O dia da prova da segunda fase está chegando. Eu devo comprar um Vade Mecum novo para fazer a prova?
A resposta é: depende de quanto tempo você tem até a prova.
Vade Mecum OAB 2ª Fase ATUALIZADO
Se você vai começar a estudar para a prova da 2ª Fase agora, e ainda não tem um Vade Mecum atualizado, aí você pode e DEVE comprar um vade mecum novo o mais rápido possível para garantir que você vai conseguir estudar bem com ele, fazer todas as marcações necessárias e ter um material atualizado para a consulta lá no dia da prova.
E lembrando que se você vai comprar um vade novo, tenha muito cuidado com essas super promoções de 50% 80% de desconto que aparecem por aí.
Porque isso geralmente é queima de estoque de Vade desatualizado.
Então, para não gastar dinheiro a toa, quando for comprar seu Vade, sempre verifique se é a versão mais atualizada possível.
Quando comprar um Vade Mecum NOVO para a Prova da OAB
Agora, se faltar pouco tempo para a sua prova da OAB, ou seja, você tem 1 ou 2 semanas para a prova, aí não vale a pena comprar um novo vade a essa altura do campeonato (a não ser que seu vade tenha 2 problemas que eu vou explicar no final).
Isso acontece porque você precisa saber como manusear o seu Vade para poder utilizar bem ele lá no dia da prova.
Então se você comprar um vade novo muito em cima da prova, você vai ter que perder um bom tempo remarcando tudo aquilo que você já tinha marcado antes no vade antigo.
E ainda corre risco de perder mais tempo lá na prova por não ter prática de usar esse vade novo.
Lembrando que são 5 horas para fazer uma peça inteira e 4 questões discursivas, sendo que cada uma tem duas partes, então perder tempo não é uma opção.
Agora, vamos falar das exceções: Vade desatualizado e Vade inutilizado.
Vade Mecum Desatualizado
O Vade Mecum desatualizado o nome já diz.
Se tiver acontecido alguma atualização legislativa importante especificamente na sua matéria da 2ª Fase e você descobriu só na reta final, é importante que você tenha um Vade atualizado também para se precaver.
Nesse caso eu recomendo comprar um novo Vade da mesma editora e linha que o Vade que você estava estudando para levar levar os 2 para a prova.
Assim você vai ter ele por perto para consultar a atualização legislativa caso ela seja cobrada na sua prova.
E sim, você pode levar mais de um Vade Mecum para a prova.
Vade Mecum Inutilizado
Já o Vade Mecum inutilizado é aquele que você resolveu comprar antes para usar no estudo da 1ª Fase e acabou pintando e riscando ele todo ou, pior ainda, escreveu nele.
No caso do “pintado e riscado” eu recomendo comprar um novo para ter um Vade “virgem”, pois assim você vai ter certeza que tudo o que estiver marcado no seu Vade é importante para a sua 2ª Fase.
Agora, no caso do “escrito”, aí temos um problema grave.
Se o que está escrito são simples remissões a artigos de lei, ok, não tem problema.
Mas se for QUALQUER OUTRA COISA, aí é absolutamente necessário que você compre um novo Vade Mecum.
Isso acontece porque o edital da prova da OAB fala claramente que a única adição de texto permitida no Vade Mecum são remissões simples a artigos de lei.
Então, se você escreveu qualquer outra coisa que não seja isso, você corre um sério risco de ter seu Vade Mecum tomado de você na hora da prova.
E fazer a prova da 2ª Fase sem Vade Mecum é reprovação certa.
E caso tenha alguma dúvida sobre o Vade Mecum ou alguma outra coisa na prova da OAB, só deixar nos comentários do vídeo.
Até mais!