Se tem uma coisa que eu acertei no meu preparo para OAB foi estudar sozinha.
Porque eu consegui montar uma forma de estudo que encaixou certinho na minha rotina e evitei perder tempo com algum curso que eu não ia conseguir completar a tempo.
Então, se você está pensando em estudar sozinho para o Exame 41, siga esses 4 passos que eu vou ensinar e você vai fazer um ótimo preparo.
Como Estudar Sozinho para OAB
A sua missão agora é me acompanhar até o final e entender bem cada uma dessas quatro etapas para que você possa aplicar aí no seu estudo e vencer o Exame 41, ok?
1 – Identifique Quanto Tempo Você Tem para Estudar
Bem, o primeiro passo de um estudo estratégico é identificar quanto tempo você tem para para fazer o seu estudo
Porque se a gente pegar um curso com 750h de carga horária e estivermos a 2 meses da primeira fase do Exame 41, seria necessário estudar mais de 12h, todos os dias para ver todo o curso a tempo.
Então se você tem 14h por dia para estudar para OAB, você até pode fazer um curso extenso assim e conseguir terminar até a prova.
Porém, quem tem 2h a 3h por dia, (que era justamente o meu caso) não pode sentar na frente de um computador e assistir um monte de aulas longas demais, porque não vai dar tempo de concluir o curso inteiro e a chance de se ferrar lá na prova é muito grande.
Então, você que está lendo isso agora, antes de começar qualquer tipo de estudo para o Exame 41, descubra quanto tempo você realmente tem no dia para estudar e multiplique esse tempo pela quantidade de dias que você tem até a prova.
Por exemplo, se você tem 3 horas por dia para estudar e está a 67 dias da prova, isso quer dizer que você tem um total de 201h para estudar para o Exame 41, entendeu?
Então, qualquer forma de estudo que leve muito mais de 201h, já não serve para você porque você não ia completar e teria muita chance de reprovar.
Bem, eu Raiany, quando fiz esse cálculo aí percebi que nenhum dos cursos que eu vi caberia nessas 2 a 3h de estudo no dia. Então eu ia ter que arrumar uma outra forma de estudar.
2 – Identifique O Que Estudar para a OAB
A segunda etapa foi identificar o que focar no meu estudo.
Quando comecei o meu estudo, logo que cara eu percebi que não dava para tentar revisar o curso de direito inteiro como a maioria do pessoal da minha turma estava fazendo em apenas 90 dias.
Então, eu tinha que saber, de alguma forma, o que tinha mais chance de aparecer na prova e eliminar o máximo possível de assuntos que a OAB não tinha chance de cobrar.
Então se você está pensando em estudar sozinho, grava isso na sua cabeça:
PARE DE ESTUDAR SEM TER CLAREZA DO QUE FOCAR NO ESTUDO.
A OAB precisa priorizar alguns assuntos e eliminar muita porcaria da prova, então a chave para você fazer um estudo eficiente sozinho é focando sua atenção naquilo que ela gosta de cobrar e eliminando qualquer outro conteúdo inútil do caminho.
“Mas, Raiany, como eu vou saber o que a OAB gosta de cobrar?”
Eu identifiquei o que eu ia focar no meu estudo analisando as provas passadas da OAB.
Porque um assunto importante para OAB tende a ser repetido em provas futuras, logo o melhor mapa para descobrir o que focar no preparo para o Exame 41 também vão ser as provas passadas.
“Ahh não, Raiany, eu vou ter que ficar lendo provas passadas?”
Eu sei que dá trabalho ficar analisando as provas mais antigas, mas é um trabalho que vai te poupar tempo no estudo, porque você vai estar estudando apenas aquilo que tem mais chance de cair no Exame 41.
Por exemplo, na minha análise para o Exame 39, que eu forneci para os meus alunos da mentoria, nos assuntos que eu separei tinham 61 das 80 questões da prova, ou seja, 76% da prova estava nesta análise.
Então, separe algumas provas passadas (sempre indo da mais recente para a menos recente) e comece a identificar os assuntos que mais aparecem.
Fazendo isso você vai começar a perceber que tem assuntos que aparecem muito e que valem a pena estudar e também assuntos que nunca aparecem na prova e não precisam ser estudados.
E aí você vai ter um preparo muito mais focado no que realmente tem chance de cair.
Claro que, se você não quiser fazer uma análise do zero, dá uma conferida no link abaixo:
Lá eu falo do meu método de preparo estratégico onde você tem acesso a minha análise pronta atualizada e também a as aulas que ensinam cada passinho dessa estratégia de estudo eficiente para o exame, ok?
3 – Saber Como Estudar para a Prova da OAB
Bem, sabendo no que focar, chegamos na terceira etapa que é o estudo em si.
Sempre que pergunto para as pessoas o que é estudar para OAB elas dizer que é aquele estudo super demorado na frente de um computador assistindo videoaulas longas até cair no sono.
Mas quando você vai fazer um estudo sozinho, não faz sentido nenhum ficar atrás de vídeo no youtube de algum professor explicando os assuntos, porque todas as questões que você encontrar na prova vão ter base na letra da lei.
Então, a questão que você vai ver na prova foi formulada usando a lei crua e não a aula de algum professor.
Por isso, se você vai estudar sozinho, esquece esse negócio de ficar assistindo videoaula de forma passiva, e comece a estudar cobrindo cada assunto que você separou direto pela leitura da lei.
“Mas, Rai, estudar pela lei? Mas sem nenhuma aulinha? Tem certeza?”
Pensa comigo…
Você consegue imaginar um advogado de sucesso que tem medo de tocar na lei e busca a solução só em vídeo na internet? Não, né?
Então por que você acha que dá para passar nessa prova sem tocar na lei?
Pare de agir no automático igual uma boiada!
Se a gente analisar, a prova da primeira fase tem todas as questões de direito criadas em cima da letra da lei e na prova da segunda fase você precisa fundamentar uma peça processual mais 4 questões também com base na letra da lei.
Por isso que fazer um estudo só assistindo aulinha, sem tocar na lei, é uma das coisas mais estúpidas e que mais reprova as pessoas no exame da OAB.
Então, SIM, o melhor caminho é estudando direto pela lei e esse estudo você pode fazer tanto pelo site do planalto, que já entrega a lei sempre atualizada, quanto pelo seu vade mecum se ele estiver bem atualizado também.
No meu método, por exemplo todo aluno estuda consultando a lei.
Claro que antes há aulas explicando a estratégia de estudo e a minha análise das cores mostra exatamente quais artigos estudar, mas o estudo em si precisa ser em contato com a lei e quem começa a estudar pela lei percebe rapidinho como é a melhor forma de estudar.
4 – Praticar o que foi Estudado
Bem, agora que você sabe como estudar, ficou faltando a última etapa do preparo que é a prática.
Pois é, a forma mais eficiente de aprender é praticando, porque, por mais que as formas de ensino sejam focadas em ficar assistindo ou lendo algo, é na prática que você realmente percebe se aprendeu ou não.
Então se você está estudando sozinho e realmente quer passar na OAB, saiba que tudo o que você estudar precisa ser praticado por meio de questões.
Porque é ali na prática você vai ver o que você fixou bem e também vai entender o que você precisa revisar.
Mas, um aviso importante: A prática serve para verificar o seu conhecimento, então ler a questão e depois correr atrás da resposta no gabarito ou só ler a resposta em um comentário não é prática.
Prática é você tentar primeiramente responder aquela questão de forma fundamentada com as suas palavras, depois buscar a resposta lá na lei e só depois conferir o gabarito.
É isso que vai fazer você gravar bem a informação, ok?
Melhor Método para Estudar para OAB
Bem, eu apliquei exatamente essas 4 etapas que te ensinei e consegui a minha aprovação.
Claro que é algo que dá trabalho, claro que é algo que vai exigir foco de você, mas é algo completamente possível de fazer e eu e meus alunos somos provas vivas de que isso dá certo.
E, se você quer minha ajuda e quer seguir meus passos bem certinhos de todas as etapas do preparo, dá uma conferida no link que deixei aqui abaixo:
Lá eu mostro como venho ajudando centenas de pessoas todos os anos a passar na OAB estudando de forma rápida e eficiente como eu mesma estudei.
Desejo muito sucesso na sua preparação e a gente se vê em um próximo artigo, em algum vídeo lá no meu canal do Youtube ou lá na minha turma do meu método.
Até mais!