Estudar por questões para OAB é algo muito bom, porém se você fizer da forma errada é praticamente um tiro no pé.
E o problema é que a grande maioria das pessoas usa as questões da forma errada.
Mas aqui eu vou te ensinar passo a passo como estudar por questões para OAB da forma certa.
Ou seja eu vou te ensinar o porquê do estudo por questões, como fazer esse estudo pelas questões e também onde encontrar essas questões para o seu estudo.
Então fique aqui comigo e entenda cada uma dessas etapas, ok?
Por que estudar por questões da OAB é tão importante
Bem, antes de começar qualquer estudo por questões é importante entender por que isso faz tanto sentido.
E isso tem uma explicação científica, porque nosso cérebro basicamente está sempre limpando nossa memória para ter espaço para novas informações.
E o critério que ele usa pra poder gravar ou descartar uma informação é de acordo com o uso dela.
É por isso que muita gente gravou o próprio CPF depois que surgiu o “CPF na nota” e o PIX.
Porque a pessoa teve que usar tantas vezes o mesmo número que o cérebro identificou que essa informação tinha muito uso, então deveria guardar ela por mais tempo.
E esse aí é justamente o mesmo motivo pelo qual muita gente assiste as aulas de cursinho como se fosse uma série do Netflix e aí vai pra prova e acaba não lembrando de nada.
Porque se aquela informação não teve um uso prático durante o estudo, o cérebro vê ela como um conteúdo de baixo valor e que deve ser descartado pra abrir espaço pra outra coisa mais importante.
E é justamente aqui que entra a prática com questões, porque é ela que vai mostrar para o nosso cérebro que aquela informação é importante e que precisa ser guardada.
Por que analisar as provas passadas da OAB faz toda a diferença
Claro que pra poder praticar e fixar as informações com as questões, você precisa antes ter estudado os assuntos e artigos que podem cair na prova da OAB.
E para fazer isso você pode analisar as provas passadas da própria OAB.
Porque tudo aquilo que o OAB cobrou em um exame anterior tem muita chance de ser cobrado novamente em provas futuras.
Inclusive, quem me acompanha no meu canal do YouTube sabe que eu sempre faço uma análise das 10 últimas provas da OAB para os alunos do meu método estratégico, o Método Passe na Ordem.
E no Exame 42, por exemplo, os assuntos de 63 das 80 questões da prova estavam na análise. O que dá 78,75% do exame.
Então, analisando bem as provas passadas você vai conseguir identificar esses assuntos e artigos que você deve ler antes de praticar com questões, ok?
Inclusive, se você não quiser parar para fazer uma análise de cada matéria como essa que eu faço, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu explico todos os detalhes do meu método que cobre as 2 fases da OAB e que inclusive tem minha mentoria individual por whatsapp até a aprovação.
Como Estudar para a OAB por Questões
Bem, sabendo disso chegou o momento de realmente aplicar essa prática com questões no seu estudo e para isso é preciso saber 2 coisas:
- Onde encontrar as questões
- Como praticar da forma certa
Onde encontrar as questões da OAB
As questões você pode achar nas provas passadas que ficam lá no site do Exame da OAB.
Mas a forma mais fácil de ter acesso e praticar com essas questões é por meio de sites ou aplicativos que reúnem as questões da prova de forma atualizada.
Para os alunos do meu método, eu disponibilizo o acesso ao meu próprio banco de questões comentadas por mim mesma, que já separa as questões da prova da OAB nos assuntos que eu indico o estudo de acordo com a ordem de importância da minha análise das cores.
Mas, se você não faz parte do meu método, uma boa dica pra você começar a praticar com questões é realmente buscar esses bancos de questões específicos da OAB que mantenham as questões atualizadas, ok?
Outra fonte de questões para prática, são esses livros de questões, como o 5000 questões, que inclusive eu já fiz um vídeo aqui no canal falando dos prós e contras dele e vou deixar o link na descrição para você decidir por você mesmo.
Porém, já adiantando para você, esse tipo de livro pode ser muito útil na prática, porém é preciso ficar atento a 2 detalhes.
O primeiro é que ele não pode estar desatualizado, pois senão você pode ler uma resposta que já não bate com a legislação atual.
E segundo, como é um livro só com questões, esses autores não usam só questões que apareceram na prova da OAB, pois ainda não existem 5000 questões só da prova da OAB.
Então é importante tomar cuidado antes de usar eles no estudo.
Como usar as questões da OAB para estudar
Bem, tendo essa fonte de questões, também é preciso saber como usar isso de forma eficiente.
Muita gente acha que é só ler a questão e ver qual é a alternativa certa ou conferir a resposta de algum comentário da questão.
Mas se você fizer isso acaba que você não está fazendo um estudo muito diferente de simplesmente assistir uma videoaula de forma passiva.
A forma certa de praticar com questões não é apenas conferindo gabarito.
É analisando cada alternativa, fundamentando com as suas palavras e depois conferindo a fundamentação dessa alternativa lá na lei.
E quando eu falo cada alternativa, é cada alternativa mesmo, tá: letra A, B, C e D.
Por exemplo: Se você acha que a letra A é a resposta certa, fundamente essa sua escolha e depois consulte na lei, mas também analise cada uma das outras alternativas (também conferindo na lei) e justifique porque elas estão erradas, o que nelas fazem estar erradas e como transformá-las em alternativas corretas.
Isso é muito importante porque a OAB adora fazer pequenas alterações na forma de cobrar um assunto.
Então, uma questão que a alternativa A foi a errada na prova em um exame anterior pode ser a base de uma questão que agora será a certa neste exame que você vai fazer, entendeu?
Ou seja, se você treina justificando cada uma das alternativas, você, além de gravar bem aquela informação, vai ter menos chance de cair em alguma pegadinha da OAB.
Para mim estudar por questões é tipo ir na academia. Seria ótimo ficar em forma comendo sorvete e vendo netflix, mas a gente sabe que o resultado positivo só acontece se gente se esforçar e suar um pouco.
Estudar certo usando questões é algo que dá trabalho, mas é exatamente esse trabalho que vai fazer uma diferença enorme lá no dia da prova, porque vai fazer você realmente aprender o que estudou e aí vai ficar muito mais fácil conseguir a sua aprovação.
Claro que o estudo por questões só é eficiente se você souber realmente o que priorizar no seu estudo. Por isso é muito importante ter clareza do que você vai estudar antes de qualquer prática.
E se você quiser uma forma passo a passo de preparo para OAB que inclusive entrega essa análise do que estudar prontinha apenas para você consultar a lei e praticar com as questões depois, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu explico todos os detalhes do meu método de preparo estratégico que tem ajudado centenas de pessoas a vencer essa prova estudando de forma mais fácil e em menos tempo.
Espero que essas dicas de estudo por questões tenham ajudado você e a gente se vê em outros vídeos lá no meu canal do YouTube ou quem sabe lá na minha turma estudando comigo de forma prática pra OAB.
Até mais!