EXAME 42 OAB: Quando COMEÇAR a estudar? (CUIDADO COM ISSO!)

Se você pretende fazer o Exame 42 das OAB, leia isto ANTES de começar qualquer preparo que eu tenho certeza que vai te ajudar muito.

Quando Começar a Estudar para a OAB

Bem, como já ensinei em vários vídeos lá do meu canal do Youtube, todo preparo bem feito para OAB envolve um cálculo entre o tipo de curso que você quer fazer e a quantidade de tempo que você tem para estudar.

Esse cálculo é muito importante, porque é com ele que você vai conseguir identificar se o curso que você está pensando em fazer é compatível ou não com a sua realidade.

Então, vamos fazer esse cálculo logo para você entender bem.

O Cálculo Milagroso

O primeiro passo é identificar quantos dias temos para estudar.

Método Passe na Ordem

Digamos que você vai começar a estudar no começo de julho, mês 7. Sendo assim, você tem aproximadamente 150 dias até a prova da 1ª Fase do Exame 42.

Lembrando que se já passou do início de julho e você ainda não começou a estudar, comece o mais rápido possível porque quanto mais cedo você começar a estudar mais tranquilo fica o ritmo do seu estudo e melhor você vai gravar as informações também, ok?

Bem, sabendo certinho a quantidade de dias que você tem é preciso saber tagora a quantidade de horas de aula que o curso que você quer fazer tem.

Por exemplo: se você pegar um curso padrão desses que tem um monte de aulas gigantescas de matéria, é bem fácil esse curso ter de 900 até 1200h de conteúdo que você precisaria assistir.

Então, se a gente pegar um curso na média de 1000h, por exemplo e a gente dividir isso pelos 150 dias que temos até a prova do Exame 42 da OAB, dá um total de 6,66 h de estudo por dia para você completar tudo a tempo.

E isso aí está contanto todos os dias, inclusive os finais de semana.

Então, aqui já dá para ver porque muita gente se ferra com curso grande, porque acaba pegando um curso muito extenso que a pessoa não consegue ver tudo até a prova porque ela não tem todo esse tempo no dia para estudar.

Como Solucionar Isso?

Então, com esse cálculo feito, há 3 opções:

  • OU você desiste do Exame 42 e começa desde agora a estudar para o Exame 43 ou 44;
  • Ou você altera completamente a sua rotina e acha essas 6,66 horas no seu dia, incluindo no final de semana, para encaixar esse estudo;
  • Ou (a opção mais inteligente) você deixa de lado essa ideia de fazer esse curso gigante e acha outra forma de estudo que encaixe no tempo que você tem.

Como Estudar para a OAB em Pouco Tempo

“Mas, Raiany, eu quero fazer o Exame 42 e não tenho mais de 6h no dia para estudar, o que eu faço?”

A primeira coisa que você precisa fazer é entender que não dá para fazer um curso cheio daquelas aulas longas onde o professor parece estar revisando o curso de direito inteiro.

Método Passe na Ordem

A segunda coisa que você precisa fazer é estudar de forma mais estratégica e focar o seu estudo apenas naquilo que a OAB realmente tem chance de cobrar na prova.

E como você descobre o que ela tem mais chance de cobrar?

Analisando as provas passadas que a OAB já aplicou, porque um assunto importante nos últimos exames, tem muita chance de continuar sendo importante no Exame 42 também.

Essa lógica foi exatamente o que eu usei para passar estudando 2 a 3h no dia.

Eu, quando comecei o meu estudo, analisei na época 10 provas passadas da OAB e acabei criando uma análise como essa aqui abaixo, que separava exatamente o que eu precisava focar (e claro que também tirava do caminho qualquer assunto inútil que não tinha chance de cair na prova).

(exemplo da análise de ética, mas tem uma para cada matéria importante)

Tendo isso em mãos, dá fazer o estudo direto pela letra da lei, em vez de gastar seu tempo vendo aulas de matérias longas e chatas.

Para você ter ideia, os artigos que eu separo na análise correspondem a apenas 1/3 do Vade Mecum inteiro.

Ou seja, 2/3 do Vade Mecum você nem deveria tocar no estudo porque tem praticamente zero chance de cair na prova.

E é justamente por isso que acaba sendo a forma mais rápida e eficiente de estudar para OAB.

Método Passe na Ordem

Porque, além de você saber certinho o que você deve focar, fica super rápido estudar isso pela leitura direta da lei, que é justamente de onde a OAB tira 100% das questões jurídicas da prova.

Ou seja, se você não tem 6,7, 8, 9 horas no dia para estudar e quer se preparar bem para o Exame 42, você precisa ser mais estratégico com o seu estudo.

Claro que dá para você analisar as provas. Eu fiz sozinha, leva um certo tempo, mas você pode conseguir e eu falo disso em outros vídeos lá no meu canal do Youtube.

Agora se você não quer ficar analisando as provas passadas e já quer um passo a passo direto ao ponto, dá uma conferida no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Porque, além da análise atualizada de todas as matérias importantes, eu ensino passo a passo tudo o que você precisa fazer para estudar de forma inteligente e em pouco tempo.

E quem aplica o que eu ensino vira o jogo e consegue a aprovação.

Enfim, desejo muito sucesso aí no seu preparo e a gente se vê em um próximo artigo aqui ou quem sabe lá na minha turma estudando de forma prática para o Exame 42.

Até mais!

Aula Gratuita