Tenho certeza que alguém, já sugeriu alguma matéria para você escolher na segunda fase da OAB. Mas, qual é a certa? Qual o melhor caminho a se seguir?
É justamente isso que busco falar neste post e no vídeo e neste artigo: qual matéria você deve escolher para a segunda fase da OAB.
Respondendo de forma direta, como muita coisa a respeito da OAB, a resposta é: DEPENDE.
Tudo vai depender de quais são as matérias que você mais gosta e qual delas você tem mais habilidade/facilidade.
Não adianta você escolher uma matéria para a 2ª Fase da OAB simplesmente porque um amigo ou amiga disse que é mais fácil, indo pela cabeça de outra pessoa, porque essa outra pessoa NÃO É VOCÊ.
Se você for ir pela cabeça de outra pessoa que não tem os mesmos gostos que você, que não tem as mesmas “facilidades” que você, a probabilidade de você se ferrar é GIGANTESCA.
Isso acontece porque se você pegar uma matéria que você odeia estudar ou que você tenha dificuldade de compreender os dispositivos legais, seu estudo será um martírio.
Por exemplo, pense agora em um matéria que você não goste, que não entra na sua cabeça.
Agora imagine-se estudando ela 2 ou mais horas por dia, todos os dias durante 3 meses ou mais.
Imaginou? Sentiu um arrepio só de pensar? Pois é. É exatamente isso que vai acontecer se você for pela cabeça dos outros e escolher uma matéria da segunda Fase da OAB só porque alguém disse que é a melhor.
Por isso, para escolher a matéria da 2ª Fase, você deve pensar muito bem em quais as matérias você mais gosta e, dentre elas, qual você tem mais habilidade na parte processual prática.
Ou seja, se tem alguma matéria que você gosta e que você já sabe fazer as peças, nem que seja algumas, isso já é um ótimo indicativo de que essa seria uma boa matéria para a sua prova prático-profissional.
Mas caso você não saiba fazer nenhuma peça e não tenha habilidade processual em nenhuma matéria, vá com aquela que você mais gosta e mais tem facilidade de pegar o conteúdo.
Eu digo isso porque, não importa qual a matéria que você escolha, você vai ter que estudá-la pelo menos 2 MESES inteiros (se não mais) exaustivamente, durante todas as suas horas de estudo nos dias, semanas e meses que vocês estiver estudando para a OAB.
Então, se você vai ter que fazer isso, que seja pelo menos com algo que você goste e tenha mais facilidade.
Isso também vai ajudar você a ter um estudo mais PRODUTIVO.
Quando estudamos algo que gostamos, o estudo fica mais fácil, mais leve e mais produtivo, pois é algo que você tem interesse, não algo que você está sendo forçado a estudar.
Por isso SEMPRE ESCOLHA UMA MATÉRIA QUE VOCÊ SINTA CONEXÃO, que você goste, que tenha facilidade de gravar.
Se tem mais de uma que você goste, escolha a que você tenha mais habilidade processual, aquela que você já sabe fazer alguma peça ou que pelo menos tenha um melhor domínio da legislação processual.
Gostou dessa dica? Tem muito mais dicas e estratégias lá no meu GRUPO VIP NO WHATSAPP! Para fazer parte é só clicar aqui.
Você pode também se inscrever no canal do Youtube e ativar o sininho para não perder nenhuma das próximas dicas.