Eu sei que parece estranho, mas nem sempre os amigos ou colegas de faculdade ajudam você a ir bem na prova da OAB.
Na verdade, na grande maioria das vezes eles são a origem de muitas reprovações e no vídeo abaixo eu explico exatamente os cuidados que você tem que ter com suas amizades se você realmente quer vencer essa prova, bora lá?
Eu resolvi fazer este vídeo porque eu também tive que passar por essa missão de enfrentar a prova da OAB e se eu não tivesse tomado cuidado com alguns amigos meus, provavelmente eu teria reprovado na prova que fiz.
E eu sei que parece estranho, mas não é que o seu amigo ou amiga queria que você se ferre na prova. Longe disso. É que alguns conselhos que esses nossos amigos dão mais atrapalham do que ajudam e isso pode custar a sua aprovação.
E eu separei aqui 2 situações que você precisa tomar muito cuidado para não acabar se ferrando da prova da OAB por causa de um amigo.
Como estudar para a OAB com pouco tempo
A primeira delas é com questão ao tempo.
Eu acho que é impossível uma pessoa ter exatamente a mesma rotina que uma outra pessoa, ou seja, ter os mesmos compromissos, a mesma disposição de tempo no dia e assim vai.
Mas quando a gente está pensando em começar um preparo para OAB sempre tem um amigo ou colega de turma para dizer:
“Ei… faz esse cursinho aqui, estuda desse jeito aqui, se inscreve nesse curso aí que é o melhor para você.”
O problema desses conselhos é que a pessoa que está dizendo isso pode até ter boas intenções, mas ela está baseando essa indicação na própria realidade dela.
A minha amiga que me indicou um curso enorme, saia da faculdade, almoçava e tinha a tarde e a noite todinha para estudar.
Agora eu saia da faculdade, comia algo bem rapidinho, ia para o estágio e só ia poder pensar em estudo lá para o final da noite.
Ou seja, a minha realidade era completamente diferente da dela, mas na hora que a gente dá ou recebe um conselho desses a gente não leva em consideração a realidade do outro, mesmo porque a gente não tem um cronograma da vida do outro.
Então, uma boa solução para o seu amigo ou amiga pode ser uma péssima solução para você.
Sempre verifique a carga horária do curso para OAB
Por isso quando algum amigo te indicar um curso, veja se a carga horária daquele curso cabe mesmo no tempo disponível que você tem para estudar.
Porque se for um curso muito grande e você tiver poucas horas para estudar, você provavelmente vai cobrir pouco do curso e vai chegar na prova pouco preparado.
E esse seu amigo que tinha mais tempo para estudar vai passar e você vai acabar achando que o problema está em você e não no curso, entendeu?
Então muito cuidado com os conselhos de amigos.
Para evitar problemas, divida o tempo de carga horária do curso que foi indicado para você com o tempo que você tem para estudar e ai você vai ver se é realmente esse curso cabe na sua realidade ou não.
Eu já até falei sobre isso, mostrando passo a passo neste vídeo aqui. Não esquece de dar uma olhada lá depois que terminar de ver esta dica.
Escolha da 2ª Fase na Prova da OAB
Já a segunda situação que um amigo acaba te levando para o buraco é na segunda fase da OAB.
Eu converso com muita gente por whatsapp antes de entrarem nas minhas turmas e é incrível a quantidade de pessoas que dizem assim:
“Raiany, na segunda fase vou fazer tributário porque meu amigo disse que é mais fácil e ele passou”
Olha… sinceramente eu acho que o conselho amigo é uma das grandes causas de reprovação na segunda fase, porque o que é fácil para o seu amigo pode não ser fácil para você.
Por exemplo, eu acho penal uma matéria super fácil de entender, já meu esposo odeia penal com todas as forças. Então, se ele fosse fazer a prova da OAB e eu convencesse ele a fazer penal, com certeza ele teria muito mais dificuldade tanto no estudo quanto lá no dia da prova.
Eu tenho alunos que passaram fazendo civil, outros fazendo trabalhista, outros fazendo penal, constitucional, empresarial, administrativo e até mesmo tributário… enfim cada um acha fácil uma coisa.
Eu já falei isso, sobre qual é a melhor matéria para a 2ª Fase da OAB para você, neste vídeo aqui. Dá uma olhada lá.
Mas, resumindo, na segunda fase, não caia nessa de escolher aquilo que o seu amigo escolheu apenas por que ele disse que é fácil, procure fazer a sua escolha baseada naquilo que você tem mais prática ou naquela matéria que você mais gosta.
Se você gosta de tributário, ótimo, tributário vai ser uma boa escolha. Se você tem muita prática em civil, civil vai ser uma boa escolha. E assim em diante.
O que é importante entender aqui é que as pessoas são diferentes. Não é que seu amigo queria te sacanear, mas é que o fácil para ele pode não ser o fácil para você.
E se você não parar para olhar antes aquilo que vai funcionar melhor para você especificamente, você corre muito mais risco de reprovar.
Bem, eu espero que essas duas dicas ajudem você a fazer melhores escolhas e também a manter as suas amizades.
Se você gostou deste vídeo eu tenho certeza que você também vai gostar deste aqui.
Ah, e se você ainda não se inscreveu no meu canal do Youtube, vai lá e se inscreve para ser avisado toda vez que tiver uma dica nova!
Bem, acho que é isso e a gente se vê em uma próxima dica
Até mais!