Você está com pouco tempo, mas quer fazer um ótimo estudo para o Exame 41 da OAB?
Então me acompanha aqui que eu vou ensinar os 3 passos que eu segui para conquistar a minha aprovação estudando com pouco tempo e tenho certeza que esses passos vão ajudar você a passar na OAB
1 – Saber quanto tempo de estudo você realmente tem
Se você tem uma rotina corrida e tem pouco tempo diário para focar no estudo, a primeira coisa que você precisa entender é que não dá para estudar igual quem tem muito tempo.
Eu sei que parece uma coisa óbvia, mas uma das coisas que mais reprova as pessoas na OAB é escolher o curso que o amigo indicou sem ver se esse curso cabe ou não na rotina.
Por exemplo:
Vamos supor que o curso que seus amigos indicaram tem 800h de aulas.
Se você estiver há 90 dias da prova, você vai ter que estudar praticamente 9h todos os dias até a data da prova para cobrir 100% desse curso.
E se você estiver há apenas 60 dias da prova, esse tempo de estudo já pula para mais de 13h por dia para você completar tudo.
Mais exatamente 13,33h por dia, inclusive nos finais de semana.
E é aqui que mora o problema, porque se você tem 3h no dia para estudar e está com 60 dias para a sua primeira fase da OAB você conseguiria estudar no máximo 180h até o dia da prova, o que dá menos de 25% do curso de 800h que te indicaram.
Então, fazendo esse cálculo simples dá para ver claramente que não adianta comprar um curso gigante se você não tem tempo suficiente para estudar por ele por completo.
Por isso é super importante analisar e fazer esse cálculo ANTES de começar qualquer preparo.
2 – Saber no que Focar o Estudo
“Ok, Raiany, e o que eu faço, como consigo estudar bem em menos tempo?”
Se você tem pouco tempo para estudar você precisa focar naquilo que tem mais chance de cair na prova e eliminar aquilo que não tem.
E a forma mais fácil de fazer isso é analisando as provas passadas do Exame da OAB.
Porque o que foi importante para OAB nos exames passados, tem muita chance de continuar sendo importante no seu exame também.
Na minha época eu analisei 10 provas passadas e criei uma análise tipo essa aqui onde eu separei exatamente os assuntos que eu precisava estudar.
Inclusive em ordem de prioridade onde os verdes eram os mais importantes até os vermelhos que apareciam menos nas provas.
Claro que quando eu falo analisar 10 provas passadas parece ser algo muito trabalhoso.
Mas quando você faz isso você está eliminando qualquer assunto que nunca apareceu na prova e acaba sendo muito mais rápido e eficiente do que assistir um monte de aulas longas de algum cursinho de matérias.
Essa análise ai, no exame que eu fiz, cobriu 66 das 80 questões da prova e até hoje eu continuo atualizando esse tipo de análise para os meus alunos.
Para você ter ideia, no Exame 40 os assuntos de 62 das 80 questões da prova estavam na análise, o que dá 77% da prova.
Então é algo que sempre funciona e ajuda muito a saber no que focar e se você começar a analisar as provas passadas você aumentar muito as suas chances de passar.
Claro que, se você não quiser fazer uma análise assim por conta própria, eu vou deixar aqui abaixo o link do meu método de estudo estratégico que já entrega a minha análise pronta e atualizada.
E inclusive um banco de questões comentadas por mim para você treinar os assuntos específicos depois de estudar.
3 – Estudar pela Letra da Lei e Praticar com Questões
Pois é, muita gente vai para a prova sem nunca ter usado a letra da lei no estudo, mas a lei é justamente de onde a OAB tira 100% das questões de direito da prova da 1ª Fase.
Então, sabendo bem no que focar no meu estudo, eu não precisei de nenhuma aulinha, eu estudei tudo direto pela consulta da lei e pela prática com questões daqueles assuntos que eu tinha separado.
“Mas, Raiany, você não viu nenhuma aulinha? Não fez nenhum intensivão? “
Exatamente isso. Estudar por videoaulas consome um tempo enorme e não necessariamente cobre bem aquilo que a OAB tem mais chance de cair na prova.
Por isso foquei meu preparo direto na letra da lei e na prática com questões.
Claro que existe a forma certa de estudar pela lei seca e também de praticar com questões e lá no meu canal do Youtube tem vários vídeos em que eu falo sobre isso.
E também lá no meu método eu ensino passo a passo como fazer esse preparo inteligente direto pela leitura da lei, inclusive sem a necessidade de um vade mecum novo na primeira fase.
Bem, em resumo, quanto menos tempo você tem para estudar, mais objetivo e estratégico você precisa ser no seu estudo.
E é super importante entender que cada pessoa tem sua realidade de tempo.
Por isso você precisa encaixar uma estratégia que seja compatível com você, afinal não dá para querer seguir o mesmo caminho de quem tem 12h por dia para estudar.
Espero de coração que essas dicas tenham ajudado você e, caso queira seguir o mesmo método que me fez passar estudando pouco tempo e tem ajudado centenas de pessoas a vencer este exame também, é só acessar no link abaixo:
Até mais!