Ok, eu só resolvi criar esta dica porque sempre que a prova está próxima chovem mensagens de gente perguntando como estudar para a prova da OAB faltando apenas 1 semana.
A verdade é que existe um caminho para conseguir aprovação tendo apenas 1 semana de preparo, mas, para entender isso, você precisa prestar muita atenção nos detalhes que eu vou mostrar neste vídeo.
Bora lá?
Olha, quem acompanha o meu canal do YouTube há um tempo sabe que eu sou sempre sincera em tudo que ensino e já adianto que se preparar faltando apenas 1 semana para prova da OAB não é nem de perto a melhor forma para aumentar as suas chances de aprovação.
Mas, se você acabou deixando para os 42 do segundo tempo e está passando por esta situação, ainda dá para fazer algo com este tempo curto para aumentar as suas chances de aprovação.
Então aqui eu vou explicar o melhor caminho para você otimizar essa semana de estudo e ter mais chances de passar, ok?
O que fazer para Estudar para a 1ª Fase da OAB em 1 Semana
Bem, com apenas 1 semana de estudo é óbvio que não dá para querer sentar e assistir um monte de aulinha de conteúdo, então a primeira coisa que é preciso colocar na cabeça é que assistir alguma videoaula está fora de cogitação.
Dito isso, o primeiro passo desse estudo kamizase obrigatoriamente precisa ser identificar o que estudar.
Passo 1 – Identificar o que Estudar
Tendo pouco tempo é preciso focar o máximo possível do estudo em assuntos que tem mais chances de aparecerem na sua prova e esses assuntos a própria OAB dá pistas para você.
Sim, inevitavelmente a OAB acaba dando pistas do que ela gosta de cobrar e as provas passadas são verdadeiros mapas para entender o que ela tem dado mais prioridade.
O raciocínio é simples: o que ela deu muito valor em provas passadas tem muito mais chance de ser cobrado novamente.
No meu caso, quando eu fui estudar para o meu exame, eu analisei várias provas passadas para traçar uma verdadeira análise do que estudar e do que não estudar e isso deu super certo e me fez ser uma das únicas da minha turma a passar de primeira, mesmo estudando poucas horas por dia.
Inclusive esta mesma análise é o que guia os meus alunos no estudo direto pela lei seca que ensino no meu método.
Mas, se você só tem uma semana, não vai dar para analisar muitas provas passadas, por isso, nesta situação eu pegaria pelo menos a prova do último exame para analisar com todo o cuidado.
Passo 2 – Estudo Ativo
Tendo a prova em mãos, é a hora do segundo passo que é o estudo ativo.
Eu vejo muita gente pegando provas passadas com o gabarito ali do lado e só olhando qual é a resposta certa da questão.
Sinceramente, 3 questões depois essa pessoa já não sabe dizer o que leu na primeira questão. Ou seja, se você simplesmente lê a questão e confere o gabarito você não está fazendo o cérebro trabalhar e não vai gravar nada do que você está lendo para o dia da prova.
A melhor forma de estudar por meio das provas passadas é fazendo um estudo ativo, veja só os passos:
- Ler bem a questão e entender qual assunto aquela questão está tratando e qual é pergunta a ser respondida.
- Tentar responder por si mesmo porque cada uma das alternativas está certa ou errada e onde está o erro.
- Pegar seu Vade Mecum ou consultar a lei seca pelo site do planalto e ver o que a LEI trás sobre aquele assunto e se sua auto explicação estava correta.
- Olhar o gabarito da questão (sim, só agora) para ver se acertou ou errou a resposta. Se errou descubra o que te fez errar para que isso não ocorra novamente.
- Justificar o porquê das outras alternativas estarem erradas e como fazer para que elas se tornem certas.
- E só depois passar para a próxima questão.
Passo 3 – Colocar a Mão na Massa
“Mas Raiany eu tenho pouco tempo, isso que você falou vai dar muito trabalho”
Olha… eu sei que ter um estudo ativo assim dá mais trabalho que assistir a aulinha do professor X Y ou Z, mas é exatamente isso que faz você aprender de verdade.
Nosso cérebro aprende as coisas por meio da prática, da repetição, então se você faz um estudo muito passivo, só assistindo uma aula ou meramente batendo o olho no texto, você não vai gravar bem a informação e tem muito mais chance de não lembrar nada lá na prova.
Então veja isso como um desconforto nessa semana de estudo que vai te aproximar da aprovação, ok?
Melhor Forma de Estudar para a Prova da OAB
Claro que tudo o que expliquei aqui não é o caminho ideal para o preparo para OAB e nem garante a aprovação. Essa é apenas uma forma de fazer o melhor estudo possível se faltar apenas 1 semana para a sua prova.
Sempre que alguém vem perguntar das minhas turmas eu aviso que o ideal é ter pelo menos uns 2, 3 ou mais meses até a prova.
Mas se você está há 7 dias da prova, sem dúvida isso que eu ensinei aqui é o caminho que mais aumenta as suas chances de estudar algo que pode aparecer lá no dia.
Por causa do pouco tempo inevitavelmente você vai estar dependendo MUITO da sorte, mas com certeza estará mais preparado do que simplesmente não estudando.
Espero de coração que esta dica tenha clareado como você pode estudar tendo apenas uma semana até a prova da OAB.
Agora se você tem mais tempo para estudar, aí existe uma forma muito melhor e mais garantida de fazer um estudo estratégico e bem focado na aprovação.
Se você quer entender mais sobre isso, é só assistir a minha aula sobre o Método Passe na Ordem.
Bem, acho que é isso e a gente se vê em uma próxima dica.
Até mais!