A prova da OAB vai acabar?
Esta é uma pergunta que muita gente se faz e que tem um grande impacto na vida de quem formou em direito e quer poder atuar como advogado.
Então, se você quer entrar no mercado logo e tem dúvidas sobre o futuro dessa prova, é só me acompanhar neste vídeo, bora lá?
Prova da OAB: quando começou?
Desde que o exame foi inventado, em 1994, ele já reprovou mais de 4 milhões de bacharéis em direito, então não tem como negar que realmente essa é uma prova que tem impedido muitas pessoas que formaram em direito de realmente fazerem a valer a pena o investimento naqueles 5 anos de curso.
O fato é que poucos anos depois da sua criação já começaram a ter movimentos no sentido de acabar com essa prova, mas, passados mais de 25 anos, isso ainda não aconteceu.
Fim da Prova da OAB
Não ela ainda não acabou e continua sendo uma etapa obrigatória para todo bacharel em direito que quer advogar.
Entretanto, apesar de não ter ocorrido ainda, são mais de 7 projetos no legislativos que visam acabar com a prova ou fazer grandes alterações em como a OAB realiza o exame e isso mostra que há a possibilidade de um dia ela não ser um obstáculo tão grande na vida de quem forma em direito.
Mas, resumindo a história, no presente momento que estou escrevendo isso, a carteira da OAB ainda é algo exigido nos tribunais para que você possa estar lá representando um cliente e assinando peças.
Então, por mais que existam movimentos que têm bons argumentos de como a prova da OAB é ilegal e até projetos de lei que visam sua extinção, se você for no tribunal hoje ou no futuro próximo e tentar representar alguém sem a carteira da OAB, você não vai conseguir.
Prova da OAB vai acabar?
É verdade que depois de 2020, com a crise e a pandemia, esse assunto tem ganhado cada vez mais força, pois o desemprego aumentou e um exame assim tem impedido muita gente de entrar em um mercado que permanece muito aquecido e isso é uma pressão a favor dos projetos que visam a extinção da prova, mas essa é uma luta que ainda está no meio do caminho na melhor das hipóteses.
Então, se você tem uma outra fonte de renda e não necessariamente precisa ou quer advogar nos próximos 5 ou 10 anos, talvez esperar que um desses projetos ganhe mais força e mude o cenário atual pode ser uma opção para você.
Agora, se você precisa urgentemente entrar no mercado para poder ter uma boa fonte de renda ou se você quer estar advogando daqui 6 meses, 1 ano ou em um futuro próximo, o único caminho que eu vejo é realmente enfrentar a prova da OAB, concordando com ela ou não.
Mas e você, o que você acha da prova? Deixe ai nos comentários a sua opinião.
No meu canal do Youtube eu tenho feito o máximo para trazer dicas e ajudar pessoas que estão na luta de passar a prova da OAB e que talvez não possam esperar por uma extinção do exame, então se você gostou da dica deixe um like no vídeo e se inscreva no canal para receber mais dicas.
Espero que essas informações tenham sido úteis para você a gente se vê em uma próxima.
Até mais!