Eu sei que AMAR estudar para OAB é algo forte de se dizer.
Mas não tem como negar que é muito melhor gostar do estudo que você precisa fazer do que odiar cada momento que você precisa estudar.
E neste vídeo aqui eu vou ensinar 4 dicas super práticas que vão tornar o seu estudo para OAB muito mais leve e tenho certeza que vão ajudar você passar na OAB de forma muito mais fácil também.
01 – POR QUE VOCÊ QUER PASSAR NESSA PROVA?
O primeiro passo importante para você ter um estudo melhor é ter clareza do motivo de você estar fazendo esse estudo.
Eu sei que parece óbvio, mas muita gente começa o estudo para OAB com uma motivação bem fraca.
E sem um bom motivo para estar fazendo esse estudo, fica muito difícil achar ânimo para as várias horas de estudo que a gente tem que enfrentar.
Por exemplo, tem gente que formou em direito que tem zero vontade de tirar a carteira e advogar e as vezes está fazendo a prova apenas para agradar aos pais ou algum outro familiar.
E com certeza essa pessoa vai ter bem menos motivação no estudo do que aquela pessoa que está sonhando em poder assinar as próprias peças e usar a carteira da OAB para mudar de vida.
E isso é algo que vejo muito nos meus alunos, tem gente que queria passar porque estava aposentando e não queria perder qualidade de vida com um salário menor.
Tem gente que precisava da aprovação para poder dar uma vida melhor para o filho.
Então a motivação dessas pessoas é muito maior do que a de uma pessoa que está pensando em fazer a prova apenas para tirar a carteira da OAB e guardar na gaveta.
Por isso é super importante você ter clareza do porquê que você quer passar nessa prova, porque quanto mais claro e mais forte for o desejo de conquista com essa aprovação, mais fácil vai ficar para você enfrentar todo esse processo de estudo.
Então a minha dica aqui é pare agora, pegue uma folha de papel e responda para si mesmo:
- Por que eu quero passar nessa prova?
- O que essa aprovação vai trazer de positivo para minha vida?
Assim você com certeza vai ter mais clareza se vale a pena continuar o seu estudo por causa de tudo o que você vai conseguir com a sua aprovação ou se é melhor seguir outro caminho que não dependa da carteira da OAB.
E aí depois você volta para ver o resto dos passos para facilitar o seu estudo.
02 – NÃO SOFRA COM CURSOS QUE NÃO CABEM NA SUA REALIDADE
Isso aqui reprova muita gente na OAB e com certeza pode deixar o seu estudo insuportável.
Porque o que mais tem aí na internet são cursos com cargas horárias gigantescas que não cabem na vida de quase ninguém.
Para você ter ideia, eu acessei a página de um curso que faz muita propaganda aqui no youtube e ele tem 1050 horas de duração.
Então, se a gente fizer um cálculo básico e dividir 1050h por 90 dias de estudo (que é um tempo bom de preparo para o exame), a pessoa precisaria estudar mais de 11h no dia para cobrir todo esse conteúdo até a prova.
Ou seja, se você é um ser humano normal que tem ali 2h no dia para estudar depois de chegar do trabalho cansado em casa, imagina o inferno que vai ser tentar encaixar 11h diárias de estudo aí na sua vida.
Você com certeza vai sofrer estudando muito e mesmo assim não vai chegar nem em 20% desse curso de 1050h até o dia da sua prova.
Se você tenta fazer um estudo assim, que não cabe nessa sua rotina, você vai acabar deixando de cuidar de você.
Vai deixar de lado uma atividade física, sua alimentação ou o descanso que são essenciais para se sentir bem.
E com certeza a soma disso vai acabar com sua vontade de estudar.
Então, se você tem umas 2h a 4h no dia para o estudo, não cometa essa estupidez de fazer um curso cheio de aulas longas apenas porque o seu colega indicou para você.
Porque talvez esse curso extenso caiba na realidade dessa pessoa, mas se não couber na sua, com certeza vai ser um sofrimento enorme e você tem pouca chance de passar fazendo algo assim.
Inclusive, isso é algo que falo muito lá no meu canal do YouTube.
Quem tem pouco tempo para estudar não pode fazer um curso que parece uma revisão de 5 anos do curso de direito.
Quem tem pouco tempo precisa focar o estudo nos assuntos e artigos que mais caem na prova da OAB e fazer um estudo em contato direto com a lei, sem gastar tempo com aulas longas.
Para você ter ideia todo exame que sai eu atualizo essa análise que eu crio baseada nas provas passadas da OAB.
Essa análise separa exatamente os assuntos e artigos que meus alunos precisam estudar.
No Exame 44 os assuntos de 62 das 80 questões da prova estavam na análise, então 77% da prova estava na mão de quem cobriu bem tudo o que separei na análise.
E é por isso que tenho alunos que estudaram 1h a 2h no dia seguindo a análise e estudando pela lei que venceram essa prova sem sofrer.
Então o ponto mais importante dessa dica é: Você precisa ser bem estratégico na hora de escolher o seu curso.
Veja bem a quantidade diária de tempo que você tem para estudar e veja qual a carga horária desse curso.
Se for um curso imenso que não cabe na sua rotina, não vai ser um caminho bom para você e é um sinal claro que você precisa buscar outra forma mais lógica de estudar, mesmo que todos os seus amigos estejam fazendo esse curso extenso.
E se você quiser entender como funciona esse meu método de estudo estratégico que tem essa minha análise e um preparo completo para as 2 fases da OAB, inclusive com minha mentoria individual durante todo o preparo, é só dar uma conferida no link abaixo:
Lá eu mostro todos os detalhes dessa estratégia de estudo que ajuda muita gente com pouco tempo para estudar a finalmente vencer essa prova.
03 – ESTABELEÇA METAS CLARAS DE ESTUDO
Estudar para OAB não é algo que a gente resolve em 2 ou 3 dias, é algo que leva meses e se a gente não tem uma meta clara de estudo diário a gente pode acabar desanimando no meio do caminho.
O motivo disso é que nosso cérebro gosta desse efeito de “missão cumprida” (de passar de fase no jogo). Então, quanto a gente tem clara uma meta diária fica mais fácil disparar aquela sensação de missão cumprida.
Eu lembro que na época que eu estava estudando, a minha meta era estudar 2h no dia pelo menos (o que batia exatamente com a hora que eu tinha para estudar de noite antes de dormir).
Então, sempre que o meu relógio disparava e mostrava que eu tinha atingido essas duas horas, vinha aquela sensação de dever cumprido e de que agora eu podia deitar e dormir sabendo que o estudo foi realizado e que eu estava um passo mais próxima da aprovação na prova da OAB.
Ou seja, a minha dica para você aqui é separar um tempo claro para o seu estudo e colocar um alarme de conclusão.
E tudo bem se você tiver que estudar um pouco de manhã e outro tanto de noite, o importante aqui é você ter esse alarme a cada parte dessas para mostrar que você concluiu essa etapa.
E concluindo essa etapa vá fazer qualquer outra coisa que não seja ligada ao estudo, isso vai ajudar você a desconectar do estudo e voltar para ele com mais leveza quando for a hora de estudar novamente.
Você também pode buscar por aplicativos de pomodoro que tem intervalos precisos de tempo de foco e descanso.
Aqui, quando estou criando roteiros, eu coloco um pomodoro de 50min e um descanso de 10min, e isso me ajuda a ter essa clareza de quantos intervalos de trabalho eu já cumpri no dia.
E me ajuda a ter clareza se estou perto ou não da minha meta diária.
04 – EVITE AO MÁXIMO ESTUDO PASSIVO
Eu sei que na faculdade nós somos acostumados a sentar na cadeira e assistir o professor por horas, mas quantas vezes você saiu da aula sem lembrar de quase nada do que o professor falou e sentindo que o tempo passou super devagar?
Isso acontece porque em um estudo passivo (onde alguém fala e a gente só escuta) a gente acaba não tendo muitas interações, o que faz com que o nosso cérebro reduza a atenção e grave poucas informações.
E quando a gente pensa em preparatórios para OAB, sejam aulas presenciais ou online, a grande maioria dos cursos segue esse mesmo ritmo.
É um professor na frente de um quadro explicando um artigo da lei e você ali do outro, cansado do trabalho, com fome e mentindo para si mesmo que você está aprendendo algo.
Se você quer que o seu estudo seja mais leve e que você realmente fixe bem o que você está aprendendo, você precisa fazer um estudo ATIVO.
O estudo ativo é aquele estudo que faz você enfrentar o problema, ou seja, é mais investigativo, tendo contato direto com o que você quer estudar.
Se você está estudando direito penal, por exemplo, faz muito mais sentido você pegar algumas questões relacionadas a isso e tentar responder, consultando diretamente essa informação no código penal, do que simplesmente ficar assistindo alguém falar desses artigos de penal em uma videoaula de 1 hora.
Inclusive isso é algo que incentivo muito no meu método.
Porque quando você tem uma análise que separa exatamente os assuntos e artigos que precisam ser estudados, fica muito mais fácil fazer esse estudo lendo a lei e praticando com meu banco de questões comentadas do que vendo uma aula longa de alguém explicando aquele assunto.
Além de fixar melhor a informação acaba sendo muito mais rápido também, por isso dá para estudar super bem para OAB mesmo tendo 1h a 2h no dia para estudar.
Então a grande dica aqui é: independente da forma de estudo que você escolher, tente tornar o seu estudo o mais ativo possível, ler a lei e praticar com questões é essencial se você quer deixar o seu estudo mais dinâmico e muito mais eficiente também.
Enfim, tenho certeza que as dicas que dei aqui vão auxiliar bastante você a fazer um preparo mais leve para vencer a prova da OAB.
Seguindo essas dicas você vai gostar mais do seu momento de estudo e vai evitar aquela sensação de cansaço e sofrimento que um estudo padrão normalmente gera.
E se quiser saber mais detalhes sobre como funciona o meu método para as duas fases da OAB, que tem minha mentoria individual, meu banco de questões comentadas e essa análise que separa exatamente o que você vai estudar, é só dar uma conferida no link abaixo e será um prazer ajudar você a vencer essa prova.
E é isso, nos vemos em outro vídeo no meu canal do YouTube ou quem sabe lá na minha turma, estudando de forma eficiente OAB.
Até mais!




