Muita gente me manda mensagem perguntando qual é o segredo para passar na OAB.
E sendo sincera, depois de ajudar tanta gente a passar nessa prova, com certeza esses 2 pontos que vou explicar fazem muita gente, que vinha de várias reprovações, finalmente vencer essa prova de uma vez por todas.
E tudo o que você precisa fazer é prestar muita atenção no que vou explicar e depois aplicar isso aí no seu preparo.
O segredo da APROVAÇÃO na OAB
A grande verdade é que muita gente que busca o segredo de algo, queria algo quase mágico, que simplesmente fará a aprovação acontecer sem muito esforço.
E normalmente as pessoas que procuram a “pílula mágica” fazem isso por que já tentaram vários exames antes e ainda não conseguiram a aprovação.
Mas o segredo mesmo para você passar no Exame da OAB depende de 2 fatores importantes:
- Você saber exatamente o que você precisa estudar
- Estudar da forma certa com o tempo que você tem
1 – Saber Exatamente o que é preciso estudar para a OAB
No caso do que estudar, muita gente acaba se inscrevendo em um curso e simplesmente acreditando que todas as aulas e assuntos que tem ali vão ser importantes para passar na OAB.
Mas, vamos ser sinceros aqui, tem cursos que parecem mais uma graduação de direito inteira do que algo focado na prova da OAB.
Então, é óbvio que até mesmo dentro desses cursos gigantes, há muitos assuntos que estão sendo ensinados ali que provavelmente não vão cair na sua prova.
Ou seja, anota isso aí:
A OAB precisa focar alguns assuntos e deixar muito do curso de direito de fora da prova.
Logo a forma mais inteligente e eficiente de estudo não é revisando o curso de direito inteiro e sim identificando esses assuntos que ela gosta de cobrar.
E é aqui que entra um ponto interessante, porque aquilo que a OAB cobrou nas provas passadas tem muita chance de continuar sendo importante nas provas que ela ainda vai criar.
Então, se você analisa as provas passadas da OAB, você começa a ter um mapa daquilo que tem mais importância para a OAB.
Análise das provas passadas da OAB
Ou seja, você pode entrar lá no site da OAB, baixar as últimas provas e começar a analisar, questão por questão, alternativa por alternativa, qual tipo de assunto ela está abordando.
Quanto mais questões você analisar, mais preciso vai ser na sua cabeça aquilo que você realmente deveria estar focando no seu estudo.
Eu estou te explicando isso aqui porque eu usei na prática essa análise para conseguir a minha aprovação tirando mais de 60 pontos na primeira fase do meu exame.
Ou seja, na minha época eu analisei 10 provas passadas e criei uma análise muito parecida com essa aqui.

Nessa análise, que eu fiz de cada uma das matérias, eu separei por ordem de prioridade os assuntos que mais apareciam na prova da OAB e eu dediquei a minha atenção total a estudar esses assuntos que eu separei.
A vantagem disso foi que eu consegui fazer o meu estudo super rápido e nesse curto período de tempo que eu tinha para poder estudar.
E para você ter ideia, até hoje eu atualizo essa análise para os meus alunos e no Exame 45, os assuntos de 66 das 80 questões da prova estavam presentes nessa análise.
Então, mais de 81% da prova estava na mão de quem estudou exatamente os assuntos que eu separei.
E é por isso que muita gente que vinha de várias reprovações acaba conseguindo passar com mais facilidade. Porque sabendo o que estudar o estudo fica muito mais preciso.
Então é como eu falei, você pode acessar o site da OAB, baixar as provas passadas e começar a dedicar um tempo do seu estudo analisando cada uma dessas provas, sempre das mais atuais para as mais antigas.
E eu sei que parece ser algo que vai dar muito trabalho, que vai ocupar muito o seu tempo, mas eu também não tinha muito tempo para o meu estudo.
E eu só resolvi fazer isso porque faz muito mais sentido estudar certo uma vez e passar, do que estudar sem foco várias vezes e ficar reprovando nos exames.
Claro que se você não quiser de forma alguma analisar as provas como eu fiz, aí vale a pena dar uma olhada no link abaixo:
Lá eu explico como funciona o meu método de preparo que tem essa análise atualizada, meu passo a passo de estudo para as duas fases da OAB e ainda minha mentoria individual durante todo o seu estudo.
2 – Estudar da FORMA CERTA para a OAB
Enfim, sabendo exatamente o que estudar falta apenas um outro ingrediente, que eu já falei antes, que é estudar da forma certa.
Claro que cada pessoa é diferente, cada pessoa aprende de uma forma específica, mas não tem como negar que se a gente quer aprovação na OAB, a gente precisa utilizar bem a lei.
E por mais óbvio que isso pareça, a grande maioria das pessoas quando vai fazer um preparo para a OAB, busca um curso cheio de videoaulas e não toca nenhum minuto na lei durante esse estudo.
E esse é um problema muito sério, porque a primeira fase da OAB é completamente estruturada em cima da letra da lei.
Tanto que existem várias alternativas corretas das questões que são cópias literais da lei, às vezes apenas com alguma pequena adaptação.
Então, se você executa um estudo sem ter a lei ali do lado, muito provavelmente você vai ter dificuldade nas duas fases do exame.
Na primeira fase você vai ter mais dificuldade de identificar entre as alternativas certas e erradas caindo mais fácil nas pegadinhas da prova.
E na segunda fase você vai ter dificuldade em consultar o Vade Mecum na hoje do exame e em fundamentar na lei sua peça e as questões abertas, e vai perder muitos pontos por causa disso.
Então, independente se você ama assistir aquelas videoaulas longas ou ama essas revisões de 4h que tem no YouTube.
Se você não estiver utilizando a lei em conjunto no seu estudo, você tem pouquíssima chance de vencer a sua prova.
E eu não falo isso para te desanimar, eu falo isso porque ninguém vai te alertar, mas você vai sentir falta lá no dia do exame.
E eu sei que o vade mecum é caro, mas na primeira fase você não precisa do vade para estudar, você pode consultar a lei gratuitamente no site do planalto.
Que inclusive foi exatamente o que eu fiz no meu preparo, assim deixei a compra do vade com desconto mais perto da minha segunda fase.
Use a lei no seu estudo para a OAB
Então, independente da sua forma de estudo, sempre tenha a lei aí do seu lado.
- Vai responder alguma questão? Consulta isso na lei antes de conferir o gabarito.
- Viu o professor dar aula sobre algum assunto? Consulta a lei para ver o que está escrito no artigo sobre esse assunto.
Assim com certeza você vai aumentar muito as suas chances de passar.
Enfim, tem gente que procura a pílula mágica, mas o grande segredo para conseguir vencer a Prova da OAB é você ter clareza do que você vai estudar e executar esse estudo de forma inteligente e eficiente.
Se você aplicar essas duas etapas que eu ensinei no seu preparo, independente da forma de estudo que você escolheu, com certeza você vai aumentar muito a sua chance de conseguir a sua aprovação.
E se você quiser minha ajuda para vencer esse exame estudando de forma inteligente em poucas horas no dia, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu explico como eu tenho ajudado pessoas que vêm de muitas reprovações a finalmente vencer essa prova estudando menos e melhor.
Enfim, agradeço bastante por você ter me acompanhado nesse vídeo e a gente se vê em outros vídeos do meu canal do Youtube, ou, quem sabe, lá na minha turma, estudando de forma inteligente para vencer a Prova da OAB.
Até mais!




