O Vade Mecum pode ser o seu melhor amigo ou seu pior inimigo lá no exame da OAB, por isso é muito importante você escolher com cuidado aquele que você vai usar lá na hora da prova.
E aqui eu vou ajudar você a escolher qual o melhor Vade Mecum para usar na 2ª Fase da OAB, vamos lá?
O Vade Mecum é uma ferramenta super importante para a sua segunda fase do exame na OAB pois ele é a única opção de consulta que você terá lá na hora da prova, além da sua cabeça.
Então é muito importante escolher bem essa ferramenta de consulta para que você não fique perdido na hora de tentar encontrar o que você precisa e também não perca tempo demais buscando alguma coisa nele.
Como escolher o melhor Vade Mecum para a OAB
Bem, se você já fez uma busca por Vade Mecum por aí, você percebeu que existem muitas opções. E quando a gente tem muita opção acabam surgindo dúvidas de qual seria o melhor.
No site da Amazon, por exemplo, há mais de 7 páginas de Vade Mecuns de marcas diferentes e tipos diferentes também.
Há os Vade Mecuns compactos, os tradicionais, os focados na OAB e também os Vade Mecuns específicos de cada área, como direito civil, penal, tributário e assim vai.
Então, com esse monte de opções, fica aquela dúvida: qual comprar? Qual seria o melhor Vade Mecum para a OAB?
Eu pessoalmente acredito e ensino para os meus alunos do Método Passe na Ordem que o melhor Vade Mecum é aquele que:
- Facilita a sua vida (fazendo você ganhar tempo e não se perdendo lá no exame);
- Entrega toda a informação que você precisa (sendo bem completo para não deixar você na mão lá na hora da prova).
Então a marca ou editora em si é uma questão mais de preferência.
Tem pessoas que gostam dos Vade Mecuns da Saraiva (que é o meu caso), tem pessoas que gostam do Rideel e assim vai…
No caso da marca você precisa ver qual é aquele que você tem costume de usar ou que te agrada mais em termos de organização.
Eu mesma gosto bastante do da Saraiva por ser mais colorido e ter destaques que eu sinto que me ajudam nas consultas, mas tenho um amigo que gosta do Rideel justamente por ser menos colorido.
Qual o melhor tipo de Vade Mecum para a OAB
Agora no caso do tipo de Vade Mecum, aí sim é importante você tomar alguns cuidados.
Vade Mecum Compacto
Por exemplo, no site da Amazon existem vários Vade Mecuns compactos, mas, como o nome já sugere, esse tipo de Vade Mecum acaba deixando de fora algumas leis e decretos que a editora achou menos relevante.
Então, no critério ser completo, o Vade Mecum compacto acaba sendo uma opção ruim, porque ele pode acabar deixando você na mão se você tiver o azar de ser cobrado algo que foi deixado de fora da edição que você comprou.
A chance disso acontecer é pequena, mas, se acontecer, é você quem vai acabar ficando na mão e não a editora, então eu prefiro pecar pelo excesso e não levar um Vade Mecum compacto como minha única opção lá na prova da OAB.
Agora, se você já tem um Vade Mecum compacto desses e quer usar ele na prova, aí é importante consultar o edital e confirmar se o conteúdo que será cobrado de você na sua segunda fase está presente ou não no Vade Mecum que você já tem.
Se estiver, ótimo, sem problema. Se não estiver, pelo amor de Deus, compra outro.
Vade Mecum Específico de matéria
Outro tipo de Vade Mecum que eu acabo não indicando são esses específicos para uma determinada matéria.
Eles são ótimos para você buscar alguma informação da área em específico, mas a OAB pode acabar cobrando de você alguns detalhes que ela julga importante para a sua peça ou questão que não se encontram exatamente naquela área, então mais uma vez você corre o risco de não ter a informação completa que você precisa ali na mão.
Por isso, se você gosta muito desse tipo de Vade Mecum específico, é sempre importante fazer a mesma verificação que eu falei para fazer na versão compacta e confirmar se bate o conteúdo listado no edital com o conteúdo que tem no Vade Mecum.
Isso ou ter outro Vade Mecum mais completo ali do seu lado na hora do exame para evitar qualquer problema.
Vade Mecum Tradicional
Riscando essas 2 opções que já falei, temos o Vade Mecum tradicional que toda editora tem uma versão.
Nesse caso eles acabam ficando em uma posição neutra, pois vão ter toda a informação que você vai precisar, mas é um Vade Mecum geral, então a formatação dele, as cores e todos os destaques não foram otimizados para a missão de enfrentar a OAB de forma específica.
Então, sim os Vade Mecum tradicionais são completos e se eles estiverem atualizados você nem vai precisar fazer essa conferência com o edital da OAB, mas não necessariamente é um Vade Mecum que vai facilitar a sua vida no exame, pois não vai oferecer destaques específicos para o exame da OAB, que poderiam fazer você ganhar tempo na hora da sua prova.
Se você já tem um Vade Mecum tradicional desses e vai levar para prova, é muito importante fazer uma boa marcação para destacar bem aquilo que você vai precisar na prova e facilitar a sua consulta.
Vade Mecum para a OAB
Já os Vade Mecums específicos para OAB, além de serem completos em termos de conteúdo, também vão fornecer alguns destaques e formatação mais amigável para quem está estudando especificamente para OAB.
Então, se você está pensando em comprar um Vade Mecum novo agora que passou para a 2ª Fase (sério, comprar antes disso é meio que desperdício de dinheiro, falo mais sobre isso neste vídeo aqui) esses específicos para OAB cumprem os 2 fatores que eu considero mais importantes que são: facilitar a sua consulta com destaques focados na OAB e serem completos com tudo o que você precisa para a prova.
Claro que, mesmo sendo focados na OAB, você ainda vai precisar sim fazer boas marcações nele para facilitar ainda mais a sua consulta. Não é porque ele foi criado para OAB que você não vai precisar marcar nada.
Essa etapa de marcação do Vade Mecum é algo extremamente importante que ensino para os meus alunos do Método Passe na Ordem e que deve ser feita em qualquer Vade Mecum que você for usar, pois lá na hora da prova a gente precisa fazer consultas com facilidade e essas marcações fazem toda a diferença.
Afinal, qual é o melhor Vade Mecum para a OAB?
Então, na minha visão, esses modelos focados na OAB são as melhores opções para enfrentar a segunda fase da prova da OAB.
Mas isso não quer dizer que você não pode usar outros modelos. Apenas lembre-se que, se você for usar outro tipo de Vade Mecum, você precisa conferir se ele cobre aquilo que a OAB listou no edital ou ter um Vade Mecum reserva lá na prova para qualquer emergência.
Lembrando também que a marcação correta do seu Vade Mecum é algo que você sempre deve fazer independente de qual escolher, pois ter todos os pontos importante bem marcados vai facilitar muito a sua vida lá na hora da prova.
Se você gostou dessa dica sobre o Vade Mecum, tenho certeza que esses outros vídeos no meu canal do Youtube vão ajudar ainda mais!
Espero de coração ter ajudado você.
Até mais!