ESTUDO REVERSO: o método que me ajudou PASSAR na OAB

Você já se sentiu meio burro estudando para a prova da OAB?

Tipo, já fez vários cursinhos cheios de aulas longas, viu um monte de revisão no Youtube, mas mesmo assim você foi para a prova e parece que você não estudou nada?

E para piorar, tem aquele fulaninho que não levava a sério a faculdade, mas você ficou sabendo que ele conseguiu passar?

E com tudo isso acontecendo você começa a pensar que isso não seja para você e que talvez você nunca vá passar na OAB…

Já passou algo assim na sua cabeça?

Método Passe na Ordem

Pois é, eu sei o que você está sentindo.

Mas, se você seguir exatamente essa lógica de estudo reverso que eu vou te ensinar neste vídeo, eu te garanto que isso vai mudar.

Porque hoje eu só tenho a minha carteira da OAB porque entendi que para passar na OAB você não precisa se entupir de aulas longas.

Para passar na OAB você precisa estudar de forma INTELIGENTE.

E entendendo essa lógica de estudo reverso, com certeza você vai ter muito mais chances de passar no seu exame também.

Então aqui nós vamos ver:

  • O que é esse estudo reverso que vai ajudar você a vencer a prova da oab
  • Vou provar porque isso funciona e quais a grandes vantagens dele
  • E também vou ensinar o passo a passo para você sair daqui já conseguir aplicar isso hoje mesmo aí no seu estudo.

Mas antes, eu quero deixar uma coisa bem clara.

Isso que vou te ensinar é uma técnica que funciona, e se você aplicar você tem tudo para passar, mas isso aqui não é mágica.

Tem gente que quer passar na OAB, mas não quer nem ver um vídeo até o final para entender a técnica toda.

E já te adianto que se você não focar em entender cada passo que eu vou passar aqui para depois aplicar isso, e fazer isso com consistência nos seus estudos, aí fica difícil a aprovação acontecer, né?

Método Passe na Ordem

É aquela lógica básica da vida: se você reprovou estudando de um jeito e não mudar nada, não dá para esperar que o resultado seja diferente.

Por isso é importante focar aqui e entender esse caminho diferente, ok?

O Estudo Reverso para a Prova da OAB

Bem, o estudo reverso é uma técnica focada em aprender pela prática e não apenas assistindo aulas longas.

Eu chamo de reverso porque o padrão é a pessoa entrar em um cursinho, assistir uma porrada de aulas longas e só depois praticar com alguma questão (isso se parar para praticar…)

O problema disso é que normalmente a pessoa vê muito conteúdo e quando vai para prática ela não gravou nada.

Já no estudo reverso o foco é começar pelas questões e só depois buscar a explicação do assunto, inclusive diretamente pela lei e não em aulas longas.

Incluisive essa é a técnica que eu passo para os meus alunos que estão com dificuldade em alguma matéria específica ou têm TDAH.

Então, por exemplo, no banco de questões do meu método, tem as questões da própria OAB e logo abaixo tem os comentários de por que cada alternativa está certa ou errada.

Ou seja, depois de ler a questão e pensar na resposta, você já tem uma explicação lógica que faz você entender o porquê de algo estar certo e também porque as outras alternativas estão erradas.

Além de ter também o artigo da lei que fundamenta a resposta, que você pode e DEVE consultar para entender melhor.

Método Passe na Ordem

Por que o Estudo Reverso para a prova da OAB Funciona?

Mas por que esse estudo funciona?

Ele funciona porque ele é um estudo dinâmico, um estudo ATIVO.

Muitos estudos científicos mostram que a nossa aprendizagem é muito mais eficiente com a prática do que apenas observando algo de forma passiva.

A prática de consultar a lei, a prática de investigar a alternativa e tentar entender o que foi dito cria muito mais conexões neurais do que simplesmente ver uma aula sobre aquele assunto passando em uma tela.

E se a gente parar pra pensar, isso faz muito sentido.

Uma criança, por exemplo, aprende muita coisa em pouco tempo por causa da prática, por causa da tentativa e erro.

Imagina se a criança não pudesse testar e explorar as coisas, só pudesse aprender vendo videoaula de como engatinhar ou caminhar.

Com toda certeza essa criança iria se desenvolver muito mais devagar.

E hoje quando você pensa em um curso de preparação para OAB o mais comum é um monte de aulas que você fica assistindo até cair no sono.

Muitas vezes são cursos que a pessoa faz o preparo inteiro sem tocar na letra da lei.

E se a gente para e raciocina um pouco, isso não tem sentido nenhum.

Porque a primeira fase da OAB é completamente baseada na letra da lei, e isso significa que muitas questões que você vai ler no exame, terão trechos da lei (e geralmente a alternativa que tem a cópia literal da lei é a alternativa correta).

Olhe o exemplo abaixo:

Ou seja, se o seu estudo é feito por meio de questões e da leitura da letra da lei, fica muito mais fácil identificar as alternativas certas e acertar mais questões.

Outro ponto importante é que a segunda fase inteira precisa ser fundamentada com a lei.

Então, lá no dia da prova da segunda fase você vai precisar consultar a lei pra responder as questões e fazer a sua peça processual.

Por isso chega a ser bizarro a gente ver um monte de curso aí em que a pessoa passa três ou quatro meses vendo aulas sem tocar na lei.

E infelizmente eu vejo isso na prática porque eu mesma gosto de conversar por whatsapp as pessoas que querem entrar na minha mentoria para a prova da OAB.

E é super comum a pessoa dizer que já reprovou umas 3 vezes e nunca usou a letra da lei durante o estudo.

Aí fica fácil entender porque ela reprovou.

Então, antes de dar certinho os passos de como aplicar um estudo assim, eu quero que você entenda de vez quais as grandes vantagens de fazer um estudo mais ativo assim:

Vantagem 1 – Você conhece o assunto pelo caso prático:

Como eu disse antes, na prova você vai ver a aplicação prática da lei, então, quando você faz o estudo por questões, você já está vendo a informação como ela é cobrada no exame.

Com isso você vai lembrar mais fácil daquele assunto e você vai conseguir identificar mais fácil algum erro em alguma alternativa.

Vantagem 2 – Aprendizagem focada no que importa:

Estudando pelas questões que já foram cobradas na prova da OAB você só vai estar estudando aquilo que OAB em algum momento já mostrou que tem interesse de cobrar.

Isso é importante porque o conteúdo do curso de direito é enorme, mas apenas uma pequena parte realmente vai aparecer na prova.

E você já vai estar estudando focando apenas esse conteúdo que tem chance de cair na sua prova.

Vantagem 3 – Estudo muito mais rápido e em pouco tempo:

Hoje em dia é muito difícil achar uma pessoa que tem 6, 7, 8h pra ficar assistindo aulas longas.

A grande maioria das pessoas tem em média 2h no dia pra estudar, mas, se você faz um estudo usando as questões e lendo diretamente na lei, você consegue estudar em pouco tempo e ainda assim estudar tudo o que você precisa.

Vantagem 4 – Melhor fixação da informação:

Isso é algo que eu já até tinha comentado antes.

Quando você estuda ativamente você grava melhor.

Isso significa que você vai ter que ver menos vezes aquela informação pra fixar bem ela na sua cabeça e vai ser muito mais fácil de lembrar de tudo na hora da prova.

E com certeza você vai evitar aqueles brancos, evitar aquela sensação de sentar na prova e sentir que o seu estudo não valeu de nada.

Então, se hoje você tem umas 2 a 3h no dia para estudar, não faz sentido nenhum ficar vendo aulas longas.

Como Fazer o Estudo Reverso para a Prova da OAB

A melhor forma é esse estudo reverso por questões e pela lei como eu estou falando aqui, assim você consegue aplicar fácil seguindo esses passos que eu vou explicar agora:

Primeiro você precisa de uma fonte de questões da OAB.

O ideal é você ter acesso a um banco de questões só da OAB.

Eu falo isso porque existem bancos de questões com supostamente mais de 5000 questões, mas até hoje a OAB não cobrou 5000 questões em exames.

Isso significa que esse tipo de material tem muitas questões que são de concursos públicos ou criadas pela editora e que nunca caíram efetivamente no exame.

E claro que o foco é que você estude aquilo que já foi cobrado no exame, porque um assunto importante para a OAB em um determinado exame geralmente continua sendo importante em outros exames também.

Então, o primeiro passo é você ter acesso a um banco de questões de qualidade, seja ele impresso ou ele digital.

“Rai, eu não tenho dinheiro para pagar um banco de questões, o que eu faço?”

Aí é possível fazer o seu estudo pelas provas passadas da OAB, e vou deixar aqui abaixo um vídeo que falo mais sobre como pegar essas provas passadas.

Análise das Questões da Prova da OAB

Tendo essas questões, você vai ler cada uma das questões, ler as alternativas dessas questões e buscar identificar a alternativa certa, tentando explicar o porquê de cada alternativa estar certa ou errada.

Feito isso, se o seu banco de questões tiver comentários você vai ler esses comentários para entender o porquê da alternativa certa e o porquê das outras alternativas estarem erradas.

Isso é super importante porque você não aprende só com a alternativa certa, você aprende muito também com as alternativas erradas.

E isso é algo que muita gente erra, pois vê um banco de questões comentadas e foca só em ler a alternativa certa e aí acaba fazendo um estudo incompleto.

Consulta na Lei da Fundamentação

Bem, feito isso, agora sim você vai consultar a lei para ver e ler o artigo que fundamenta aquela questão.

Inclusive até para ter certeza que o comentário está correto, já que a lei sofre atualizações.

E fazendo isso de forma consistente durante esse tempo que você tem até o exame que você quer fazer, com toda certeza você vai estar fazendo um preparo muito bom, mesmo estudando poucas horas no dia.

Melhor Forma de Estudo para a Prova da OAB

“Mas, Raiany, tem uma forma mais eficiente que essa para estudar?”

Sendo sincera, essa já é uma ótima forma de estudo, muito melhor que vendo videoaulas longas e vendo revisões aqui no youtube.

Mas, se você quiser minha ajuda em um preparo completo que cobre tanto a primeira e segunda fase, que tem uma análise detalhada que elenca todos os assuntos que você precisa estudar, meu banco de questões comentadas, uma IA que explica qualquer artigo da lei com exemplos e minha mentoria individual por whatsapp até você passar, aí vale a pena dar uma olhada no link abaixo:

Método Passe na Ordem

Inclusive lá tem meu whatsapp caso queira conversar comigo.

Ah, pode deixar seu comentário no vídeo lá do começo do artigo sobre o que você achou dessa lógica de preparo ou se tiver alguma dúvida sobre a prova da OAB também.

E lembre-se que o que traz resultado é a constância e a prática.

Porque se a gente simplesmente assiste essa lógica de estudo aqui e não aplica ela, nada vai mudar.

Agradeço muito por você ter me acompanhado até aqui. Espero que eu tenha conseguido explicar bem essa forma diferente de estudo.

Até mais!

Método Passe na Ordem