É, ninguém quer reprovar na prova da OAB, mas se isso aconteceu na primeira fase do seu exame é preciso entender o que deu errado para que isso não aconteça na sua próxima prova.
E por isso eu criei esse vídeo que vai te ensinar tudo o que você precisa saber para evitar problemas e conseguir logo essa aprovação, vamos lá?
Bem, quando a gente verifica o resultado e acaba não conseguindo a aprovação significa que algo no meio do preparo ou da execução da prova acabou não dando certo, então pode ter sido:
- O nervosismo que não deixou você dar o seu máximo na hora da prova.
- A falta tempo para fazer a prova que culminou em você não conseguindo ler e responder todas as questões com foco ou fez você marcar o gabarito com muita pressa.
- Ou você acabou trocando as respostas das questões na hora de marcar e perdeu ponto por isso.
- Ou que tudo aquilo que você estudou parece não ter sido cobrado na prova
Enfim, muita coisa pode ter dado errado e aqui neste post eu decidi separar em etapas onde eu vou detalhar cada um dos problemas que podem ter ocorrido para que você consiga evitar que isso aconteça com você novamente, ok?
Nervosismo e Ansiedade na Prova da OAB
Bem, para começar eu separei um dos grandes problemas que fazem as pessoas reprovar na primeira fase da OAB que é o EMOCIONAL.
Se você sofreu no dia da prova com brancos, falta de foco, nervosismo, queda de pressão, dor de barriga, enjoo ou qualquer coisa parecida (que não foi causada por uma condição médica preestabeleida), o que te atrapalhou e te impediu de dar o máximo na hora da prova com certeza foi o seu EMOCIONAL.
Sim, o emocional é um dos grandes vilões da prova da OAB e afeta até mesmo as pessoas que sentem que estudaram muito bem, por isso ele é algo que precisa ser levado a sério.
Se você sente que foi isso que te atrapalhou nessa primeira fase, isso é um sinal de alerta que você precisa trabalhar o seu emocional na sua preparação para a prova.
Poucas pessoas pensam no emocional quando estão estudando para a prova, mas a verdade é que mesmo que você fosse mágico e tivesse o gabarito da prova na mão, se você não tiver o emocional ao seu favor, você ainda corre o risco de travar e acabar não fazendo uma boa prova.
Infelizmente a gente não consegue deixar nossa mente em casa para ir fazer a prova sem lidar com o emocional, então é muito importante que você busque identificar o que te levou a ficar com tanta ansiedade/nervosismo a ponto de se manisfestar fisicamente e tratar essa etapa emocional como uma parte do seu processo de preparo para a próxima prova.
Técnicas de meditação e terapia podem parecer algo chato e talvez até constrangedor de se fazer para algumas pessoas, mas a prova da OAB acaba precisando de uma preparação estilo um atleta olímpico.
Por exemplo, mesmo que o principal treinamento do atleta seja a natação, ainda assim os nadadores olímpicos têm o psicólogo ali do lado para conseguir ter um melhor desempenho.
Ou seja, se o Michael Phelps busca ajuda emocional para ter um desempenho melhor, é um sinal de que é algo importante também no seu preparo.
Para quem não sabe, eu treino pessoas para enfrentar essa prova da OAB há vários anos e no meu método eu fiz questão de ter um curso complementar inteiro focado nesta parte emocional para evitar problemas lá na hora da prova (de tão importante que é o preparo emocional).
Então se você identificou que esse problema atrapalhou você, não empurre com a barriga, analise o que aconteceu e procure formas de lidar com isso para eliminar esse fator negativo do seu preparo e da execução da prova, ok?
Faltou Tempo para Responder todas as Questões da OAB
Agora, se as 5 horas de prova pareceram curtas e você acabou tendo dificuldades de completar a prova a tempo, é sinal de que há um grande problema na etapa da EXECUÇÃO DA PROVA.
Eu já até fiz um vídeo lá no meu canal do Youtube e um post aqui no site falando sobre as 3 Regras da Execução da Prova da OAB, então dá uma conferida lá que as dicas vão ajudar você a encurtar esse tempo de execução de prova, ok?
Vídeo: 3 Regras da Execução da Prova da 1ª Fase OAB
Mas, o problema do tempo na prova tem tudo a ver com a falta de processos na hora de fazer o seu exame.
“Como assim, Raiany?”
A prova da OAB é projetada para fazer as pessoas gastarem bastante tempo nas questões, então se você não tiver um método de execução de prova, você pode acabar perdendo muito tempo baratinado durante a prova ou travado em alguma questão e isso pode acabar impedindo você de fazer as outras questões do exame a tempo.
Você vai conseguir melhorar o seu tempo de prova quando tiver mais clareza de quais passos seguir na hora de fazer a prova e treinar esses passos com simulados para automatizar essas etapas antes do dia da prova chegar.
Lembrando que, quando eu digo treinar a execução da prova com simulados é para simular MESMO o dia da prova: 5h corridas de execução com uma prova de 80 questões e sem relógio!
Como você não pode usar relógio no dia da prova, você também precisa treinar sem um relógio ali do lado.
Então, para ter a mesma noção de tempo que na hora da prova, programe o seu celular para despertar a cada 1 hora e deixe ele fora de vista.
O motivo desse despertar a cada uma hora é porque, na prova, você vai ser avisado pelos fiscais de prova quando cada hora é completada, então o telefone aqui vai estar cumprindo essa função do fiscal, entendeu?
Esse simulado sem relógio também vai te ajudar a não ficar nervoso pela falta dele no dia da prova, então é um bônus que vai te ajudar também na parte do preparo emocional.
E sobre as 80 questões, na internet existem vários simulados gratuitos para a prova 1ª fase da OAB e, chegando mais perto da prova, todo final de semana tem um.
Então se programe para conseguir encaixar em algum dia da semana um horário de estudo de 5h seguidas para poder fazer esses simulados e treinar a sua execução da prova.
Claro que se eu parasse para escrever sobre todas as dicas de execução de prova neste post ele iria ficar gigantesco, então vou deixar o link aqui embaixo para você dar uma conferida depois, ok?
Vídeo: 3 Regras da Execução da Prova da 1ª Fase OAB
Trocou as Respostas das Questões na Última hora
Agora, se você acabou cometendo o erro de trocar de última hora a resposta de alguma questão da prova e acabou errando a questão por causa disso, isso significa que você foi vítima do que eu chamo de MÃOZINHA NERVOSA.
Eu também já criei um vídeo lá no meu canal do Youtube explicando como você pode evitar essa necessidade de fazer ajustes no gabarito e que causam tanto dano, então você pode acessar o vídeo clicando alí em cima ou no hyperlink ou ler o meu post sobre esse mesmo assunto:
Mãozinha Nervosa: uma das maiores causas de REPROVAÇÃO na prova da OAB [O que é e Como Evitar]
Sério, muito importante que você leia ou veja o vídeo para entender de uma vez por todas porque é essencial que você não repita esse tiro no pé de trocar a resposta de última hora no gabarito e como isso está te impedindo de ser aprovado.
O Que Você Estudou Não Caiu
Agora, se o problema foi que parece que nada do que você estudou caiu na prova, isso é um sinal claro de que você está estudando da forma errada.
De nada adianta tentar estudar todos os 5 anos de direito para ir para a prova da OAB.
Primeiro porque é impossível fazer isso no tempo médio de preparo para a prova (que é de 3 a 4 meses), e segundo porque a OAB não consegue cobrar 5 anos de direito em 80 questões.
Então a minha dica para você é: evite fazer um curso que tem 1000h de conteúdo gravado, pois se você tiver poucas horas no dia para estudar, você não vai conseguir chegar nem em 50% do curso e ai irá para a prova 50% preparado, o que não é nada inteligente de se fazer.
Para estudar bem e estar preparado para a prova da OAB é necessário fazer um estudo estratégico, focado no que a OAB mais gosta de cobrar e, consequentemente, o que mais tem chance de cair.
E essa informação você consegue analisando as provas passadas da OAB.
No meu caso, quando eu fui fazer a prova da OAB eu analisei as últimas 10 provas para poder saber o que estudar e o que não estudar.
Isso me poupou um tempo enorme, pois eu percebi que muitos assuntos nunca tinham sido cobrados no exame, então eu eliminei esse conteúdo da minha preparação.
Essa minha análise hoje faz parte do meu método de preparo para OAB, que ajuda centenas de pessoas a passar na OAB todos os anos, mesmo tendo elas pouco tempo para estudar.
Se você quiser entender um pouco mais do meu método, é só ver a este vídeo: Método Passe na Ordem.
O Que Fazer Depois de Reprovar na 1ª Fase da OAB?
Agora, independente de qual foi o motivo da sua reprovação, uma coisa que você precisa fazer sem falta é analisar bem essa prova que você não conseguiu od 40 pontos.
Muita gente quando é reprovado acaba até com receio de tocar na prova e conferir o que aconteceu. NÃO FAÇA ISSO.
Essa prova que deu errado é um ótimo material de análise para identificar o que pode ser melhorado para um próximo exame.
Por isso é super importante verificar o que você acertou, o que errou e o que acertou no chute.
Sendo assim, pegue o caderno de prova da prova que não deu certo e analise todas as questões, identificando quais você errou ou acertou no chute e REVISE OS ASSUNTOS DELAS.
Assim você vai estar usando essa prova como uma base para saber onde é preciso reforçar o estudo.
E esse mesmo procedimento de análise você deve fazer depois de todo simulado que fizer, pois assim você vai poder tirar o maior proveito possível dele e já vai saber onde você precisa reforçar seu estudo.
Acredite, Você Tem o que é Preciso para ser Aprovado!
Se você chegou até essa parte do post, MEUS PARABÉNS!
Quer dizer que você tem uma característica que poucos outros mostraram ter, que é foco e compromisso em melhorar para vencer essa prova.
A perseverança é uma das grandes características que levam a aprovação e se você chegou até aqui é bem provável que você tenha essa característica inata dos guerreiros vitoriosos.
E, se você quiser entender mais sobre como ter um estudo estratégico, você tem 2 opções:
A primeira é me acompanhar na minha aula gratuita onde eu explico meu fluxo de preparo estratégico e fazer por você mesmo tudo o que eu mostro lá.
A outra é entrando na minha turma do Método Passe na Ordem onde eu já fiz quase todo o trabalho de análise e pesquisa e só vai faltar você entender a estratégia e botar a cara no Vade Mecum para estudar com o melhor direcionamento possível.
Ambas as opções vão te levar à aprovação se você realmente se dedicar.
E é isso aí, a reprovação na prova não é um ponto final, mas ela precisa ser o início de um preparo mais estratégico se você quiser chegar a aprovação.
Agora que você já entendeu isso, é hora de cuidar dos detalhes que te atrapalharam para fazer um preparo melhor e vencer logo essa prova para pegar a carteira da OAB
Gratidão por me acompanhar aqui e até a próxima!