Se você vai fazer o Exame 38 da OAB você já deve saber que ela adicionou mais 3 matérias novas na primeira fase.
E é justamente essa novidade que tem feito muita gente cair em golpes por aí e fazer um preparo ruim para essa prova.
Então se você vai fazer esta prova, fica aqui comigo para entender o que está acontecendo e evitar ser vítima desses problemas também, bora lá?
Exame 38 da OAB
Eu resolvi criar este vídeo acima porque comecei a receber um monte de mensagens de pessoas que vão fazer o Exame 38 e não demorou muito para perceber 2 problemas sérios que podem prejudicar muito as suas chances de passar neste exame.
Então eu gravei esse vídeo e fiz este artigo para que você entenda esses problemas, evite eles aí no seu preparo e consiga tomar uma decisão consciente de como você vai fazer o seu estudo, ok?
3 Matérias novas no Exame 38 da OAB
Agora no Exame 38 a OAB vai adicionar 3 matérias novas à prova da primeira fase: Direito Previdenciário, Direito Eleitoral e Direito Financeiro.
E a adição dessas 3 matérias acabou gerando 2 problemas sérios que podem ferrar muita gente no preparo para a prova
- O primeiro problema são os cursos que prometem te ensinar exatamente o que focar nessas 3 matérias
- E o segundo problema é quanto tempo focar no estudo dessas 3 matérias novas
E, começando pelo começo, eu quero que você entenda uma coisa:
Antes do Exame 38 acontecer, ninguém sabe te dizer com precisão o que focar no estudo dessas 3 matérias novas.
Então qualquer pessoa por aí que te disser que sabe o que focar nessas novas matérias antes do Exame 38 acontecer, não está sendo sincera com você.
Eu afirmo isso porque aqui no canal eu sempre falo que a forma mais eficiente de estudar para OAB é focando aquilo que a OAB gosta de cobrar.
Porém, única forma de saber o que ela gosta de cobrar é analisando as provas que ela já realizou.
Esse é o único jeito de saber o que ela tem dado prioridade e que tem mais chance de cair em um novo exame.
Quem me acompanha lá no meu canal do Youtube sabe que eu mantenho uma análise atualizada para os meus alunos onde eu separo com base nas provas passadas tudo aquilo que a OAB mais gosta de cobrar.
Essa imagem aí é um exemplo da análise de ética.
E por que eu faço isso?
Porque o que foi importante para OAB em exames anteriores tem muita chance de continuar sendo importante em provas futuras.
Por exemplo, nesta análise eu separo em verde aqueles assuntos mais importantes e que mais foram cobrados no exame, depois em azul, amarelo e assim vai até vermelho que são assuntos que caíram menos nos exames mas ainda tem importância.
Se a gente comparar essa análise com a minha conferência do exame 36, por exemplo, os assuntos de 64 das 80 questões da prova estavam na análise.
Ou seja 80% da prova estava na análise que faço baseada nas provas passadas.
Então isso aí é a prova de que o que a OAB mostrou interesse em um exame anterior tem muita chance de continuar aparecendo em provas futuras também.
Essa análise que eu faço é baseada em dados reais, é baseado no histórico da própria OAB e não na opinião de alguém na internet.
Porém, com essas 3 matérias novas é uma coisa completamente diferente.
A OAB nunca cobrou elas antes em algum exame, por isso eu digo que ninguém sabe dizer o que você deve estudar nessas 3 matérias.
Porque a OAB pode escolher qualquer assunto dentro dessas disciplinas para cobrar lá na prova
O que Estudar nas 3 Matérias Novas?
“Ah Raiany, mas eu vi o professor X dizendo para estudar tal assunto dessa matéria nova que é certeza que vai cair”
É mentira!
Não tem como ele afirmar isso com base em algo concreto, é puro achismo da parte dele.
Ele provavelmente está indicando o que ele mesmo considera importante para ele, mas não necessariamente vai ser importante para OAB.
E estudar apenas pelo achismo do outro pode acabar custando sua aprovação.
Então, na hora de escolher um curso para você fazer o seu preparo, lembre-se disso:
Todo conteúdo que você estiver estudando dessas 3 matérias novas, muito provavelmente vai vir do puro achismo de quem montou a grade do curso.
Porque antes do exame 38 acontecer, não há nenhum histórico da OAB que comprove aquilo que você deve focar.
Então, muito cuidado com o tempo que você vai estar gastando estudando essas 3 matérias, pois estudar sem saber o que focar pode acabar consumindo muito tempo e não te ajudando a acertar as questões lá na prova.
Quanto Tempo Estudar as Novas Matéria do Exame 38?
E isso nos leva ao segundo tópico desse artigo que é o tempo dedicado ao estudo dessas 3 matérias novas.
Como essas matérias são uma grande novidade, muita gente está fazendo propaganda sobre elas e até parece que o Exame 38 vai ser só sobre essas 3 matérias novas.
Mas a OAB não falou nada sobre alteração da quantidade de questões da prova, então ainda teremos as mesmas 80 questões lá no exame.
Isso significa que para adicionar uma questão de uma matéria nova a OAB precisa tirar uma questão de uma matéria que ela já esta super acostumada em cobrar.
Ou seja, não precisa ser um gênio para perceber que é bem provável que a OAB não vai retirar muitas questões das matérias clássicas para colocar essas 3 matérias novas no exame.
Então, na minha visão, gastar muito tempo nessas 3 matérias novas e deixar de lado o estudo nas outras matérias que a OAB adora cobrar é um grande erro, porque é bem provável que as 17 matérias continuem tendo um grande peso lá na prova.
Na verdade, são 16 matérias, porque Filosofia não merece e nunca mereceu ser estudada para essa prova, então já pode tirar do seu cronograma.
Sério, ignore Filosofia pelo bem da sua aprovação.
“Mas Raiany, o que eu faço então?”
A coisa mais importante é que você precisa ser uma pessoa analítica.
Não tome decisões por impulso no seu preparo.
É claro que a adição de 3 matérias causa medo, mas é justamente esse medo que os marketeiros usam para tentar te empurrar um monte de porcaria como solução.
Mais importante do que pensar só nessas 3 matérias é fazer uma escolha de curso que seja compatível com a sua rotina e que você consiga completar até a prova.
Porque não adianta nada você pegar um curso gigante com 200h a mais dessas 3 matérias novas se você não vai conseguir completar ele até o exame.
Se você está olhando um curso de 1000h de carga horária e está há 90 dias da prova, você teria que estudar mais de 11h no dia para completar ele até a prova.
Então já dá para perceber que um curso assim é um tiro no pé para quem tem poucas horas no dia para estudar.
Outro ponto importante é entender que um estudo eficiente não é tentar revisar o curso de direito todo em 3 meses.
Estudo eficiente é saber o que focar no estudo e estudar apenas aquilo que tem chance de cair.
Isso é algo que eu falo muito aqui no site e lá no meu canal do Youtube: estudar bem não é estudar muito.
Estudar bem é estudar com inteligência aquilo que realmente tem chance de aparecer na prova.
E você pode fazer isso analisando as provas passadas e criando uma análise parecida com essa que entrego para os meus alunos.
As provas passadas são o único mapa criado pela OAB que nos diz o que priorizar e o que eliminar do nosso estudo, então não deixe o medo dessas novidades fazer você estudar errado, ok?
Devo Estudar as 3 Matérias novas do Exame 38?
“Raiany, então eu não devo estudar essas 3 matérias?”
Olha, na minha opinião não vale a pena gastar tempo estudando o que não se tem certeza.
Claro que você pode estudar essas matérias, mas eu só faria isso depois de fazer um estudo muito completo do que eu sei que a OAB tem muita chance de cobrar.
Porque eu prefiro investir meu tempo em dados comprovados do que no achismo.
Enfim, eu não sou a dona da verdade nem tenho o único método de ensino que funciona para OAB.
Mas eu sou sempre sincera com todo mundo que me acompanha
Para mim, se a gente não analisar com cuidado nossas opções, a chance de acabar estudando muito e estudando errado são enormes.
Tem muita gente mais interessada em fazer dinheiro com essas novidades da OAB do que realmente te ajudar a vencer essa prova, então cabe a você ter muita atenção nas escolhas que você faz aí na sua preparação.
Enfim, espero que essa reflexão aqui ajude você a seguir um estudo mais acertado para conquistar logo a sua carteirinha da OAB.
E caso queira entender mais sobre essa análise que falei no vídeo é só assistir a minha aula sobre o meu método de estudo estratégico que vou deixar o link aqui abaixo:
Gratidão por me acompanhar aqui e a gente se vê lá na aula ou em outros posts ou vídeos lá do canal.
Até mais!