Isto aqui é um verdadeiro curso gratuito para a primeira fase da OAB.
E eu sei que o vídeo tem poucos minutos para ser chamado de curso, mas o que vou te ensinar aqui é exatamente a lógica de estudo que eu segui para tirar mais de 60 pontos na minha primeira fase.
Então é literalmente um curso rápido para a primeira fase que se você focar em aplicar bem o que ensino aqui, com toda certeza esse vai ser o caminho para você conseguir a sua aprovação.
E o melhor de tudo é que você não tem que gastar nenhum centavo com isso.
E tudo o que você precisa fazer é seguir 4 passos:
1 – Cuidado com os conteúdos gratuitos no youtube
O que mais tem no youtube são conteúdos gratuitos focados na OAB.
Mas é justamente essa oferta enorme de aulas que acaba atrapalhando muita gente de passar.
Se você digitar “estudo primeira fase oab” vão aparecer milhares de vídeos de aulas focadas na OAB.
Mas será que você deveria ver a aula do professor de direito do trabalho ou deveria focar na revisão massiva de todas as matérias que tem 4h de duração?
O ponto é que se você fica pulando de galho em galho pegando uma informação aqui e outra ali, você vai acabar gastando muito tempo sem saber para onde ir.
E quando a gente não tem clareza do que focar no nosso estudo, é difícil fazer um bom preparo e passar.
Então, uma coisa que precisa ficar claro na sua cabeça é que esses conteúdos gratuitos criados por esses cursos servem para te atrair para o curso pago deles.
E não estou dizendo que tenha algo de errado com isso. Afinal é um serviço que eles estão vendendo e ninguém é planta aqui para viver só de luz.
O que quero dizer é que, o que difere o conteúdo gratuito do curso pago normalmente é essa organização, a clareza de qual passo dar em cada dia de estudo.
Então, se você não quer fazer o curso pago você precisa pensar por si próprio nessa organização, pois se você não fizer isso provavelmente você vai gastar muito tempo vendo um monte de vídeos soltos no youtube, mas não vai conseguir estudar bem e muito menos passar lá na OAB.
2 – Identificando o que focar no estudo para a 1ª Fase da OAB
Bem, como eu falei no primeiro passo, é importante a gente ter clareza do que focar no estudo.
E uma coisa que percebi estudando sozinha para OAB, foi que eu NÃO precisava revisar o curso de direito inteiro para ter chances de passar na prova.
Eu precisa apenas estudar o que a OAB gosta de cobrar.
Porque na primeira fase da prova da OAB tem 80 questões. E para formar essas 80 questões a OAB precisa selecionar alguns assuntos e deixar muito conteúdo da faculdade de fora da prova.
Ou seja, se você está estudando sozinho sem gastar com nenhum curso sua missão é clara: Identificar que tipo de assunto a OAB pode cobrar de você no exame.
“MAS, RAIANY, COMO EU VOU SABER O QUE A OAB GOSTA DE COBRAR?”
Na época em que eu estava estudando eu analisei 10 provas passadas da OAB e percebi uma coisa… Um assunto importante para OAB é repetido nas prova ao longo do tempo.
Logo a melhor forma de descobrir o que focar no seu estudo é analisando essas provas passadas, que inclusive a OAB deixa disponível lá no site do exame.
“Ahh não, Raiany, eu vou ter que ficar lendo provas passadas?”
SIM, se você quiser fazer um estudo totalmente gratuito, você vai ter que fazer isso.
Eu sei que dá trabalho ficar analisando as provas antigas, porque eu mesma fiz isso na minha prova e continuo fazendo isso toda vez que sai uma prova nova para poder direcionar os alunos da minha mentoria para o caminho certo.
Mas é um trabalho que vai te poupar muito tempo e dinheiro também, além de aumentar muito as suas chances de passar porque você vai estar estudando só o que já caiu na prova.
O que realmente cai na prova da OAB
Por exemplo, na época que estava estudando eu criei uma análise de cada matéria tipo essa aqui com base nas provas passadas.

Nela eu separei por ordem de prioridade os assuntos que eu devida estudar e só estudei ESSES assuntos para a minha prova.
Com essa lógica eu tirei mais de 60 pontos na minha primeira primeira fase fazendo exatamente o que estou te ensinando aqui.
Inclusive essa análise aí é tão precisa que até hoje eu atualizo ela para os alunos do meu método e no Exame 44, os assuntos de 62 das 80 questões da prova estavam na análise.
Ou seja, quem estudou certinho cada assunto que separei tinha 77% da prova na mão e com certeza tinha muita chance de conseguir mais de 40 pontos no exame.
E efetivamente foi isso que aconteceu com muita gente.
Então, separe as últimas 10 provas da OAB (sempre indo da mais recente para a menos recente) e comece a identificar os assuntos que mais aparecem.
Fazendo isso você vai começar a perceber que tem assuntos que merecem mais atenção e também coisas que você achava que precisava estudar, mas que nunca apareceram na prova.
E aí você vai ter um preparo muito mais focado no que realmente tem chance de aparecer lá na prova.
Claro que se você não quiser fazer uma análise assim do zero, dá uma conferida no link abaixo:
Lá tem mais informações sobre o meu método de preparo estratégico para OAB onde você tem acesso a minha análise pronta, meu banco de questões comentadas e minha mentoria individual por whatsapp.
Claro que não é uma forma de estudo gratuita, mas se for uma possibilidade para você, é uma forma de já ter tudo pronto para aplicar e ainda acesso direto a mim durante todo o seu preparo.
3 – Como estudar para a Prova da OAB da FORMA CERTA
Bem, sabendo no que focar, vamos para a terceira etapa que é o estudo em si.
Se eu perguntar “o que é estudar para OAB?” a maioria das pessoas vai dizer algo parecido com “sentar a bunda na cadeira e assistir aulas de algum professor até cair no sono”.
Mas, quando você vai fazer um estudo sozinho e sem nenhum curso, não faz sentido nenhum correr atrás de algum vídeo de algum professor explicando os assuntos porque todas as questões que você vai encontrar na prova vão ter base na letra da lei.
Não existe nenhuma questão de direito na Prova da OAB que seja baseada na aula do professor de Youtube.
Então, se você vai estudar sozinho esquece esse negócio de ficar assistindo videoaula de forma passiva.
O melhor caminho para você cobrir bem todos os assuntos importantes de forma rápida e eficiente é lendo diretamente a letra da lei.
“Mas, Rai, estudar pela lei? Sem nenhuma aulinha gratuita de 3h aqui no youtube? Tem certeza?”
Pensa comigo…
Você consegue imaginar um advogado de sucesso que tem medo de tocar na lei para fundamentar suas ações? Não, né?
Então, por que você acha que dá para passar nessa prova sem tocar na lei?
Pare de agir no automático!
Se a gente analisar, a prova da primeira fase tem todas as questões de direito criadas em cima da letra da lei e na prova da segunda fase você precisa fundamentar uma peça processual mais 4 questões também com base na letra da lei.
Ou seja, essa ideia estúpida de fazer um estudo só assistindo aulinha sem tocar na lei é o que acaba reprovando a maioria das pessoas.
Então, SIM, o melhor caminho é estudando direto pela lei, não importa se é um estudo gratuito ou não.
Inclusive esse estudo você pode fazer tanto pelo site do planalto, que já entrega a lei sempre atualizada e de forma 100% gratuita.
Ou você pode fazer pelo seu vade mecum, desde que ele esteja ATUALIZADO também.
4 – Praticar com questões da OAB
Bem, sabendo o que estudar e como estudar de forma gratuita, fica faltando apenas a quarta etapa que é a prática com questões.
Por mais que as formas de ensino atuais sejam focadas em ficar assistindo aulas é na prática que você realmente percebe se aprendeu alguma coisa ou não.
Então, se você está estudando sozinho e realmente quer passar na OAB, saiba que tudo o que você estudar precisa ser praticado por meio de questões.
É praticando que você vai identificar o que realmente precisa revisar e aquilo que você já fixou bem.
Mas cuidado com essa etapa de prática!
A prática serve para verificar o seu conhecimento, então ler a questão e depois só correr atrás da resposta no gabarito não é prática.
Prática é você realmente tentar responder aquela questão de forma fundamentada com as suas palavras, daí buscar a resposta lá na lei para ter certeza e só depois conferir o gabarito.
É isso que vai fazer você gravar bem a informação.
“Mas Raiany como eu vou praticar com questões de forma gratuita?”
Há algumas opções de banco de questões na internet que tem questões da OAB e muitas vezes cobram apenas para mostrar o comentário de outras pessoas.
Se você for usar uma dessas opções a dica que eu dou é tentar fazer a questão e quando identificar a certa buscar a fundamentação no Chatgpt ou Gemini.
Porque o chatgpt ou o gemini vão ser melhores em te dar uma justificativa do que muito comentário pago dessas plataformas.
Claro que eles podem falhar em uma questão ou outra, mas você vai estar estudando com a lei do lado e pode conferir se isso bate com a lei ou não.
Outra opção além desses bancos online é utilizar as próprias provas passadas da OAB para ir testando seu conhecimento.
E claro que sempre vai estar com a lei ali do lado para te ajudar.
Bem, eu segui exatamente essa lógica e consegui a minha aprovação de primeira estudando sozinha e sem pagar nenhum curso.
Claro que é algo que dá trabalho, claro que é algo que vai exigir foco de você, mas é algo completamente possível de fazer.
Eu sempre acreditei que na falta do dinheiro a gente precisa compensar com esforço e determinação.
Se não é possível para você fazer um curso por uma questão financeira é preciso traçar esse caminho sozinho e não tem nada de errado nisso.
A sua aprovação depende muito mais dessa sua determinação do que de qualquer tipo de curso.
Agora, se for uma possibilidade para você e você quiser a minha ajuda para seguir uma passo a passo prático pronto para aplicar, aí vale a pena dar uma conferida no link abaixo:
Lá eu mostro como venho ajudando centenas de pessoas todos os anos a passar na OAB estudando de forma estratégica da mesma forma que eu estudei e ainda com minha mentoria individual por whatsapp para você conseguir tirar qualquer dúvida sobre a estratégia diretamente comigo.
Lembrando que não adianta nada ler isso aqui e não colocar em prática.
Eu sei que se tivesse visto isso na época que eu estava estudando eu iria tentar aplicar isso no meu estudo no mesmo dia.
Então, se você quer passar no exame, não adianta ficar pulando de vídeo, é preciso agir.
E eu desejo muito sucesso na sua preparação e a gente se vê em um próximo vídeo aqui do canal ou lá na minha turma do meu método. Até mais!




