Todos os anos eu ajudo centenas de pessoas a passar na OAB e se tem uma coisa que praticamente todas elas falam quando conversam comigo é que sentem que prova da OAB é absurdamente difícil.
Realmente, a prova da OAB não é um desafio super fácil, mas existem 5 fatores que realmente atrapalham muito e tornam a prova bem difícil, mas que não vejo ninguém falando por aí.
Sendo assim, aqui eu vou te passar todos esses detalhes e tenho certeza que, tendo consciência deles, você vai fazer um preparo muito melhor e vai conseguir enfrentar essa prova com um pouco mais de facilidade, vamos lá?
Para ser sincera, existem 5 motivos que deixam a prova da OAB mais difícil para a grande maioria das pessoas, então o meu objetivo com esta dica é que você entenda bem esses fatores e consiga fazer um preparo melhor e uma prova mais fácil também, ok?
Motivo 1 – Tentar Revisar 5 Anos de Curso
Bem, sendo direta, o primeiro motivo que torna a prova da OAB difícil não é a prova em si, mas sim a forma como a gente estuda para ela.
Por isso, o primeiro erro é TENTAR REVISAR 5 ANOS DE DIREITO EM ALGUNS MESES.
Hoje em dia, 90% das pessoas acham que estudar para OAB é tentar revisar o máximo de conteúdo possível até a data da prova.
Mas tentar colocar 5 anos de conteúdo em 2 a 4 meses de estudo simplesmente não faz sentido algum, quer ver só?
Se você pegar esses cursinhos para OAB você vai ver que em média eles tem entre 800 a 1000h de aulas gravadas.
O problema é que a maioria das pessoas entra em um cursinho desses com uns 3 meses até o dia da prova, então se a gente dividir 800h por 90 dias, vai dar um total de 9h de estudo todo santo dia para completar 100% do curso até a prova.
Isso significa que se você tiver “apenas” umas 4h30 no dia para estudar, você vai sentir que estudou muito, todo santo dia, mas mesmo assim só vai conseguir cobrir 50% do curso e vai para a prova 50% preparado.
Então, simplesmente entrar em um cursinho completão desses ai sem ter as 9h de estudo por dia e não conseguir fazer um estudo eficiente é o primeiro motivo que deixa a prova da OAB muito mais difícil.
É muito importante entender que a OAB está limitada pela quantidade de questões, então ela não consegue cobrar 5 anos de curso de direito em 80 questões. Ela precisa priorizar algo, então uma forma mais inteligente de estudar é identificando e focando esses assuntos que ela mostra mais interesse.
Inclusive, se você quiser entender mais sobre o estudo estratégico para OAB que poupa tempo e tem uma estrutura mais focada no que a OAB gosta de cobrar na prova, é só assistir esta aula completa onde eu explico toda a lógica, ok?
Motivo 2 – Achar que Estudou Bem
O segundo ponto que deixa a prova mais difícil é a falsa percepção de que você estudou bem.
Isso também está ligado ao primeiro fator, já que quantidade de estudo não necessariamente significa qualidade.
Eu, por exemplo, posso estudar 10 anos de francês, mas, mesmo tendo esse conhecimento, ele não vai servir de nada se eu for para o Japão.
Então, se você estuda muito para OAB, mas estuda o conteúdo errado, é óbvio que a prova da OAB vai ser um desafio muito maior para você.
Como eu disse antes, a OAB precisa focar em alguns assuntos e eliminar muito conteúdo da prova.
Isso significa que se você só estiver seguindo a boiada e estudando sem ter certeza de que conteúdo focar, você vai estudar bastante, mas lá na prova vai sentir que não estudou bem e que faltou alguma coisa.
O problema aqui novamente não está na prova em si, mas sim em não saber bem no que focar na sua preparação.
Por exemplo: Muita gente acha que 100% do Estatuto da OAB precisa ser estudado para o Exame, mas, nas análises que faço das provas, é visível que há vários assuntos do Estatuto que a OAB nunca cobrou.
Ou seja, há vários assuntos do estatuto que nem precisariam fazer parte do seu estudo, entendeu?
Uma forma de começar a entender o que a OAB prioriza e o que ela simplesmente ignora é analisando as provas passadas da OAB.
Sim, dá trabalho, mas também evita que você fique com a falsa sensação de que está estudando bem quando não está.
Se a gente sabe o que estudar e faz um bom estudo, fica muito mais fácil responder as questões, mesmo que elas sejam mais complexas.
E sobre esse assunto de como descobrir o que a OAB realmente gosta para poder saber o que estudar, eu já gravei uma dica no meu canal do Youtube só falando disso. Dá uma olhada lá: Quais Matérias eu Devo Estudar para a Prova da OAB.
Motivo 3 – Achar que é igual às provas da Faculdade
O terceiro motivo que vejo que faz as pessoas sentir que a prova da OAB é impossível é que boa parte das pessoas confunde a prova da faculdade com a prova da OAB.
E, sendo sincera, são monstros completamente diferentes. A prova da OAB provavelmente não tem nada a ver com as provas que você enfrentou na faculdade.
O motivo disso é que a prova da OAB possui questões multidisciplinares e que dependem de uma ótima interpretação.
É comum encontrar questões que parecem ser de uma matéria quando na verdade está tratando de outra matéria ou que requerem conhecimento em mais de um área para serem respondidas com total certeza.
Então, não dá para sair de casa achando que você treinou 5 anos de provas na faculdade e esta será só mais uma prova que você vai fazer.
Por isso que todo o processo de estudo estratégico que eu ensino para os meus alunos do Método Passe na Ordem lida muito com a mão na massa, com a prática direta com questões, pois só assim você vai começar a sentir o que a prova vai exigir de você.
Então, antes de fazer a prova, analise bem o inimigo, treine com provas passadas e você vai perceber que é preciso ficar mais atento do que em uma prova normal.
Motivo 4 – Tempo Entre as Provas
O quarto fator que atrapalha muito e que também é muito importante, é o tempo entre a prova da 1ª e 2ª Fase.
Não sei se você já parou para fazer esse cálculo, mas entre a 1ª e 2ª Fase da prova da OAB são geralmente menos de 60 dias.
Ou seja, você tem menos de 2 meses para virar a chave e trocar entre um estudo geralzão para treino de peças (e para ficar bom nisso).
Sendo assim, se você quer tornar a prova da OAB algo mais fácil, você não poder perder nem um dia sequer de preparação para a 2ª Fase.
E a única forma de fazer isso é começando a estudar para a 2ª Fase no dia seguinte da prova da 1ª Fase.
E eu sei que agora vai ter gente falando “Mas, Raiany, por que eu vou estudar para a 2ª Fase logo em seguida se eu não tenho certeza ainda se eu passei? Não vai ser perda de tempo?”
Primeiramente, não vai ser perda de tempo, pois se você realmente quer passar na prova da OAB, você vai ter que enfrentar e ser aprovado na 2ª Fase também.
Então, mesmo que você comece a estudar ANTES de saber o resultado definitivo da 1ª Fase, não vai ser perda de tempo, pois, mesmo que você não passe, você vai aproveitar o que foi estudo mais para frente.
Em segundo lugar, existe SIM uma forma de saber com antecedência se você passou ou não na prova da 1ª Fase, que é: ficar até a última hora de prova para poder levar o caderno de questões e comparar com o gabarito preliminar no dia seguinte.
Eu já até fiz uma dica sobre isso aqui no site e lá no canal do YouTube: Porque você deve ficar até a ÚLTIMA HORA DE PROVA para sair?
Mas resumindo, fazendo isso você vai saber logo no dia seguinte da prova da 1ª Fase se passou ou se pelo menos tem chance de passar.
Se passou, ótimo, corre e começa a estudar para a 2ª Fase. Se faltou no máximo 2 pontos, você ainda tem chance, então começa a estudar para a 2ª Fase também.
É sério, não deixe para estudar para a 2ª Fase só quando sair o resultado definitivo da 1ª Fase, se não você vai ter MENOS DE 30 DIAS para estudar (o que é o pior cenário possível).
Motivo 5 – Escolha Errada da 2ª Fase
Já o quinto e último fator que torna a OAB uma prova tão diabólica é a escolha errada da 2ª Fase.
Sim, a escolha da matéria da 2ª Fase é um ponto chave para conseguir a aprovação na prova da OAB, pois não importa quantas vezes você passar na 1ª Fase, se você não passar na 2ª Fase, nada feito.
Mas quando eu falo em “escolha errada da 2ª Fase” não é porque existe uma única matéria que é a matéria certa para se passar na prova da OAB, mas sim pelo exato oposto. A matéria certa para se passar na 2ª Fase muda de pessoa para pessoa.
Eu já fiz uma dica aqui no blog e lá no canal falando exatamente sobre isso. Dá uma olhada nela depois: Como Escolher a 2ª Fase da OAB
Mas resumindo, não vá pelo achismo ou indicações dos outros.
A matéria certa para você ser aprovado na 2ª Fase é aquela que, de preferência, você já tem alguma prática fazendo as peças e/ou aquela que você sente mais facilidade e tem um melhor entendimento do raciocínio jurídico e da parte processual.
Bem, esses foram os 5 motivos que tornam a prova da OAB ainda mais difícil do que ela precisa ser. E se você seguir as minha dicas para evitar esses 5 fatores, tenho certeza de que sua prova será bem mais fácil.
E se essas dicas fizeram sentido para você, é sinal de que você precisa conduzir um estudo mais estratégico.
A aprovação na OAB não tem nada a ver com comer conteúdo até cair duro, tem muito mais a ver com saber o que estudar e estudar isso de forma eficiente.
Se isso faz sentido para você, assista esta aula completa sobre preparo estratégico para OAB. Essa aula já ajudou centenas de pessoas a vencer essa prova e tenho certeza que vai ajudar você também, ok?
Gratidão por ter me acompanhado nesta dica e vai lá assistir a aula que eu falei que tenho certeza que você vai gostar.
Até mais!