Já fez a segunda fase da prova da OAB e está esperando o resultado? Então é muito importante que você me acompanhe nesta dica, pois aqui eu vou te dar umas dicas que ninguém nunca fala por aí.
É sério, o que eu vou te mostrar agora pode salvar a sua pele e fazer você ganhar MUITO tempo. Bora lá?
Quando a gente está esperando o resultado da segunda fase da OAB e sai um novo edital, sempre fica aquela dúvida:
E agora, como eu faço? Me inscrevo para essa nova prova ou apenas aguardo o resultado?
Se este for o seu caso, pode ficar mais tranquilo porque aqui eu vou mostrar exatamente o que você precisa fazer quando estiver esperando o resultado da sua segunda fase.
Passo 1 – Vai poder fazer fazer a Repescagem da 2ª Fase?
O primeiro passo é saber se você vai poder ou não fazer uso do Reaproveitamento da 1ª Fase, ou “repescagem da 2ª fase” como muitos chamam.
Então, se você não utilizou o reaproveitamento para esta segunda fase que você acabou de fazer, isso significa que você pode sim usar o reaproveitamento para o próximo exame e não ter que fazer a primeira fase do exame seguinte novamente.
Se você ficou com dúvida sobre o Reaproveitamento da 1ª Fase e quiser entender mais sobre como ele funciona, eu acho que criei o vídeo mais completo que tem no YouTube sobre esse assunto, então é só clicar aqui para assistir ele que vai dar para entender bem certinho, ok?
Então, se já tiver saído o edital do próximo exame, você vai conseguir achar a data que sairá o edital do reaproveitamento (sim, são editais diferentes, tem o edital do exame e tem o edital do reaproveitamento e eles saem em datas diferentes, fique atendo com isso).
Passo 2: Faça a sua “Reserva”
Agora, se você não vai poder fazer uso desse reaproveitamento, você precisa dar o segundo passo e garantir a chance de fazer a primeira fase no próximo exame.
Ou seja, faça a inscrição no exame seguinte, mesmo sem saber se você passou ou não na segunda fase.
Eu sei que isso parece estranho, porque você ainda está esperando pelo resultado da segunda fase, mas isso aqui é o que vai salvar a sua pele caso aconteça o pior e você não consiga passar nessa prova.
Quando eu digo fazer a inscrição é seguir todos os passos até gerar o boleto de inscrição, mas você não vai pagar esse boleto ok?
É tipo como reservar a mesa no restaurante. Ao fazer a sua inscrição e gerando o boleto e você estará “reservando” aquela sua chance ali de fazer a próxima prova se ela for necessária.
Se der tudo certo e você passar na segunda fase, maravilha! Rasgue o boleto, seja feliz e deixe um comentário aqui agradecendo se essa dica foi útil para você, ok?
Agora se você realmente não conseguir a aprovação na segunda fase, vai estar em tempo ainda de pagar o boleto e fazer logo esse exame seguinte ao invés de ter que aguardar mais uns 6 meses por um outro exame, entendeu?
Passo 3: Confira o Gabarito da 2ª Fase OAB
Agora o terceiro passo vai depender se você seguiu a minha dica de ficar a até a última hora de prova para levar o caderno de prova e seu rascunho.
É muito importante que você utilize bem as folhas de rascunhos do seu exame, não só para evitar erros na hora que você estiver passando a limpo para a folha oficial de prova, mas também porque o rascunho é algo que você pode levar para casa no final da sua prova.
Se você tem o seu caderno de provas em mãos, após a prova você vai poder conferir ele com o padrão de resposta (que é o nome que a OAB dá para o gabarito da segunda fase).
Conferindo o seu caderno de prova (e o rascunho da peça e das questões que você fez nele) com esse gabarito da 2ª fase você vai conseguir ter uma ideia se foi bem ou se foi mal na prova.
Se você sente que se ferrou na prova (principalmente se errou a peça) e sente que não vai conseguir passar, é super importante começar a pensar novamente na primeira fase.
Nesse caso, você pode conferir mais detalhes a minha forma de preparo estratégico: o Método Passe na Ordem.
Agora e você acertou o tipo de peça e acredita que foi bem nas questões também, ótimo! Agora é só aguardar o resultado, mas não deixe de fazer a inscrição no próximo exame para se garantir, viu!
Passo 4: Entre com Recurso se Necessário
O quarto passo é entrar com recurso. Caso seu nome não saia na lista preliminar de aprovados, redija suas teses e ENTRE COM RECURSO.
E é sério, se você acredita que os recursos cabíveis vão te dar ponto o suficiente para conseguir a aprovação na 2ª Fase (no caso 6 ou mais pontos), REDIJA SEU RECURSO E ENTRE COM ELE.
Lembre-se que na 2ª Fase os recursos são individuais, ou seja, sua prova só vai ser reavaliada caso você entre com recurso e somente no ponto que você citou no recurso.
Então, já faça seu primeiro trabalho como operador do direito e advogue em causa própria para ganhar esses pontos que faltam para chegar a aprovação.
Geralmente a data de interposição do recurso começa no dia seguinte da lista preliminar de aprovados, mas certifique-se de olhar bem certinho no edital do seu Exame para ver qual vai ser a data certa para não deixar passar!
A resposta do recurso sai geralmente 15 dias depois, junto com a lista final de aprovados.
Se seu recurso for deferido e a pontuação final for 6 pontos ou mais, VOCÊ ESTÁ APROVADO! Rasgue aquele boleto da inscrição que você fez para o próximo exame e vai comemorar.
Agora, se a OAB for cabeça dura e não deferir seu recurso, aí você vai pagar o boleto que você gerou para não perder a próxima prova e também não ter que ficar esperando uns 6 meses por um próximo exame.
Se esta dica te ajudou, se inscreva no meu canal do YouTube que eu tenho certeza que você vai gostar das outras dicas que eu tenho lá.
Ah, este vídeo aqui também vai te ajudar muito a entender mais sobre o Reaproveitamento da 1ª Fase.
Desejo muito sucesso no seu preparo e até a próxima!