[GUIA] Como PASSAR na OAB em 2022

Muita gente me pergunta como passar na OAB em 2022 e quais são os pontos mais importantes no preparo de quem quer passar na próxima prova da OAB.

Então aqui eu vou trazer um guia completo do que você precisa fazer para ter um preparo eficiente e vencer logo este exame. Vamos lá?

O que vou te mostrar aqui é exatamente o que eu usei para vencer a prova da OAB de primeira e que, na minha visão, é o caminho mais simples e objetivo para se preparar bem para a primeira fase da OAB.

Nem tudo cai na prova da OAB

Bem, eu sou uma pessoa muito estratégica e, quando comecei o meu preparo para OAB, a primeira coisa que percebi foi que a OAB nunca conseguiria cobrar 100% do que eu aprendi em 5 anos de faculdade em apenas 80 questões da prova da primeira fase.

Por mais que a prova seja complexa, nisso a OAB realmente não tem como mexer, porque é uma questão matemática. Não tem como enfiar 5 anos de curso de direito em 80 questões.

Método Passe na Ordem

Então a primeira coisa que eu quero que você entenda é que: a OAB OBRIGATORIAMENTE precisa selecionar alguns assuntos para criar as suas 80 questões e OBRIGATORIAMENTE, deixar muito do que você viu no curso de direito de fora da prova.

Por mais que isso pareça óbvio, e eu já até tenha falado disso em vários vídeos do meu canal do YouTube, muita gente não para para pensar nisso e acaba fazendo cursinhos de conteúdo super extensos sem se preocupar se aquilo que está vendo na videoaula realmente tem chance de ser cobrado na prova da OAB ou não.

O resultado de um estudo sem foco é que a pessoa sente que estudou muito, porque viu muitas aulas, e vai para prova achando que está super preparada, mas quando vê as questões percebe que não estudou quase nada do que realmente foi cobrado e acaba sendo reprovada.

Isso é muito comum de acontecer e toda hora recebo mensagem de pessoas reclamando que estudaram muito e na hora da prova sentiram que não serviu de nada.

Ou seja, o que eu quero que você anote aí no papel para não esquecer é:

Estudar bem não é consumir o máximo de conteúdo possível até o dia da prova. Estudar bem é saber priorizar aquilo que tem mais chance de cair e estudar isso da forma mais eficiente possível.

Isso é algo muito importante de se entender e é algo que separa os que tem real chance de passar daqueles que ficam sempre reprovando.

Então, para ser aprovado é preciso dar mais valor à certeza e qualidade do que vai ser estudado do que à quantidade de aulas ou de conteúdo. Afinal, uma tonelada de conteúdo errado não vai ajudar você a passar na prova da OAB.

O que estudar para a Prova da OAB?

E… Eu sei que quando eu falo isso surge a dúvida…

Raiany, como eu sei o que eu devo estudar e o que eu não devo estudar?

Método Passe na Ordem

A melhor forma de você identificar o que a OAB dá mais valor e gosta de cobrar é analisando as provas passadas de forma bem detalhada.

A prova da OAB sempre vai ser o guia mais confiável do que a OAB mais gosta de cobrar.

No meu preparo, por exemplo, eu estudei com base na análise que eu fiz das últimas 10 provas que a OAB tinha feito, então tudo aquilo que a OAB não tinha mostrado interesse nesses exames não fez parte do meu estudo.

E eu sei que quando eu digo 10 provas já bate aquela preguiça em muita gente que está vendo esse vídeo, porque bom mesmo seria se a resposta fosse mais rápida como tomar um comprimido, não é?

Claro, analisar provas passadas dá trabalho, mas aqui também é uma questão de estratégia que você precisa calcular.

Ao meu ver, o trabalho de analisar 10 provas é muito menor e menos danoso para sua vida do que ficar tentando a prova da OAB 5, 10, 15 vezes sem conseguir passar.

Eu lembro de ter visto uma pesquisa que falava que a cada ano que um bacharel em Direito fica fora do mercado sem a carteira da OAB, ele perde a oportunidade de ganhar entre 30 a 200 mil reais.

Então, eu também estava doida para uma solução rápida e queria passar o quanto antes para entrar no mercado, mas simplesmente estudar sem saber o que focar não ia me ajudar, só ia me fazer passar mais e mais tempo sem poder advogar, por isso eu deixei de lado a preguiça e corpo mole e fiz essa análise.

Ou seja, sim dá trabalho, mas é algo que vai ajudar você a entrar mais rápido no mercado e começar logo a trabalhar e ter uma renda digna.

Então, se você está começando o seu preparo para OAB, saiba que o primeiro passo de todos precisa ser SABER EXATAMENTE NO QUE FOCAR.

Método Passe na Ordem

Sem isso, seu estudo vai ficar muito aberto e suas chances de aprovação vão ser muito menores, ok?

Como descobrir exatamente o que estudar para a OAB

Se você tem tempo e quer fazer isso sem gastar nenhum centavo, é só usar as provas passadas como eu fiz e ir segmentando as questões por matéria, assunto, capítulo, seção e subseção para entender o que focar e o que não focar.

Por exemplo: Muita gente acha que ética é uma matéria que você precisa devorar por completo, mas, na última análise que fiz para os alunos do meu método estratégico, havia vários assuntos de ética que nunca foram cobrados pela OAB.

Ou seja, até mesmo em ética existem assuntos que você precisa dominar e outros que não devem fazer parte da lista do que é mais importante estudar.

Então você vai pegar as provas passadas lá no site da FGV e vai analisar cada questão, com a lei seca ali do lado, e assim você vai conseguir separar aquilo que você precisa dar mais atenção daquilo que não importa e deve ser descartado.

Agora se você não quiser ter o trabalho de fazer esse tipo de análise estatística das últimas 10 provas como eu falei aqui, você pode conferir o meu método de preparo estratégico para a OAB. Nele eu já entrego essa análise feita para os meus alunos para encurtar o caminho rumo à aprovação.

Como estudar para a prova da OAB?

Bem, uma vez feita essa análise e já sabendo o que estudar, você vai começar o seu preparo conferindo aquele determinado assunto importante na lei seca, entender o que a lei diz e praticar por meio de questões.

Na etapa do estudo eu gosto do estudo diretamente pela lei seca, porque você economiza muito tempo no estudo e consegue cobrir mais matéria de forma mais rápida.

Muita gente ama uma videoaula para ver um professor Fulanão explicando o assunto X, Y e Z. Eu entendo que simplesmente apertar o play é muito mais fácil do que estudar ativamente, mas estudo passivo não leva à aprovação.

O problema da videoaula é que ela dura entre 20 a 50 minutos, mas apenas 5 ou 10 minutos realmente vão ser gastos falando sobre o assunto que você separou na sua análise como importante.

Então, já de cara dá para perceber que você vai gastar muito tempo vendo uma aula enorme para cobrir uma pequena parte do estudo. Por isso faz muito mais sentido estudar direto pela lei seca.

Além do mais, a OAB usa a LEI SECA como base para a prova, então nada mais óbvio do que usar como fonte de estudo a mesma base da prova, não é?

Por isso que eu sempre indico a LEI SECA para os meus alunos e para quem vai estudar de forma mais estratégica e já sabe quais assuntos focar.

Estudo para a Prova da OAB por questões

Já na etapa da prática por questões que eu falei, é importante entender o que eu chamo de prática.

Prática é colocar a mão na massa… não é sair por ai decorando gabarito de prova ou comentário de quem respondeu a questão.

Prática é pegar uma questão e analisar item por item dele, dando a fundamentação de porque ele está ou não correto, e identificar o item certo ANTES DE OLHAR O GABARITO ou qualquer tipo de comentário.

Só assim você estará fazendo um estudo verdadeiramente ativo, tirando o máximo que o estudo por questões tem para oferecer e, de quebra, treinando para a prova, pois é exatamente isso que você vai ter que fazer lá no dia da prova.

Além do mais, como a OAB gosta muito de jogar com a interpretação da questão e a letra literal da lei, se você tiver esse tipo de treino de ir justificando e estudar com a lei seca, você vai evitar muitas pegadinhas por já ter um melhor domínio da lei seca. Fica a dica.

Treino para a Prova da OAB

Já o próximo passo é treinar a execução da prova. Muita gente simplesmente senta a bunda na cadeira, assiste 600h de aulinha de conteúdo e vai para prova sem nem ter pego na caneta.

Só que isso é um erro terrível! É como entrar no ringue sem nunca ter colocado a luva de boxe, não faz sentido.

A prova da OAB é extensa, bem complexa e tem um limite de tempo que é curto.

Por isso é muito importante que você treine a execução dela em casa, simulando o máximo possível o tempo e as condições da hora da prova.

Se você faz esse tipo de treino respeitando as 5 horas de prova, você vai conseguir identificar se tem algo que você precisa melhorar antes do exame.

Outro ponto importante de simular a prova antes do dia de fato, é para ganhar mais confiança na sua habilidade e descobrir se existe algum ponto que precisa ser trabalhado.

Quando a gente não treina antes, acaba caindo de paraquedas na prova e tomando aquele baque. Baque esse que, mesmo a pessoa sabendo bem o conteúdo, deixa a pessoa nervosa, causando brancos, marcações erradas, e até a falta de tempo para concluir a prova dentro das 5 horas disponíveis.

Então, não vá para sua prova sem antes simular a execução dela, ok?

Preparo emocional para a Prova da OAB

Bem, sabendo o que estudar, estudando da forma certa e praticando como eu falei, você, com toda certeza, vai conseguir fazer um estudo mais eficiente do que só assistindo 1 milhão de aulinhas do professor Fulanão.

Mas ainda tem um item na minha lista que, a cada ano que passa, mais eu percebo como ele é um dos maiores fatores na reprovação das pessoas: o emocional.

Sim, não é frescura. Não dá para deixar o emocional em casa no dia da prova da OAB e virar o Robocop. É impossível.

Mas isso é algo que não vejo ninguém dizer por ai, e eu digo porque sei que faz toda diferença. Eu vejo essa diferença nos meus alunos todos os anos.

O EMOCIONAL PRECISA FAZER PARTE DO SEU PREPARO PARA A PROVA DA OAB.

E isso não é algo exclusivo da prova da OAB. Se você pensar em um atleta profissional, ele tem o apoio psicológico para conquistar um grande feito.

E a aprovação na prova da OAB, querendo ou não, é um grande feito. É um grande desafio que precisa ser vencido e que exige muito mentalmente e emocionalmente das pessoas, então é um grande erro simplesmente ignorar o emocional e achar que vai dar tudo certo sem levar isso em consideração.

Mas, Raiany, como eu faço isso?”

Olha, a primeira coisa que você precisa fazer é parar um minuto e tentar identificar o que seu corpo diz. Os sintomas físicos e mentais são sinais de que a gente precisa olhar com atenção alguma coisa.

Então pare um minuto quando você estiver estudando e se pergunte: o que eu estou sentindo neste exato momento?

É tensão? É nervosismo? É medo? Medo do que? O que eu acho que pode acontecer?

Muita gente me diz que não consegue se concentrar, que fica nervoso na época do estudo, que as mãos ficam suando, que dá branco… Todos esses são sinais claros de que o emocional está sendo um obstáculo.

E para melhorar isso você tem alguns caminhos: procurar um profissional da área para aprender com ele a lidar com isso ou fazer uso de livros e atividades que ajudem você a focar no presente.

Eu mesma gosto muito de livros sobre a prática do mindfulness. Os exercícios que eles passam ajudam muito a focar naquilo que estamos fazendo no agora, no presente.

Enfim, o ponto aqui é que você não pode deixar o emocional de lado simplesmente porque não quer lidar com isso, pois se fizer assim o emocional vai te sacanear na pior hora possível lá na prova.

Para você ter ideia, essa parte emocional é tão importante que no meu método estratégico eu fiz questão de fechar uma parceria com um psicólogo para ele criar um curso extra para os meus alunos especificamente para lidar com essa questão do emocional na prova da OAB.

E isso aí não surgiu só da minha cabeça, surgiu de anos conversando com pessoas e percebendo como o emocional estava atrapalhando.

Então, se você souber o que estudar, como estudar, como praticar e entender que o emocional é parte do seu estudo, você tem tudo para vencer esse exame.

Então tenha foco e comece pelo começo. É muito mais importante começar certo e se preparar da forma certa do que correr e fazer errado.

Quem faz certo precisa fazer apenas 1 vez, quem se apressa e faz errado acaba derrapando e não conseguindo a aprovação e tendo que repetir tudo de novo.

Agora se você quer encurtar o caminho e começar um preparo estratégico para OAB tendo meu passo a passo e minha análise da últimas 10 provas já pronta, basta clicar aqui.

Nessa página eu explico todos os detalhes de como funciona o Método Passe na Ordem e você vai ver também o tanto de gente que já estava quase desistindo da prova, mas que conseguiu passar seguindo o que eu ensino.

Fico muito grata por você ter me acompanhado até aqui.

E se você ainda não se inscreveu no canal do Youtube, se inscreva, pois tudo que crio é pensando em ajudar você a vencer essa prova.

Sempre trago dicas gratuitas para você ter um preparo mais estratégico e se você tiver alguma dúvida sobre o que falei é só deixar nos comentários do vídeo do Youtube que criei sobre isso.

E a gente se vê então em um próximo vídeo ou lá dentro da turma do Passe na Ordem.

Até mais!

Aula Gratuita