Você foi PROGRAMADO para REPROVAR na OAB (posso provar)

Pois é, você foi programado para reprovar no Exame da OAB e eu posso provar.

Aqui eu vou explicar um problema sério que ocorre e que faz muita gente gastar dinheiro, reprovar nesse exame e infelizmente ficar impedido de advogar.

Para você ter uma ideia, nos últimos anos a OAB tem mantido uma taxa média de reprovação de acima de 80% das pessoas que fazem a prova.

Ou seja, na prática, para cada 1000 pessoas inscritas, menos 200 passam e mais de 800 voltam para a estaca zero e tem que tentar o exame novamente.

Essa taxa de reprovação mostra que a maioria esmagadora dos inscritos no exame não atinge o padrão que a OAB exige para passar e isso faz a gente refletir, onde é que está o problema? Por que que tanta gente reprova nesse exame?

Método Passe na Ordem
  • Será que é a prova que é feita para impedir o máximo possível de pessoas a passar e entrar nesse mercado de trabalho?
  • Será que está na formação de 5 anos que a pessoa faz e não prepara ela para passar nessa prova e ser um bom advogado?
  • Será que está no cursinho caro que faz propagandas na internet e acaba não ajudando a pessoa a estudar bem e passar?

Ppara mim a resposta está em todos esses que eu falei.

Sim, todos eles funcionam de uma forma orquestrada para que você não passe nessa prova e eu quero que você entenda isso para que você possa pensar diferente e finalmente conseguir a sua provação.

A PROVA CRIADA PELA OAB

Vamos ser sinceros… A prova da OAB não é fácil.

Além de ser separada em 2 etapas, a primeira fase sendo de 80 questões de múltipla escolha e a segunda fase sendo aberta e totalmente escrita a mão, as próprias questões do exame acabam sendo multidisciplinares e longas.

Ou seja, é realmente uma prova feita para cansar e confundir a cabeça da pessoa.

Muitas vezes a pessoa até sabe o assunto da questão, mas a questão é estruturada de um jeito que qualquer desatenção faz a pessoa errar.

Então, realmente é uma prova meio venenosa que você precisa estar bem preparado para fazer, porque, do contrário, você não passa e acaba fazendo parte da estatística de reprovação de mais de 80%.

Outro ponto é que o calendário da OAB acaba deixando pouco tempo entre as provas para a pessoa estudar, então, se a pessoa deixa para estudar só quando sai o edital, fica muito difícil passar.

O CURSO DE DIREITO NÃO AJUDA MUITO

O curso de direito, independente de qual seja, faz você passar 5 anos estudando e fazendo provas e trabalhos.

Mas não necessariamente a forma como você é avaliado na faculdade está ajudando você a se preparar para OAB.

Método Passe na Ordem

As provas da faculdade tendem a ter questões mais curtas e muitas vezes não são na mesma estrutura da prova da OAB, que inclusive adora ter questões interdisciplinares, o que é algo que a gente não vê na faculdade.

Outro ponto que a faculdade muitas vezes peca é que na segunda fase você precisa ter uma boa clareza de como criar sua peça processual e nem sempre a faculdade ensina isso e nem incentiva o aluno em estágios práticos para terminar o curso sabendo como criar uma boa peça.

Ou seja, na prática a faculdade está sim ensinando direito para você, está sim passando algum conhecimento, mas isso não quer dizer que você está 100% preparado para vencer uma prova que tem uma estrutura completamente diferente das que você está acostumado a fazer e que vai exigir uma peça processual completa na segunda etapa.

Por isso que muita gente vai muito bem na faculdade, mas faz o Exame da OAB e acaba reprovando. Porque achou que seria só mais uma prova em vez de um desafio completamente diferente como ela é.

O CURSINHO PREPARATÓRIO QUE SÓ ATRAPALHA

Bem, quando a pessoa reprova uma vez ou sente que a faculdade não foi o suficiente, normalmente ela busca um cursinho para OAB.

Aí o primeiro passo é fazer uma pesquisa por cursos para OAB no google e rapidinho ela cai nos sites daqueles cursos online famosos com 200 professores diferentes com 1000h de duração.

Aqui a lógica que passa na cabeça da pessoa é simples:

“Se é um curso completão deve ser bom, vou revisar o curso de direito inteiro o e vou passar nessa prova da OAB.”

O problema é que normalmente as pessoas tem no máximo 90 dias para estudar para uma prova, só que se a gente fizer um cálculo simples dá para perceber que 1000h de aulas divididas por 90 dias dariam 11h por dia para completar o curso até a prova.

E aí eu te pergunto… quem tem 11h no dia para estudar um cursos extenso assim??

Método Passe na Ordem

Pois é, aí a pessoa pagou um curso caro, estudou o máximo que conseguiu, mas mesmo assim fez um estudo ruim e acabou reprovando lá no exame.

COMO SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA

Enfim… só de olhar isso que falei dá para ver que a prova é realmente complexa, a faculdade dá uma base mas não prepara 100% e alguns cursinhos te entopem de conteúdo e acabam mais atrapalhando do que ajudando você no estudo.

É aí que a gente começa a entender com é possível a OAB ter essa taxa de mais de 80% de reprovação e como as pessoas ficam gastando tanto dinheiro com cursos e continuam reprovando lá na prova.

E eu resolvi escrever isso aqui porque a gente só consegue resolver um problema quando a gente sabe que ele existe.

O primeiro passo da mudança é justamente saber que algo precisa mudar.

E hoje eu vejo que eu só consegui passar na OAB porque eu entendi antecipadamente que eu não podia vacilar com esse sistema de reprovação.

Se eu quisesse passar eu precisava analisar a minha realidade e seguir uma forma de estudo que realmente me ajudasse a passar.

Inclusive lá no meu canal do Youtube o que mais tem são vídeos que falam de como fazer um estudo estratégico em pouco tempo.

Porque na época que eu estava querendo passar na OAB eu tinha em média 2h de estudo no dia e ver um curso extenso com um monte de aulas seria um tiro no pé para mim.

Foi ali que eu decidi analisar profundamente as provas passadas da OAB para separar exatamente o que eu precisava estudar e focar minha atenção só nisso.

O resultado foi a aprovação com mais de 60 pontos no meu exame e ser uma das poucas pessoas da minha turma a passar de primeira nessa prova.

Inclusive se você quiser entender o método que usei para vencer essa prova estudando 2h por dia, dá uma conferida neste link abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá eu mostro como funciona a minha análise, minha mentoria individual e todos os passos para vencer as 2 fases da OAB estudando menos e melhor.

Ou seja, a grande dica que eu queria passar nesse vídeo é: SEJA ANALÍTICO. Seja inteligente nos passos que você vai dar no seu estudo. Não faça a escolha do seu curso no automático, não estude sem saber o que focar.

Quem estuda de forma inteligente e bem planejada precisa estudar apenas uma vez.

Quem estuda de qualquer forma seguindo qualquer dica de amigo ou cursinho longo, normalmente reprova e precisa começar tudo de novo.

Enfim, espero que essa reflexão tenha ajudado você e com certeza os vídeos lá do meu canal do Youtube também podem ajudar você nessa jornada de vencer a prova da OAB.

Até mais!

Método Passe na Ordem