EXAME 46 OAB Quando COMEÇAR a estudar? (CUIDADO COM ISSO)

Já tem muita gente me mandando mensagem pensando no estudo para o Exame 46 da OAB que vai ser o primeiro Exame da OAB em 2026.

E se você pensa em fazer esse exame também, você precisa saber a hora certa de começar o seu estudo e é exatamente isso que vou explicar aqui.

Quando Começar a Estudar para o Exame 45 da OAB

E pra iniciar a nossa conversa já resolvendo essa dúvida eu já te adianto que o melhor momento para começar a estudar para o Exame 46 da OAB é AGORA.

“Mas, Raiany, não está muito cedo? Nem saiu o edital ainda…”

Pois é, é exatamente aqui que as pessoas erram e depois acabam reprovando lá no exame.

Método Passe na Ordem

Porque um dos principais fatores para você conseguir estudar é o seu tempo de estudo.

E se você estiver pensando em fazer um curso cheio de videoaulas, provavelmente você não vai conseguir completar ele a tempo se você começar o seu preparo apenas depois do edital.

Ou seja, dependendo da forma de estudo que você vai fazer, talvez você até esteja atrasado no seu estudo e não com uma sobra de tempo como normalmente a gente acha.

Mas, não precisa acreditar na minha palavra. Acredite na matemática.

O Cálculo que vai MUDAR a sua Vida

Como já ensinei em vários vídeos lá do meu canal do Youtube, todo preparo bem feito para OAB envolve um cálculo entre o tipo de curso que você quer fazer e a quantidade de tempo que você tem para estudar.

Esse cálculo é muito importante, porque é com ele que você vai conseguir identificar quando começar a estudar e se o curso que você está pensando em fazer é compatível ou não com o tempo que você tem disponível.

Deixa eu te mostrar.

No momento que eu estou soltando este vídeo é dia 03 de dezembro de 2025.

Vamos levar em conta que (seguindo a lógica desses últimos exames) a primeira fase do Exame 46 deve ser perto do final de abril, então eu vou CHUTAR dia 26 de abril de 2026, porque ainda não temos o calendário oficial da OAB para ter certeza.

Então, fica o aviso, se você está lendo isso em 2026, já vai ter um vídeo no meu canal do Youtube com a data precisa do exame, mas aqui eu estou usando uma data estimada porque ainda não temos a data oficial, ok?

Método Passe na Ordem

Bem, voltando ao exemplo, nele temos cerca de 163 dias até a prova.

Chegando nesse número de dias de estudo, é preciso agora saber o segundo número: que a quantidade de horas de aula que o curso que você quer fazer tem.

Por exemplo: Eu peguei aqui um curso padrão desses que tem um monte de aulas gigantescas de matéria e lá na página de vendas dele mostra a quantidade total de horas de aulas gravadas que é de 1050 horas.

Então, vamos fazer a conta:

1050h de videoaulas divididas pelos 163 dias dá um total de 6,5 horas de estudo no dia para completar o curso até a data da prova.

E isso inclui estudar 6h30 no sábado, domingo, natal, ano novo, carnaval e páscoa.

Então, se você tem menos de 6h30 no dia para estudar, e estava pensando em um curso extenso assim, pode esquecer que não daria para completar esse curso nesses 163 dias.

E é justamente por não fazer esse cálculo que muita gente pega um curso grande, faz um estudo incompleto e acaba reprovando.

Porque se o curso é enorme e a pessoa tem pouco tempo para estudar, é claro que ela vai fazer um preparo bem ruim até o dia da prova e as chances de passar são bem pequenas.

Então, para resolver isso você tem basicamente 2 opções:

Método Passe na Ordem
  • Ou você altera completamente a sua rotina e acha essas 6h e meia no seu dia para estudar literalmente TODOS OS DIAS, inclusive finais de semana e feriados.
  • Ou você começa fazer um estudo estratégico para essa prova.

No meu caso, por exemplo, quando eu fui fazer meu exame eu tinha no máximo 3h no dia para estudar, então multiplicando essa quantidade de horas pelos 163 dias aqui do exemplo, daria no máximo 489h totais de estudo.

Ou seja, mesmo estudando todo santo dia, de domingo a domingo, eu não chegaria nem na metade do curso de 1050 horas e é claro que ir para prova da OAB com metade do preparo seria uma reprovação quase certa.

Como Estudar para o Exame 45 da OAB com Pouco Tempo

“Mas, Raiany, eu quero fazer o Exame 46 e também não tenho 6h no dia para estudar, o que eu faço?”

Bem, eu também tinha pouco tempo e a primeira coisa que eu percebi era que não dava para fazer um curso gigante cheio de aulas longas de matérias igual esse que falei.

Eu precisava ser mais estratégica e focar o meu preparo apenas naquilo que a OAB realmente tinha chance de cobrar de mim na prova para eu poder fazer um bom estudo a tempo da prova.

E foi aí que eu usei as provas passadas da OAB para identificar o que eu precisava focar no meu estudo.

Foi analisando as últimas 10 provas da OAB que eu consegui gerar uma análise como essa aqui separando exatamente os assuntos e artigos que eu precisava saber até a prova.

Aí, em vez de gastar meu tempo vendo aulas de matérias longas e chatas, eu estudei direto pela letra da lei, que é a base de onde a OAB cria 100% das questões de direito da prova.

Foi fazendo assim que eu consegui mais 60 pontos na prova da 1ª Fase e consegui ser aprovada de primeira, mesmo estudando poucas horas no dia.

Ou seja, se você não tem 6 horas no dia para estudar e quer se preparar bem para o Exame 46, você precisa ser mais estratégico com o seu estudo.

Inclusive se você quiser entender mais sobre essa análise que eu mostrei e essa lógica de estudo estratégico pela lei que me fez passar de primeira, dá uma conferida no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Esse método que eu ensino cabe praticamente em qualquer tipo de rotina e já ajudou muita gente que estava cansado de reprovar a finalmente vencer o Exame da OAB e ele inclusive tem minha mentoria individual em todo o seu preparo e eu tenho certeza que pode ajudar você também.

Enfim, desejo muito sucesso aí no seu preparo e a gente se vê em um próximo vídeo lá no meu canal do Youtube ou quem sabe lá na minha turma estudando de forma prática e eficiente para o Exame 46.

Caso tenha alguma dúvida sobre a prova da OAB, só deixar nos comentários do vídeo que eu respondo.

Até mais!

Método Passe na Ordem