“Raiany, qual é a melhor estratégia de estudo para OAB?“
Bem, neste vídeo eu vou ensinar exatamente os 5 passos estratégicos que me levaram a conseguir a minha própria aprovação.
E se você seguir bem esses 5 passos eu tenho certeza que você terá tudo para vencer essa prova também. Bora lá?
Qual a Melhor Estratégia de Estudo para a OAB
O que eu vou te ensinar aqui é exatamente o mesmo caminho que usei para passar na minha primeira e única prova da OAB.
E para mim, Raiany, é sem dúvida a estratégia mais prática e direta para conseguir passar.
Como eu falei no início, esse caminho é separado nos 5 passos estratégicos que eu usei no meu estudo, e o segredo para conseguir a aprovação está justamente em entender cada um desses passos.
1 – Saber o que priorizar no seu estudo
E o primeiro passo de todos é entender que você precisa saber o que priorizar no seu estudo.
Quando comecei o meu preparo para OAB, a primeira coisa que percebi foi que a OAB nunca conseguiria cobrar 100% do meu curso de direito de 5 anos em apenas 80 questões da prova da primeira fase.
Essa limitação é uma questão matemática. Não tem como enfiar 5 anos de curso de direito em 80 questões e isso não vai mudar de uma prova para outra.
Então a primeira coisa que você precisa entender é que a OAB OBRIGATORIAMENTE precisa selecionar alguns assuntos para criar as suas 80 questões e OBRIGATORIAMENTE ela precisa deixar muito do que você viu no curso de direito de fora da sua prova.
Ou seja, estudar bem não é consumir o máximo de videoaulas de conteúdo possível.
Estudar bem é saber priorizar aquilo que tem mais chance de cair na prova e estudar isso da forma mais eficiente e objetiva possível no tempo que você tem aí na sua rotina.
E como você vai descobrir no que focar?
A melhor forma de você identificar o que a OAB dá mais valor e gosta de cobrar é analisando as provas passadas de forma bem detalhada.
As provas passadas da OAB sempre vão ser o guia mais confiável do que a OAB mais gosta de cobrar, porque aquilo que foi relevante em provas passadas tende a continuar tendo valor para OAB e tem muita chance de aparecer novamente em provas futuras.
No meu preparo, por exemplo, eu estudei com base na análise que eu fiz das últimas 10 provas da OAB.
Então tudo aquilo que a OAB não tinha mostrado interesse nesses exames eu deixei de fora do meu estudo e os assuntos que apareceram muito viraram prioridade no meu preparo.
Eu sei que quando eu falo em analisar 10 provas a gente pensa no trabalho que isso vai dar muito trabalho, mas, ao meu ver, o trabalho de analisar 10 provas é muito menor e menos problemático do que ficar tentando a prova da OAB 5, 10, 15 vezes sem conseguir passar.
Para você ter uma ideia, graças a essa análise eu consegui passar com folga no exame que eu fiz e olha que estudava 2h a 3h no dia.
E até hoje eu atualizo essa análise para os alunos do meu método estratégico para OAB.
E a eficiência é tão absurda que normalmente mais de 80% do que cai na prova está previsto na análise.
Então as chances de tirar uma nota acima de 40 e ir para a 2ª Fase são muito maiores do que as das pessoas que simplesmente ficam assistindo aulas sem saber no que focar.
Ou seja, sim dá muito trabalho, mas é algo que vai ajudar você a vencer logo essa prova porque você vai SABER EXATAMENTE NO QUE FOCAR.
Se você tem tempo e quer fazer isso sem gastar nenhum centavo, é só usar as provas passadas como eu fiz e ir segmentando as questões por matérias, assuntos, capítulos, secções e subsecções para entender o que focar e o que não focar.
Agora se você não quiser ter o trabalho de fazer esse tipo de análise estatística como eu falei aqui, você pode conferir o meu método de preparo estratégico para a OAB pelo link abaixo:
Nele eu já entrego essa análise pronta e atualizada e também ensino nas aulas cada etapa do estudo que você precisa seguir para conseguir logo a sua aprovação sem perder tempo.
Então acaba sendo uma forma mais direta de preparo que já está pronta ali para você seguir e aplicar.
2 – Estudo Estratégico
Bem, feita essa análise e já sabendo o que estudar você vai para o segundo passo que é o estudo estratégico.
Muita gente confunde estudar com ficar assistindo aulinha até cair no sono, mas a forma mais objetiva de aproveitar esses dias de estudo que você tem até a prova é fazendo o estudo direto em contato com a lei seca.
A LEI SECA é a forma mais eficiente de estudar esses assuntos que você separou como importante porque você vai conseguir estudar muito mais conteúdo em muito menos tempo do que se estivesse tentando fazer isso assistindo aulinhas por aí.
E eu sei que muita gente ama assistir uma videoaula para ver um professor explicando o assunto.
Mas quando você faz uma análise assim e compara com uma aula convencional de 1h, você vai perceber que nessa aula enorme o professor tocou em 1 ou 2 tópicos do assunto que estava ali na análise.
Então assistir aulas assim é uma forma bem demorada de cobrir o conteúdo, pois muitas vezes você vai assistir 50 minutos de aula para aproveitar 5 min de uma explicação da parte de um assunto que realmente tem chance de cair na prova.
Por isso que faz muito mais sentido estudar aquilo que você separou como importante direto pela lei seca, que é justamente de onde a OAB tira as questões da prova
Então, se você sabe exatamente no que focar o estudo, a LEI SECA sem dúvida será o melhor caminho para você ter um estudo mais rápido e eficiente.
3 – Praticar aquilo que você aprendeu
Bem, depois de fazer um estudo ativo direto pela lei seca é super importante partir para o terceiro passo que é praticar aquilo que você aprendeu com questões da própria OAB.
Afinal, você só vai ter certeza que fixou bem a informação praticando com questões.
Nessa prática eu indico você a fazer as questões e ir fundamentando cada alternativa da questão ANTES de olhar o gabarito ou o comentário da questão.
E por que disso? Porque a OAB adora brincar com a letra da lei, então é bem comum que uma alternativa errada seja a letra da lei com alguma palavra ou frase adicionada ou subtraída que faz com que ela se torne errada.
Além do mais, se você pratica fundamentando as alternativas você vai fixar melhor o conteúdo estudado e ter mais facilidade na sua execução de prova.
Assim você vai estar treinando sua interpretação da questão e também verificando se você realmente aprendeu os assuntos que você estudou na lei.
4 – Treinar a execução da prova
O quarto passo é treinar a execução da prova.
Muita gente faz cursinho sem nunca treinar/simular o dia da prova.
O problema disso é que a prova da OAB é extensa e tem um limite de tempo, então se você não treina a execução em casa você pode ter dificuldades lá no dia da prova.
Ou seja, antes de ir para a prova da OAB, sempre tente realizar uma simulação do dia da prova.
Mas faça isso respeitando o tempo e as condições listadas no edital, assim se você identificar alguma dificuldade, dá tempo de consertar antes de realmente enfrentar o exame.
Então, não vá para sua prova sem antes simular a execução dessa prova em casa, ok?
5 – Preparo Emocional
O último passo de todos que foi super importante para mim foi o preparo emocional
Eu sei que muita gente tenta ignorar o emocional, mas não dá para deixar ele em casa e simplesmente ir fazer a prova como se fosse o robocop sem interferência das suas emoções.
Se você não tiver equilíbrio emocional na hora da prova, todo o seu preparo fica em risco e as chances de você reprovar por causa do nervosismo ou ansiedade são imensas.
Então, se hoje você se sente nervoso, ansioso, com receio ou medo de alguma coisa relacionada a prova, é preciso reconhecer isso e procurar formas de lidar com esse problema, pois esses são sinais de que algo precisa ser feito.
Você pode tentar práticas de meditação como mindfullness (que é realmente algo bem eficiente para lidar com a ansiedade) ou até mesmo procurar algum psicólogo para ajudar a organizar esses pensamentos.
Enfim, o ponto aqui é que você não pode deixar o emocional de lado simplesmente porque não quer lidar com isso, pois se fizer assim o emocional vai te sacanear na pior hora possível que é lá na hora da prova.
Para você ter ideia, essa parte emocional é tão importante que no meu método estratégico eu fiz questão de fechar uma parceria com um psicólogo para ele criar um curso completo e gratuito para os meus alunos, especificamente para lidar com essa questão do emocional na prova da OAB.
E isso ai não surgiu só da minha cabeça, surgiu de anos conversando com pessoas e percebendo como o emocional impacta no desempenho de quem vai fazer a prova da OAB.
Método de Estudo para a OAB
Então, se você souber o que estudar, como estudar, como praticar e entender que o emocional é parte do seu estudo, você tem todos os passos para vencer esse exame.
Eu sei que o que falei aqui parece muita coisa, mas tudo começa com o primeiro passo e bastante compromisso para dar os passos restantes.
Agora se você quiser poupar seu tempo e já seguir um método estratégico passo a passo que cobre a primeira e segunda fase da OAB, basta acessar o link que deixei aqui abaixo:
Lá eu explico todos os detalhes de como funciona cada etapa do meu método estratégico e você também vai ver a quantidade enorme de pessoas que conseguiram vencer essa prova estudando melhor e em menos tempo.
Fico muito feliz que você me acompanhou até o final e tenho certeza que se você seguir bem esses passos, você tem tudo para vencer essa prova também.
Enfim, a gente se vê em outros posts aqui no site, outros vídeos lá no meu canal do Youtube ou lá na minha turma do método.
Até mais!