Por causa da pandemia a OAB acabou alterando a forma como ela aplicava a prova para aplicar as medidas de seguança necessárias.
Só que, no Exame 35, ela alterou novamente a forma como ela lida com a pandemia.
Então, se você não tomar cuidado com essas alterações, você corre muito risco de perder dinheiro e até a sua aprovação.
Mas pode ficar calmo que aqui neste vídeo eu vou explicar tudo o que você precisa saber para não ter problemas com isso, bora lá?
Pouca gente para para ler o edital (e isso por si só já é um grande erro), mas no Exame 35 a OAB começou a alterar seu entendimento e as medidas de segurança sobre a pandemia.
Ela fez basicamente 2 alterações grandes e que afetam muita gente, então é super importante você entender isso aqui para não fazer nenhuma besteira e acabar perdendo uma chance de passar.
Medida de Segurança da Prova da OAB
A OAB fez essas alterações no edital do Exame 35, então é bem provável que nos próximos exames ela mantenha esse entendimento.
Mas, ninguém tem controle da pandemia, então você só tem 100% de certeza do que será ou não exigido no seu exame consultando o edital quando ele sair.
É o edital que dita as regras do jogo, então é super importante ver se no seu edital essas alterações permanecem ou não, ok?
Uso de Máscara Opcional
Bem, a primeira grande alteração que a OAB fez foi quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Até o exame 34 estava previsto no edital que era 100% obrigatório fazer o exame usando máscara.
Mas no exame 35 isso mudou e a máscara passou a ser opcional.
Inclusive se você for de máscara, é possível que o fiscal até peça para você tirar ela em algum momento para fazer a sua identificação.
Então o uso que antes era obrigatório no exame 34, deixou de ser obrigatório no exame 35 e tem muita chance de permanecer assim nos próximos exames se nada muito significativo acontecer.
Justificativa de Ausência OAB
A segunda grande alteração foi quanto a possibilidade de prorrogar a sua prova ou justificar a sua ausência por causa da pandemia.
Pois é, não tem mais aquela opção de justificar dizendo que ficou doente ou que se sentiu inseguro por causa da pandemia.
Se você pagou a sua inscrição e não foi, vai ser considerada ausência e você vai perder aquele valor pago na taxa de inscrição.
Para resumir a história, não tem mais aquela colher de chá de poder usar a pandemia como justificativa para aproveitar a inscrição para o exame seguinte ou até deixar de fazer uma das fases alegando que estava doente para ganhar mais tempo de estudo para o próximo exame.
“Rai, então quer dizer que se eu fiz o exame 35 e passei na primeira fase eu não posso usar a pandemia para fazer a segunda fase só no exame 36 e ganhar tempo de estudo?”
Exatamente isso.
Então se você não fizer a segunda fase do exame que você se inscreveu, vai ser considerada ausência e você vai ter que usar do reaproveitamento na próxima prova e vai ter que pagar por esse reaproveitamento.
Se você não faz ideia de como funciona o reaproveitamento, dá uma conferida nesse vídeo aqui no meu canal do Youtube que eu explico tudo que você precisa saber: Repescagem OAB [como funciona]
Resumindo, parece que a OAB resolveu normalizar a vida e não mais considerar o contágio da pandemia como justificativa para você não fazer a prova.
Então não dá mais para ganhar tempo extra de estudo dizendo que não se sente seguro para realizar a prova e nem justificar a sua ausência por motivo de contágio.
Por isso é super importante ficar de olho no edital, pois muita gente faltou à prova da primeira fase contanto com a justificativa para fazer gratuitamente o exame seguinte, perdeu o dinheiro da inscrição e vai ter que pagar novamente se quiser fazer um próximo exame.
Eu espero que essa dica tenha ajudado você a não cometer algum erro desses aí e se você gostou desta dica eu tenho certeza que as dicas do meu canal do Youtube vão ajudar você também: Playlist Estudo Estratégico
Desejo um bom preparo para você e a gente se vê em outras dicas. Até mais!