saber que você pode fazer um recurso de 5000 caracteres para cada questão objetiva.
O texto do recurso precisa ser regido de forma bem completa e objetiva, explicando com fundamentação NA LEI o porquê de determinada questão merecer ser anulada (seja porque tem mais de uma alternativa certa ou porque não tem nenhuma certa) ou porque determinada alternativa deveria ser considerada certa em vez da que foi sinalizada no gabarito.
Lembrando que você precisa especificar bem qual é a questão e quais itens dela que estão sendo questionados no recurso e a fundamentação de cada um deles, pois o examinador não tem bola de cristal pra adivinhar, viu!
Assim que você terminar de escrever o recurso da questão que quer anular ou alterar, você vai clicar em enviar e pronto!
Agora é torcer para que ele seja aceito e esperar o gabarito definitivo.
Você pode repetir esse processo para mais de uma questão caso tenha mais questões que queira entrar com recurso.
Dicas para ter seu Recurso 1ª Fase Deferido
Bem, sabendo como entrar com o recurso, agora ficou faltando as minhas dicas de ouro para você criar o melhor recurso possível
UM: Não seja um enrolador.
A pessoa que vai ler seu recurso também vai ler um monte de outros recursos, então se você enrolar demais para fundamentar, as suas chances de conseguir o deferimento ficam menores porque o avaliador vai ter menos paciência para ler.
E sim, eu sei que isso não deveria ter que ser levado em consideração, mas o avaliador é humano e pode ser subjetivo na análise.
Por isso fundamente bem o seu pedido, mas também seja objetivo para facilitar a vida do avaliador e consequentemente facilitar a sua vida também.
DOIS: Não insulte a banca.
É bem comum a gente estar frustrado com a reprovação por poucos pontos e acabar descontando isso no pedido de recurso.
Mas é claro que insultar ou ser grosseiro de alguma forma com quem está analisando o seu pedido não vai ajudar.
Então, mesmo que você esteja triste, frustrado ou com raiva da situação, mantenha a cordialidade como se estivesse falando com um juiz, que você vai ter muito mais chance de ter seu recurso aprovado (se ele fizer sentido).
TRÊS: Não se identifique.
No seu pedido de recurso você não deve fornecer informações que identifique você de alguma forma.
Então não coloque nome, CPF, RG ou alguma marquinha ou símbolo, porque o revisor não pode saber diretamente quem você é, sob pena de indeferimento sumário do recurso, pois ele precisa analisar o caso de forma imparcial.
QUATRO: Anote o seu protocolo de recurso.
Logo após enviar seu recurso você tem acesso ao seu protocolo e esse número é importante porque qualquer questionamento desse recurso vai exigir esse número, então é bom ter ele anotado aí em algum lugar para não esquecer.
CINCO: Não copie recurso da internet
Eu sei que redigir um recurso dá trabalho, mas copiar da internet não é um solução.
Isso acontece porque recursos idênticos são sumariamente INDEFERIDOS.
Ou seja, se você copiar de algum lugar o seu recurso ele vai ser indeferido sem nem ser analisado.
Aí você não tem chance nenhuma de ganhar aquele ponto que falta.
Sendo assim, vai recorrer, pode pesquisar na internet a fundamentação, mas faça o seu próprio em vez de copiar de alguém.
Bem, fico na torcida aqui para que dê certo e você consiga ter seu recurso aceito.
Mas caso não consiga, dá uma conferida no link abaixo:
Todos os anos ajudo centenas de pessoas que estavam reprovando com 36, 38, 39 pontos. a virarem o jogo e passarem com folga na OAB e será um prazer ajudar você a vencer essa prova também.
Até mais!
Pingback: Gabarito OAB 41 - 1ª Fase do Exame 41 OAB - Passe na Ordem