Se tempo é o seu problema saiba que eu também tinha pouquíssimo tempo para focar nos estudos para OAB.
Mas no final das contas, além de descobrir que era possível fazer um bom estudo com o tempo que eu tinha, acabei sendo uma das únicas da minha turma a passar de primeira.
E nesta dica e no vídeo abaixo eu vou ensinar exatamente o que eu fiz para conquistar a minha aprovação estudando com pouco tempo que eu tinha.
Vamos lá?
Como ser Aprovado na OAB estudando pouco
Bem, eu Raiany tinha pouquíssimo tempo para estudar para a prova da OAB, porque resolvi fazer a prova enquanto ainda estava terminando o curso. Então eu tinha o TCC para terminar, tinha outras provas para fazer e ainda tinha um estágio que sugava a minha vida.
Então eu chegava em casa quase morta e tinha pouco tempo para sentar e estudar para a prova da OAB em si.
Mas foi justamente por causa dessa falta de tempo que eu acabei tendo que analisar melhor a forma como eu iria estudar. E isso acabou me livrando de problemas e sendo uma das chaves que me fez passar no Exame da OAB.
Se você é igual mim e tem pouco tempo para focar no estudo, é importante entender que quanto menos tempo você tem para estudar para a prova da OAB, mais você precisa estudar de uma forma estratégica para otimizar esse seu tempo de estudo.
Então, um grande erro que eu vejo as pessoas cometendo é escolher o cursinho que o amigo indicou sem nem se preocupar em ver se esse curso vai mesmo caber no tempo que ele tem para estudar.
Se você não observar isso e escolher um curso qualquer sem calcular bem seu tempo de estudo, você vai estar pagando para cavar a própria cova!
Quer ver só?
O cálculo que vai mudar a sua forma de estudar para a OAB
Vamos supor que o curso que seus amigos indicaram para você tem 800h de aulas.
Se você estiver há 3 meses da prova, você vai ter que estudar 9h todos os dias até a data da prova para cobrir 100% do curso.
Agora se você estiver há apenas 2 meses da prova, você vai ter que estudar mais de 12h por dia para cobrir todo o curso de 800h de aula.
Mas vamos supor que você é igual a mim e tem no máximo 3h por dia para estudar.
Isso significa que com 3 meses de estudo você veria menos de 50% desse curso de 800h até a prova e com 2 meses de estudo você veria um pouco mais de 20% do curso até o exame.
Então, fazendo esse cálculo simples dá para ver claramente que não adianta nada comprar um curso gigantesco de videoaulas, pois você só vai conseguir assistir 20 a 30% do curso.
Isso aí só seria uma forma de gastar dinheiro a toa e garantir a reprovação.
Eu já mostrei esse raciocínio em detalhes nessa outra dica aqui, então se você ficou confuso com esse tanto de número que eu acabei de falar, dá uma olhada nele que lá eu explico passo a passo.
A maneira CERTA de estudar para a OAB
Mas resumindo, se você tem pouco tempo para estudar é muito importante colocar na sua cabeça que o seu estudo precisa ser focado APENAS no que a OAB tem mais chance de cobrar de você e que você precisa eliminar completamente aqueles conteúdos que a OAB não tem chance de cobrar.
Não dá para ficar brincando de revisar o curso de direito inteiro, é preciso ser mais estratégico se você realmente quiser conseguir a aprovação.
E o ponto chave dessa estratégia é entender que a OAB não vai conseguir cobrar de você o curso de direito inteiro em 80 questões.
Ou seja, OAB precisa focar em alguns assuntos e ignorar completamente outros assuntos para fazer essa prova e a grande chave para quem tem pouco tempo para estudar é justamente entender quais assuntos focar e quais deixar de fora do estudo.
No meu caso eu desisti desses cursinhos longos de videoaulas que não levam a nada e comecei a analisar as provas passadas. Eu fiz isso porque era a única forma de entender o que a OAB realmente gostava de cobrar e o que ela nunca tinha cobrado.
Então, em vez de gastar meu valioso tempo vendo milhares de aulinhas de conteúdo, eu acabei analisando as 10 provas passadas do Exame da OAB.
Fazendo isso eu consegui formar uma verdadeira análise de quais assuntos em cada matéria eu deveria focar minha atenção.
Claro que quando eu falo isso de analisar 10 provas passadas muita gente torce o nariz e não quer analisar tantas provas assim, mas é muito mais prático do que enfiar 800h de vdeoaulas goela abaixo e vai te deixar muito mais próximo da aprovação do que estudar apenas 20% de um cursinho.
Mas se você não quiser fazer uma análise assim por conta própria, dê um olhada no meu método de estudo estratégico, que inclusive já entrega essa análise atualizada pronta com todos os assuntos e artigos que a OAB gosta de cobrar e que são necessários estudar.
A maneira mais rápida de estudar para a OAB
Após saber quais assuntos focar no meu estudo eu também tive que arrumar um jeito de estudar com as 3h que eu tinha, então novamente eu percebi que estudar assistindo aulinhas de conteúdo levaria uma eternidade e ainda assim não ia cobrir bem todos os pontos que eu tinha separado.
O melhor caminho então foi fazer o preparo direto pela lei seca, pois, querendo ou não, a OAB usa a lei seca para criar as questões, então a forma mais direta e lógica de estudar tudo o que tinha separado seria pela própria lei seca.
Claro que, enquanto eu estudava pela lei seca, eu também praticava com questões o que vinha estudando e isso me ajudou a fixar bem todos os assuntos que li lá na lei.
“Mas Raiany, isso quer dizer que você não assistiu nenhum cursinho com aulinha de conteúdo? “
Exatamente. No meu preparo que me fez passar de primeira na prova da OAB eu não usei NENHUMA videoaulinha de conteúdo.
E eu fiz isso porque uma aulinha de cursinho comum tem cerca de 25 a 40 minutos de duração, mas dentro dessa aula apenas 5 ou 10 minutos realmente tratam de coisas que a OAB gosta de cobrar.
Então é como comer um bolo inteiro em busca de 2 ou 3 caroços, não faz sentido nenhum.
Estudar por videoaulas consome um tempo enorme e não necessariamente cobre bem aquilo que a OAB tem mais chance de cobrar. Por isso acabei focando meu preparo direto na lei seca e na prática com questões.
Claro que existe a forma certa de estudar pela lei seca e também de praticar com questões.
Se você tiver interesse em entender mais sobre como ter um estudo estratégico assim é só assistir a minha aula sobre o Método Passe na Ordem.
Bem, resumindo…
Quanto menos tempo você tem para estudar, mais prático e objetivo você precisa ser no seu estudo. Não dá para querer seguir o mesmo caminho de quem tem 12h por dia para ficar assistindo aulinha de conteúdo.
Então não deixe que fazer o cálculo aí e ver quantas horas você realmente tem para estudar e, se tiver pouco tempo, tome muito cuidado com o tipo de estudo que você vai fazer, pois se for um estudo muito demorado ele vai mais te atrapalhar do que te ajudar a passar.
Espero de coração que estas dicas tenham ajudado você a encontrar uma luz no seu preparo e entender que é sim possível fazer um bom estudo com pouco tempo e eu sou a prova viva disso.
Mas é preciso ser estratégico para dar certo.
E se você quiser saber mais sobre a minha forma de preparo estratégico, é só acessar essa aula aqui. Esse mesmo método já ajudou centenas de pessoas a passar e o vídeo que tem lá na página é de cair o queixo, então acessa lá, ok?
A gente se vê em uma próxima dica ou lá na minha turma.
Até mais!