Fazer um cursinho de matérias para OAB pode aumentar muito as suas chances de REPROVAR no exame da OAB.
E aqui neste vídeo eu vou provar isso para você e mostrar como você pode evitar que esse problema aconteça, bora lá?
Curisinho de Matérias para OAB
Antes de qualquer coisa eu preciso clarear o que é um cursinho de matérias.
O cursinho de matérias para OAB é aquele cursinho clássico que existe em tudo quanto é lugar por aí onde há aulas enormes de algum professor explicando direito civil, direito penal, constitucional e assim vai.
Esse tipo de curso é o que eu chamo de “curso de matéria”, aquele curso que tenta revisar 5 anos de direito em poucos meses antes da prova.
E para mim o grande problema desse tipo de curso é que eles acabam ganhando mais dinheiro com você reprovando no exame do que com você passando.
Então a grande maioria deles não quer que você passe na prova.
Eu sei que o que eu falei parece meio radical, mas eu vou provar isso para você aqui.
Bem, eu sou uma pessoa muito analítica, então tudo o que falo eu sempre tento provar.
Porque Curisinho de Matéria NÃO FUNCIONA para OAB
O problema desses cursinhos não tem haver necessariamente com tentar revisar o que você viu na faculdade, o problema é que o tempo de preparo para a prova simplesmente não encaixa com esse tipo de preparo.
A grande maioria das pessoas que vai prestar a prova da OAB acaba começando a estudar apenas quando o exame que ela quer fazer está se aproximando, não é?
Então se pegarmos qualquer exame da OAB, como o exame 36 por exemplo, vemos que da data da inscrição até a data da prova da primeira fase existiam exatamente 65 dias para a prova.
Isso aí dá só 2 meses e 4 dias para estudar.
Então se pegarmos um curso de matérias de umas 800h de carga horária, por exemplo, e dividirmos por 65 dias de estudo, você teria que estudar 12h30 todo santo dia para poder completar todo o curso até o dia da prova.
Então, basicamente é uma missão impossível para qualquer pessoa que começa um curso assim.
Mesmo se você tivesse 6h no dia para estudar e focasse todo santo dia no estudo, você não conseguiria ver nem 50% do curso até o dia da prova.
Claro que quem cria um curso assim sabe muito bem que a média de tempo para as pessoas estudar é de 2 a 4h no dia, então por que raios ele continua criando cursos assim?
Simples, dá mais dinheiro ver você se ferrar na prova do que ver você passar.
Pensa comigo, se você entra em um curso de matérias assim você provavelmente não vai completar ele até o dia da prova.
Fazendo um estudo incompleto você tem muita chance de reprovar.
E reprovando no exame você vai se culpar achando que foi incompetência sua não ter estudado tudo.
E alguns meses depois lá está você passando novamente o cartão para a nova turma do mesmo curso.
Ou seja, em vez do curso lucrar uns 1mil reais com você é possível continuar lucrando isso várias e várias vezes a cada 4 meses.
É por isso que logo que termina uma fase da OAB você vê aquele mesmo curso dando descontos de 25% e até 50% para ex-alunos voltarem para uma nova turma.
Enfim, isso que eu acabei de te mostrar acontece toda hora.
Todo curso que você encontrar por aí que tem prazo para expirar o acesso, com toda certeza lucra mais com você reprovando do que com você passando.
Então tome muito cuidado na escolha do seu curso.
Cuidados na Hora de Escolher Curso para a OAB
Antes de entrar em algum curso verifique sempre 2 coisas:
- Se o curso tem acesso ilimitado até a sua aprovação. Porque se não oferecer isso, o curso sempre vai lucrar mais com você reprovando do que com você passando.
- Verifique a quantidade de horas que esse curso tem. Sabendo essa carga horária você precisa dividir esse número pela quantidade de dias que você tem até a data da sua prova. Assim você vai saber com clareza quantas horas no dia você precisa para completar o curso a tempo e se realmente é possível encaixar isso ai na sua rotina.
Eu resolvi criar este artigo porque eu sei que a maioria das pessoas não faz esse tipo de cálculo.
A maioria das pessoas vê um amigo se inscrevendo, vê uma propaganda bonita na internet e confia que aquilo ali foi criado para ajudar ela a passar na prova.
Mas os números que eu mostrei aqui não mentem.
Todo mundo tem 24h no dia e a grande maioria das pessoas vai ter ali 3h no dia para estudar, então fazer um curso que não cabe na sua rotina vai ser um tiro no pé e provavelmente vai acabar reprovando você no exame.
É por isso que tem tanta gente por ai que fez 5, 6, 10 cursos desses ai e até hoje não conseguiu a aprovação.
Eu mesma só consegui a minha aprovação porque fiz esse cálculo ANTES e percebi que como eu tinha 2h a 3h no dia para estudar eu precisava fazer um preparo bem diferente para realmente ter chance de passar.
Melhor Curso para Passar na OAB
Claro que quem me acompanha lá no meu canal do Youtube sabe que eu tenho um método de preparo estratégico para OAB que é bem objetivo e foca apenas aquilo que a OAB tem chance de cobrar.
Eu criei essa forma de estudo porque eu não tinha 10h no dia para estudar e precisava de uma forma bem direta que encaixasse no pouco tempo que eu tinha.
E é claro que ele tem acesso ILIMITADO até passar, pois eu quero ajudar meus alunos de verdade.
Se você quiser entender como funciona a minha forma de preparo, eu vou deixar o link aqui abaixo.
E sendo bem clara com você, eu não sou dona da verdade.
Eu não estou pedindo para você acessar o link e se inscrever.
Eu estou pedindo para você acessar o link e conferir se o que mostro lá faz sentido para você.
Isso é algo que você precisa sempre ter em mente na hora de escolher alguma coisa: olhar com calma e ver se que aquilo que você está olhando realmente parece o melhor caminho para você.
O objetivo deste artigo não é dizer se você deve ou não comprar o curso X ou Y.
O objetivo aqui é que você faça escolhas mais conscientes e que realmente encaixem na sua rotina e que te ajudem a vencer essa prova.
Porque no final das contas, ninguém que forma em direito merece ser apenas um pagador de boleto.
É preciso seguir um preparo que faça sentido para você e que você realmente consiga completar até a prova.
Fico muito feliz que você me acompanhou até aqui e espero que essa lógica que ensinei hoje ajude você a se preparar melhor para essa prova.
Lembrando que o link com mais informações sobre minha forma de estudo está aqui abaixo.
É uma aula gratuita, então não se preocupe.
E lá no meu canal do Youtube você também vai encontrar um monte de vídeos que ensinam você a se preparar de forma mais inteligente e estratégica para a prova da OAB.
Até mais!