A reprovação na primeira fase da OAB é algo que ninguém quer que aconteça, mas, mesmo se acontecer, ela não precisar ser o fim do mundo.
O que acontece se eu reprovar na 1ª Fase da OAB? Sendo direta, quando ocorre uma reprovação na primeira fase, você não poderá fazer a segunda fase e terá que realizar uma nova inscrição para tentar novamente em um próximo exame.
Entretanto, há algumas coisas que você precisa fazer depois de uma reprovação, principalmente se você não quer que isso aconteça novamente e é exatamente sobre o que fazer para transformar essa reprovação em uma aprovação que eu vou falar agora. Vamos lá?
Se você reprovou na primeira fase da OAB, a primeira coisa que você precisa fazer é entender onde errou e o que pode ser melhorado para que isso não ocorra novamente.
Por isso, eu vou ensinar um passo a passo bem simples do que você precisa fazer para usar essa reprovação na primeira fase como algo que vai te ajudar a vencer a prova da próxima vez.
Vou separar a análise da reprovação em 2 etapas:
A primeira etapa é a análise da prova em si e a segunda etapa é a análise da situação.
1ª Etapa: Análise da Prova
O primeiro passo dessa etapa é pegar a prova do Exame da OAB que você fez e fazer uma análise detalhada dela.
Se você seguiu a minha dica de ficar até a última hora de prova para levar o caderno de prova, você já tem ela em mãos e vai poder tirar um grande proveito disso.
Agora, se você não seguiu a minha dica e saiu antes, dá para pegar a versão em PDF na página de inscrição da sua prova da OAB.
A prova em si é uma ótima fonte de informação, pois ela é um registro do que deu certo e do que deu errado na sua execução (principalmente se você tem o caderno de provas físico em mãos).
Então, você vai identificar nela o que você errou, o que você acertou no chute e o que você acertou com total certeza.
Questões que você Errou
As questões que você errou dão sinais dos assuntos que você não tem tanto conhecimento ou que você acabou deixando de fora do seu estudo por não saber bem o que focar na sua preparação.
Ou seja, essas questões que você errou dão uma pista do que você provavelmente precisa olhar com mais atenção para a próxima vez.
Mas é preciso entender que: uma coisa tão importante quanto estudar, é saber bem o que priorizar no seu estudo.
Digo isso porque não adianta nada estudar muito uma coisa que tem pouca chance de cair na sua prova. É como querer estudar Direito Trabalhista para uma prova de Direito Penal, ou seja, não vai adiantar.
Saber exatamente o que priorizar no seu estudo é muito importante para sua aprovação, pois vai economizar o seu tempo e também vai aumentar suas chances de ir bem na prova. E isso é algo que eu falo muito no meu canal do Youtube e também é algo que eu entrego já pronto pros meus alunos do Método Passe na Ordem.
Questões que você Acertou no CHUTE
O segundo passo é analisar as questões que você acertou com um chute.
Elas normalmente mostram assuntos que você até pode ter algum conhecimento, mas que acabou faltando um pouco de preparo para fazer uma marcação mais segura, fazendo você ficar dependendo da sorte (o que nunca é uma coisa boa em relação a OAB).
Nesse caso você precisa revisar bem essas questões conferindo a fundamentação de cada alternativa diretamente na lei seca.
Só assim você vai entender bem qual detalhe daquela questão deixou você em dúvida a ponto de fazer você chutar e vai evitar que isso ocorra novamente.
Questões que você Acertou com 100% de certeza
Já o terceiro passo é analisar as questões que você acertou com 100% de certeza.
Essas questões acabam sinalizando áreas e assuntos que você fez um bom trabalho na sua preparação, mesmo que não tenha conseguido passar na prova.
A importância dessas questões é que elas mostram áreas que você está bem e assuntos que você já tem um bom conhecimento e que dependem apenas de revisão para não esquecer.
Feita a análise desses 3 tipos que questões, você vai identificar:
- Aquilo que você não tem conhecimento e precisa focar em aprender
- Aquilo que você precisa analisar com mais atenção para não ter dúvidas e não depender mais da sorte
- Aquilo que você tem bom conhecimento e precisa de revisão para manter
Fazendo isso, você vai ter mais clareza do que aconteceu e também de quais passos dar para ter um preparo melhor para a próxima prova.
Então, faça essa análise detalhada da prova que eu garanto que vai clarear sua cabeça sobre onde errou e os passos que você deve seguir a partir de agora para não errar mais.
2ª Etapa: Análise da Situação
Concluindo esta etapa de análise da prova, você vai para a segunda etapa que é fazer a análise da situação.
Sim, há vários fatores que podem ter interferido no resultado além das próprias questões. E o primeiro deles é o estudo em excesso:
Estudo em Excesso
Se você saiu dessa prova sentindo que estudou igual um louco e não caiu nada do que você estudou, isso significa que você não teve clareza do que estudar, ou seja, não teve um bom direcionamento.
Eu sei que o Direito em si tem muito conteúdo, mas, apesar dela falar que tudo pode ser cobrado lá no dia, a OAB não consegue cobrar 5 anos de curso em uma única prova e acaba tento que escolher 80 assuntos que ela prioriza para colocar no Exame.
É por isso que, se você faz um cursinho muito longo, sem muita clareza do que focar, há uma grande chance de você estudar demais e acabar não focando ou até mesmo não vendo aquele conteúdo que realmente seria importante para a prova.
Para evitar isso você precisa de um estudo ESTRATÉGICO, focado no que a OAB gosta de colocar nas provas.
No meu Método de estudo para a OAB eu entrego para os meus alunos uma análise bem específica das últimas 10 provas onde eu separo exatamente os assuntos e artigos que são necessários focar.
Mas, se você não for meu aluno, você pode descobrir quais são esses assuntos analisando várias provas passadas para entender estatisticamente quais são os assuntos que OAB costuma colocar na prova e que têm mais chance de serem cobrados de você.
Assim você vai conseguir deixar os conteúdos inúteis de fora do seu estudo e focar apenas naquilo que tem mais chance de cair na prova, entendeu?
Falta de Tempo
O segundo fator que pode ter interferido no resultado da sua prova é a falta de tempo.
Muita gente vai para a prova da OAB e acaba se perdendo no tempo e não conseguindo fazer a prova com qualidade naquelas 5h que todo mundo tem.
Normalmente essa falta de tempo ocorre por causa de desorganização ou falta de costume com a prova e, como não conseguimos controlar o tempo máximo de prova, a única forma de melhorar isso é treinando a execução de provas em casa.
Então, se o tempo foi uma coisa que te atrapalhou na hora da prova, pegue as provas passadas ou algum simulado online, sente-se em um lugar mais isolado e em que você não será interrompido e treine fazer a prova em 5 horas.
Fazendo isso você vai se acostumar a completar toda a prova naquele tempo limite que será o mesmo do dia do exame.
Emocional
Já o terceiro fator que pode ter interferido no resultado da sua prova, e que é um dos campeões de reprovação, é o EMOCIONAL
Pouca gente pensa no emocional na hora da preparação para a prova da OAB, mas ele é responsável por falta de concentração (que também faz você perder tempo), brancos, marcações erradas, agitação e muito mais.
Então, se você se sentiu nervoso na prova e sente que isso atrapalhou a execução do seu exame, fazendo você errar questões por desatenção ou até impedindo você de se lembrar de algo, isso significa que você precisa olhar esta parte do preparo emocional com mais atenção.
Ninguém consegue deixar o emocional em casa antes de ir fazer a prova, então, se você não cuidar dele, você com certeza vai ter um grande inimigo lá no dia da prova.
E esse fator é tão importante que dentro do meu método de preparo estratégico tem um curso completo de Blindagem Emocional, criado por um psicólogo especialista, para ajudar meus alunos a terem um preparo melhor e um dia de prova mais calmo e concentrado.
Ou seja, para você conseguir chegar até a aprovação, você PRECISA ver o emocional como parte da sua preparação e não como algo extra.
Sendo assim, separe uns minutos do seu dia para tomar ações que possam ajudar você a lidar com isso, seja procurando algum profissional, curso específicos, meditando ou até mesmo lendo livros sobre o assunto e aplicando o que é ensinado, ok?
Não é o Fim do Mundo
O que e quero e preciso que você entenda é que a reprovação não é o fim do mundo, ela é uma oportunidade de identificar pontos que você precisa melhorar.
É como no esporte…
O corredor Usain Bolt não ganhou uma medalha olímpica na primeira corrida da vida dele. Houveram muitas “reprovações”, mas ele identificou os erros, tomou ações para mudar e aí sim conseguiu todo aquele sucesso.
Se você usar essa reprovação para entender seus erros e trabalhar esses pontos falhos, você tem tudo para fazer uma prova melhor da próxima vez.
E analisar essa prova e toda a situação da reprovação como eu ensinei aqui, vai entregar o caminho que você precisa seguir para melhorar o seu preparo e finalmente conseguir a sua aprovação, ok?
Bem, se você quer entender mais sobre o Passe na Ordem, meu método de preparo estratégico, é só clicar aqui.
No meu método eu ensino exatamente o que me fez passar no exame, estudando de uma forma super estratégica e inteligente que todos os anos ajuda centenas de pessoas a passar também.
E eu tenho certeza que, sabendo melhor o que focar, como estudar e como executar a prova, você terá tudo para vencer esse exame e pegar a sua carteira também.
Então, não deixe essa reprovação abalar você. Veja ela como um sinal de que algumas coisas precisam melhorar no seu preparo e assim você vai aumentar muito as suas chances de passar na próxima vez, ok?