ūüĒ•Mudan√ßas no EXAME da OAB 2023 | OAB vai MUDAR (entenda tudo)

Em 2022 a OAB anunciou de forma oficial que iria fazer uma mudança no exame da OAB e agora em 2023 isso efetivamente vai entrar em vigor.

E neste vídeo aqui eu vou explicar tudo o que você precisa saber sobre essa mudança e se isso realmente torna a missão de passar na OAB mais difícil ou não, bora lá?

OAB vai Mudar!

O √ļltimo grande ajuste que a OAB tinha feito na prova em si foi a inven√ß√£o da repescagem.

E essa foi uma alteração bem benéfica porque abriu mais uma chance para quem passou na primeira fase, mas não passou na segunda, de refazer apenas a segunda fase em um exame seguinte.

Já em 2022 ela também adicionou aquela opção de escolha do local de prova (que inclusive eu já falei aqui no site e lá no meu canal do Youtube), e também foi algo bem positivo.

Porém, agora em 2023 mais uma grande alteração vai acontecer na primeira fase do exame e essa alteração não é tão animadora assim.

Aula Gratuita

Sendo bem direta, a partir do Exame 38 que ocorre em 2023 a OAB vai adicionar mais 3 matérias à primeira fase do exame.

Então, dependendo do momento que você está lendo este artigo (se o Exame 38 vai acontecer ou já aconteceu) essa adição de matérias já vai ser uma realidade.

E para você não ter problemas com essa alteração é importante entender quais matérias vão ser adicionadas e também como isso vai impactar lá na prova

Mudança na Prova da OAB 2023

Para começar, as 3 matérias que serão adicionadas na primeira fase a partir do Exame 38 são Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Financeiro.

Então são 3 matérias completamente novas que você vai precisar estudar.

E, junto com essa alteração, vem uma série de detalhes que você precisa ficar bem esperto.

O primeiro detalhe é que esta adição, até o momento que estou fazendo este vídeo, só será aplicada à primeira fase do exame.

Ent√£o essas 3 mat√©rias que falei v√£o ser cobradas apenas na primeira fase. E na segunda fase a quantidade de op√ß√Ķes de mat√©rias continua a mesma.

A OAB at√© mencionou que est√° planejando adi√ß√£o de mais op√ß√Ķes de mat√©rias na segunda fase, mas ela ainda n√£o oficializou alguma altera√ß√£o assim at√© este comecinho de 2023 (data que estou escrevendo este artigo).

Outro ponto importante sobre essa novidade √© que, apesar de terem adicionado mais mat√©rias, o exame da primeira fase continua tendo 80 quest√Ķes.

Ent√£o, mesmo aparecendo conte√ļdo novo, eles v√£o ser encaixados ali nas 80 quest√Ķes.

Isso significa que algumas mat√©rias v√£o perder um pouco na quantidade de quest√Ķes para abrir espa√ßo para essas novas mat√©rias.

Como Passar na Prova da OAB Depois das Mudanças?

‚ÄúMeu deus, Raiany e como isso ai impacta o exame que eu vou fazer?‚ÄĚ

Isso realmente faz a gente refletir sobre algumas coisas:

A primeira coisa √© que, como s√£o 3 mat√©rias novas e ela manter√° a mesma quantidade de quest√Ķes, muito provavelmente essas mat√©rias v√£o ter uma quantidade pequena de quest√Ķes.

Isso ocorre porque para cada questão de uma matéria nova terá que tirar uma questão de outra matéria que a OAB já cobra no exame há muitos anos.

Então é bem provável que essas novas matérias tenham uma presença bem discreta nesses exame de 2023.

Isso significa que essas novas matérias vão ter algum impacto na prova, mas também não vai ser uma mudança muito radical que vai reduzir muito as suas chances de passar.

Outro ponto importante sobre essa mudança é que ninguém em nenhum cursinho ou canal do youtube sabe te dizer o que priorizar no estudo dessas novas matérias enquanto o exame 38 não acontecer.

Ent√£o se voc√™ entrar em um curso e o professor te encher de conte√ļdo sobre essas 3 mat√©rias, pode ter certeza absoluta que ele est√° chutando esse conte√ļdo e voc√™ provavelmente vai estudar muita coisa que n√£o vai cair na prova.

Só será possível mesmo entender o que a OAB prioriza nessas matérias novas quando o exame 38 efetivamente acontecer.

Quando vai Mudar o Exame da OAB?

Resumindo, essas 3 matérias novas são uma realidade e a partir do Exame 38 todo mundo vai ter que se acostumar com a presença delas no exame.

Por√©m, apesar dessa adi√ß√£o de mat√©rias, √© importante entender que as outras 17 mat√©rias ainda tem muita relev√Ęncia no exame.

Ou seja, mesmo aparecendo essa novidade, o foco no estudo das 17 matérias tradicionais permanece o mesmo.

Então, eu, Raiany, se fosse fazer a prova da OAB novamente, eu seguiria focando nas 17 matérias tradicionais e, se sobrasse algum tempo no meu estudo, aí sim eu olharia alguns pontos mais relevantes dessas 3 matérias novas.

Claro que com o decorrer do tempo, vai dar para analisar essas provas com assuntos novos e começar a mapear o que dentro dessas matérias a OAB tem dado mais valor.

Prova da OAB Mais Difícil?

Enfim, √© um saco que a OAB tenha adicionado mais conte√ļdo ainda para ser estudado.

Porém, quem me acompanha aqui no canal sabe muito bem que para passar no exame não é preciso dominar 100% dessas matérias.

A OAB precisa priorizar alguns assuntos e deixar muito desse conte√ļdo de fora da prova e o segredo para passar √© saber o que priorizar.

Então se você quer entender como fazer um preparo focando apenas aquilo que a OAB tem chance de cobrar e conduzir esse estudo em poucas horas no dia, dá uma conferida no link que vou deixar aqui abaixo.

Fluxo de Preparo Estratégico

Lá na turma do meu método eu ajudo centenas de pessoas todos os anos a vencer essa prova sem sofrimento e lá tem todos os detalhes de como funciona essa minha forma de estudo estratégico ativo que foca apenas no que tem mais chance de cair.

Fico muito grata por você ter me acompanhado até aqui e, não fique triste com a alteração no exame.

Mudanças acontecem e as pessoas que vencem são aquelas que se adaptam às mudanças.

O aparecimento de mais matérias para estudar é apenas um sinal de que você precisa ser mais estratégico no que focar no estudo.

Sabendo o que focar você vai conseguir estudar bem, mesmo tendo pouco tempo no dia e mais matérias.

Lá no canal do Youtube há vários vídeos onde eu falo sobre essa lógica de estudo estratégico e lá na página do meu método eu também explico, ok?

Desejo muito sucesso para você e a gente se vê lá no curso ou em outros vídeos do canal.

Até mais!

Aula Gratuita

Sobre o autor