Se eu Começasse o ESTUDO PARA OAB AGORA, faria isso (GUIA COMPLETO)

Eu estava olhando no calendário e percebi que já faz mais de 10 anos que eu conquistei a minha aprovação na Prova da OAB e de lá para cá eu já ajudei milhares de pessoas a vencer essa prova.

E isso me fez pensar sobre quais passos eu daria para conquistar a minha aprovação se eu estivesse começando do zero hoje.

Então, se você tem esse desejo de vencer a prova da OAB, eu tenho certeza que cada uma dessas etapas vão ajudar você a estudar melhor e aumentar muito as suas chances de passar.

Passo 1 – Analisar a minha realidade e escolher bem a minha forma de estudo

Acho que a primeira dica que eu daria para mim mesma na hora de começar o estudo é ter muita clareza do meu tempo para estudar e do tipo de curso que eu pretendo fazer.

Eu falo isso porque a grande maioria das pessoas que vai fazer a Prova da OAB não pensa direito nessa relação entre o tempo e o curso escolhido e muitas vezes acaba reprovando por causa disso.

Método Passe na Ordem

Por exemplo, se eu sou uma pessoa que tem 8 horas por dia para estudar, ou seja, eu tenho basicamente o meu dia livre para estudar, isso significa que eu posso pegar um curso mais extenso e completar ele antes de chegar o dia da prova.

Agora, se eu sou uma pessoa que passa o dia inteiro trabalhando, chega em casa cansada, ainda tem que lidar com as tarefas de casa e tem no máximo 1h ou 2h no dia para poder fazer o estudo, não faz sentido nenhum eu pegar o mesmo curso muito extenso.

Porque provavelmente eu não vou conseguir completar esse curso até a prova, e se eu fizer um preparo incompleto, a minha chance de passar vai ser muito pequena.

Inclusive, isso é algo que eu falo bastante lá no meu canal do Youtube, dessa importância de analisar a quantidade de tempo que você tem para estudar e comparar com a carga horária do curso que você quer fazer.

Porque se você pega um curso de 800 horas e tem 2h no dia para estudar, você teria que estudar 400 dias para completar esse curso, o que dá mais de 1 ano de estudo diário.

E se a gente parar para analisar, provavelmente você perderia umas 3 provas da OAB antes de completar esse curso.

Esse é um cálculo básico que mostra que um curso que pode ser uma solução para uma pessoa que tem mais tempo, com certeza vai ser um tiro no pé para aquela pessoa que tem pouco tempo para estudar.

Então eu acho que essa seria a primeira coisa que eu ia pensar: qual a minha realidade de tempo e tendo clareza desse tempo?

Qual o caminho eu quero seguir (seja um curso mais extenso com muitas aulas ou uma forma de estudo mais objetiva e direta ao ponto)?

Passo 2 – Saber com clareza o que estudar e o que não estudar

O segundo ponto que eu com certeza levaria em consideração é saber exatamente aquilo que eu preciso estudar.

Método Passe na Ordem

A grande maioria das pessoas não se preocupa em tentar identificar o que vai estudar.

A pessoa simplesmente escolhe um curso, dá play na aula e torce para estar estudando certo e vencer essa prova.

O problema é que tem muito curso por aí que parece uma pós graduação em direito com zilhões de aulas, então mesmo fazendo um curso assim você acaba estudando muito conteúdo que não vai aparecer na prova, ou seja, gasta tempo com algo que não vai ser cobrado de você.

E é por isso que muita gente sente que estudou muito, mas foi para prova e não conseguiu fazer nada.

Porque estudar a pessoa estudou, mas estudar o que ia ajudar ela a passar aí é uma história completamente diferente.

Para mim, independente do tipo de estudo que você vai fazer, você tem que ter clareza que você está estudando aquele conteúdo que realmente tem chance de cair na prova.

Uma forma bem fácil de fazer isso é analisando aquilo que a OAB já cobrou em outras provas.

As provas passadas da OAB são um verdadeiro mapa daquilo que a banca dá mais prioridade.

E aquilo que ela deu prioridade em um determinado exame tem muita chance de continuar sendo importante nos próximos exames também.

Então, se você faz uma pesquisa das provas passadas, você vai começar a identificar aquilo que você realmente deveria focar a sua atenção.

Método Passe na Ordem

E isso que eu estou falando aqui não é da boca para fora não, é algo que eu mesma fiz no meu estudo.

Na época que eu fui fazer o meu preparo, como eu tinha pouco tempo para estudar, eu percebi que eu não poderia gastar meu tempo com aulas longas.

Então, eu analisei 10 provas passadas da OAB e ali eu consegui identificar quais assuntos que eu realmente precisava priorizar.

Foi com isso que eu criei uma análise de cada matéria como essa aqui (um exemplo coma a matéria de ética), onde eu separei todos os assuntos por ordem de prioridade.

E o resultado disso foi que no exame que fiz eu tirei mais de 60 pontos na primeira fase. E isso não foi sorte.

Até hoje eu atualizo essa análise para os meus alunos e no Exame 44, 62 das 80 questões da prova estavam presentes na análise.

Ou seja, 77% do exame estava na palma da mão de quem estudou exatamente o que eu separei nessa análise.

Ter esse nível de clareza sobre aquilo que você realmente precisa estudar faz total diferença no seu preparo, porque além de deixar o estudo mais preciso, você ganha tempo porque vai estar focando só o que realmente importa no seu estudo.

E o melhor é que você pode fazer esse análise de forma gratuita, basta pegar as provas passadas da OAB e ir identificando quais assuntos a OAB está tratando em cada questão.

Quanto mais provas você fizer essa análise, mais precisa ela vai ficar.

E eu sei, nesse momento com certeza tem gente pensando que isso dá trabalho demais, mas o que muita gente não percebe é que ao fazer essa análise você já está estudando.

E é muito melhor você ter certeza de que está estudando a coisa certa do que ter um estudo sem precisão nenhuma e ficar reprovando em vários exames.

Quando você sabe aquilo que precisa focar, você estuda uma vez e passa.

Quando você não sabe aquilo que tem que estudar, você estuda muito e mesmo assim acaba reprovando várias vezes.

E se a gente colocar na ponta do lápis fazer uma análise assim acaba economizando tempo, mesmo parecendo ser algo demorado de fazer.

Claro que, se você não quiser sentar e analisar provas passadas da OAB, aí vale a pena dar uma olhada no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Lá eu dou todos os detalhes do meu método de estudo estratégico que tem essa análise pronta e atualizada, tem um preparo completo para as duas fases da OAB e ainda tem minha mentoria individual durante todo o preparo.

Passo 3 – Priorizar o estudo pela lei, não por videoaulas

O terceiro ponto que com certeza eu levaria em consideração é o estudo por meio de videoaulas.

Vamos ser sinceros aqui, quando a gente pensa em estudo para OAB o que vem a cabeça é uma aquela videoaula do professor explicando alguma coisa.

Isso aí é o padrão, é o que 99% das pessoas faz.

Mas o problema é que hoje a oab reprova mais de 80% das pessoas no exame, então só essa estatística aí já mostra que essa lógica de estudo aí não é nada eficiente.

E para mim o grande problema das videoaulas é que elas são uma forma de estudo passivo.

O estudo passivo é aquele em que você fica quieto prestando atenção e o professor fica ali cuspindo toda a informação que você deveria gravar.

Mas, quantas vezes você foi para a faculdade, o professor deu aula, explicou toda aquela informação e você saiu da aula e não lembrava quase nada que ele falou?

Isso ocorre porque um estudo passivo não estimula o nosso cérebro a gravar informação.

Nosso cérebro grava muito mais fácil quando a gente tem um estudo mais ativo, mais investigativo.

Então, faz muito mais sentido analisar quais assuntos precisamos estudar, fazer esse estudo pesquisando a resposta diretamente pela lei e praticar tudo o que estudamos com questões.

Assim a gente está ativamente buscando uma resposta e mantendo nosso cérebro ativo durante todo o preparo.

Passo 4 – Praticar bastante com questões

A próxima etapa é praticar com questões.

É basicamente um complemento da etapa anterior, porque depois que você faz um estudo mais ativo, uma forma de verificar que você realmente aprendeu aquela informação é praticando.

Essa é uma etapa super importante, porque a gente se engana achando que absorveu toda a informação que viu no curso.

Mas quando a gente coloca em prática, quando a gente tenta fazer uma prova passada da OAB, por exemplo, a gente começa a perceber que algumas coisas que a gente achou que tinha gravado, não gravou.

Então, a etapa prática é uma etapa muito importante para identificar pontos fracos e também identificar aquilo que a gente realmente fixou.

É isso que vai dar segurança para que a gente possa ir para a prova com mais calma, sabendo que estudou bem.

Eu tenho certeza que se você aplicar esses pontos no seu preparo, você vai fazer um estudo muito melhor do que 90% das pessoas que estão estudando para OAB agora.

Uma coisa que eu sempre falo no meu canal do Youtube é que estudar bem não é estudar muito. Estudar bem é estudar de forma inteligente.

É algo que vai dar trabalho, é um processo que envolve muita dedicação da sua parte, mas é algo completamente possível e que com certeza vai te ajudar a passar.

E, se você quiser um preparo prático que ensina passo a passo como fazer a sua preparação da melhor forma, com minha análise pronta, a estratégia de estudo para as duas fases da OAB, meu banco de questões comentadas e a minha mentoria individual, aí é só dar uma olhada no link que eu deixei aqui abaixo:

Método Passe na Ordem

Agradeço imensamente por você ter me acompanhado até aqui. Desejo um ótimo estudo para você e a gente se vê em outro vídeo no meu canal do Youtube, ou quem sabe, lá na turma do meu método.

Até a próxima!

Método Passe na Ordem